As cidades do futuro estão em DPIC: ARQUITETURA, ARTE E IMAGEM — UTOPIA 500

Depois da primeira edição do Concurso Internacional de Desenho e Fotografia, chega um livro repleto de imagens e reflexões sobre as cidades do futuro.

Numa realidade que mais parece surreal, a U.Porto Press juntou-se à scopio Editions no lançamento de um livro que vai desde o desenho e da fotografia à desejada utopia. DPIc: Arquitetura, Arte e Imagem — UTOPIA 500 é o resultado do Concurso Internacional de Desenho e Fotografia de 2016 e visa, através de imagens e reflexões, vislumbrar a visão utópica da cidade nas perspetivas de estudantes, investigadores e artistas.

A iniciativa, quer do concurso, quer da publicação, nasce de uma colaboração entre o Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo (CEAU), da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), e o Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies (CETAPS), da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). Deste modo, os projetos Arquitetura, Arte e Imagem (AAI) e UTOPIA 500 fundem-se numa iniciativa de “promover uma compreensão da imagem e do seu uso enquanto método e meio de representação, de entendimento e de interação com diversos espaços nos campos da arquitetura, cidade e território” e “disseminar a noção de utopia como motor de mudança social, inspiração e inovação”, tal como refere Maria Neto, uma das autoras do livro e investigadora do CEAU-FAUP.

“Green Palimpset City”, de Elena Fornasa, Vitor Velez, Timothée Jacques e Itziar de la Cruz

A publicação conta com trabalhos de 11 participantes, de várias nacionalidades, e textos reflexivos de Maria Neto, Fátima Vieira coordenadora do Pólo do Porto do CETAPS e Vice-Reitora da Universidade do Porto para a Cultura e Pedro Leão Neto coordenador do projeto Arquitetura, Arte e Imagem (AAI). “O lançamento do livro pretende mostrar a qualidade e interesse dos trabalhos apresentados e, simultaneamente, ser uma ferramenta de divulgação, reconhecimento e disseminação a um público alargado, através de uma edição bilingue”, sintetiza Maria Neto.

Para Cláudio Reis, artista, investigador e um dos elementos do júri do concurso, ao longo das páginas, a publicação possibilita o “estender no tempo do propósito de reflexão em torno do pensar por imagens”. “Cada projecto procurou interpretar o conceito de utopia através desse mesmo propósito chave do ‘imaginar’, materializado no exercício de desenhos, projetos de algo que não existe, mas porventura poderia fazer sentido existir.”

Nesta colaboração entre projetos de Arquitetura e Letras, a cidade utópica é representada no âmbito do espaço da Universidade, através de desenhos, ilustrações, fotografias. Para Pedro Leão Neto, ao longo das páginas, a utopia é uma constante: “Encontramos sempre uma imagem crítica sobre um determinado espaço existente e uma visão [que] perspetiva sobre o que é que poderia ser esse espaço, refletindo uma outra situação, de uma sociedade que, através exatamente da sua arquitetura e do seu território, pode dar uma outra resposta”.

Já nos textos que acompanham as imagens, os autores procuraram incentivar à reflexão crítica sobre as “visões utópicas” exemplificadas, contextualizando e explicando os universos da Arquitetura, Arte, Imagem e da Utopia numa sociedade imaginada. “Essa sociedade está assim representada pelo largo espetro de interpretação e leitura que a utopia e o desenho permitem”, realça Maria Neto.

A apresentação pública do livro está marcada ainda para o ano de 2020, inserida no ciclo de Conferências e Debates Arquitetura, Arte e Imagem (AAI), mas a data, assim como os moldes deste evento, aguardam por novas indicações acerca da situação pandémica de COVID-19. A scopio Editions não descarta a hipótese de uma apresentação através de videoconferência.

“Illusion and Inclusion”, de Maniyarasan Rajendran

Entretanto, a publicação acompanha a revelação da segunda edição do Concurso Internacional de Fotografia e Desenho, a realizar em 2020, e num âmbito mais alargado a nível internacional, contanto com a participação da Universitat Politècnica Catalunya e da Universidad de Zaragoza (Espanha), da Chalmers University of Technology (Suécia), da Università degli Studi di Ferrara (Itália), da University of Liverpool e da University of South Wales (Reino Unido), além das portuguesas Universidade do Porto e Universidade de Aveiro.

“Discute-se agora a cidade antes e pós-COVID 19 e que esta pandemia pode ter a capacidade de espoletar uma mudança na forma como se pensa, vive e ocupa a cidade.” Maria Neto espera, assim, uma “grande afluência por parte dos alunos e uma significativa contribuição para a exploração deste ‘novo mundo’ ” na segunda edição do concurso.

O livro, já lançado, encontra-se disponível na loja online da U.Porto Press, com 10% de desconto incluído. A publicação pode ainda ser adquirida no website da scopio Editions, nas livrarias da Reitoria da Universidade do Porto e da Associação de Estudantes da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (AEFAUP), assim como em lojas Fnac selecionadas.

Em vídeo, o professor Pedro Leão Neto sintetiza as ideias de arquitetura, arte, imagem e utopia plasmadas no livro: