CONVITE À SOCIOLOGIA REFLEXIVA apresentado ao público a 23 de janeiro

An Invitation to Reflexive Sociology foi a edição original deste livro, publicado pela University of Chicago Press e pela Polity Press em 1992, em língua inglesa. Trinta anos depois, e já traduzido em vinte línguas, surge Convite à Sociologia Reflexiva, a versão portuguesa da obra dos sociólogos Pierre Bourdieu e Loïc Wacquant, com a chancela da U.Porto Press.

Traduzido por Virgílio Borges Pereira, docente da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e investigador do Instituto de Sociologia da mesma faculdade, este é o terceiro título a integrar a Coleção Estudos e Ensino da Editora da Universidade do Porto (U.Porto).

LANÇAMENTO DO LIVRO

Inserida num ciclo de debates organizado pelo Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (ISUP), dedicado à análise da obra de Pierre Bourdieu, por ocasião do vigésimo aniversário da sua morte, a sessão de lançamento de Convite à Sociologia Reflexiva terá lugar no próximo dia 23 de janeiro, pelas 18h30, na “Casa dos Livros”/Centro de Estudos da Cultura em Portugal da Universidade do Porto (Palacete Burmester – Rua do Campo Alegre, 1055 | 4150-181 Porto).
Será transmitida via zoom (ligação https://videoconf-colibri.zoom.us/j/82501448347, ID da reunião 825 0144 8347 e senha de acesso 202512).

Fernanda Ribeiro, Diretora da FLUP, presidirá à sessão, na qual intervirão, também, José Madureira Pinto (Faculdade de Economia da U.Porto e FLUP/ISUP), na qualidade de apresentador, e Virgílio Borges Pereira (FLUP/ISUP), na qualidade de tradutor da obra. Haverá tempo, ainda, para um diálogo, via zoom, com Loïc Wacquant.

SOBRE A OBRA

Convite à Sociologia Reflexiva, que a U.Porto Press disponibiliza agora em língua portuguesa, era já uma ideia antiga, “acarinhada por Pierre Bourdieu e Loïc Wacquant”, conforme relata Virgílio Borges Pereira na nota introdutória a esta obra. Contudo, foi uma nova versão francesa, publicada em 2014, “profundamente revista, alargada e atualizada” que impulsionou a concretização do “velho propósito” dos seus autores.

Segundo Virgílio Borges Pereira, a tradução para português “de um dos mais influentes e originais trabalhos de Bourdieu (…) dá uma nova vida ao livro e contribui para a difusão do pensamento e da investigação dos seus autores”. Destinada, sobretudo, às novas gerações de estudantes de sociologia e de ciências sociais e humanas, trata-se de uma obra “deliberadamente construída para fomentar a reflexividade sociológica e para promover a construção original de objetos de pesquisa”.

O tradutor destaca, ainda, o registo peculiar e inovador da redação do livro: maioritariamente em diálogo, “fortemente inscrito em debates teóricos e metodológicos de grande densidade e interesse científico”.

Loïc Wacquant, que assinou o prefácio da edição portuguesa, refere-se a este livro como uma “espécie de manual e anti-manual da sociologia de Bourdieu”. Um manual na medida em que “contém uma explicação dos conceitos centrais de Bourdieu (…) e uma súmula dos seus principais projetos de investigação (…). Anti-manual porque, uma vez escrito em “forma dialógica, tenta evitar a rotinização e a redução da análise de Bourdieu a um conjunto de fórmulas decoradas e definições desidratadas”, procurando “estimular os empreendimentos de investigação, colocando os seus princípios epistemológicos e teóricos a trabalhar na produção de novos objetos empíricos”.

Este título está disponível na loja online da U.Porto Press.

SOBRE OS AUTORES E O TRADUTOR

Pierre Bourdieu (1930-2002) foi profes­sor de Sociologia no Collège de France e é o autor de um grande número de clássicos da sociologia e das ciências sociais.

Loïc Wacquant
é professor de Sociologia na University of California, Berkeley, e investigador no Centre de Sociologie Européenne, Paris.

Vírgílio Borges Pereira é Professor Catedrático do Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e investigador do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto. Tem vindo a especializar-se na sociologia das classes sociais e das práticas simbólico-ideológicas, dedicando uma atenção especial ao legado sociológico da obra de Pierre Bourdieu.

Autores Relacionados

Loïc Wacquant, Pierre Bourdieu