Concurso internacional de desenho e fotografia DPIc dá o mote para nova publicação da U.Porto Press e scopio Editions

Está aberta a chamada para a terceira edição (2024) do Concurso Internacional de Desenho e Fotografia (DPIc), integrado na scopio Arquitectura, Arte e Imagem | UTOPIA, uma revista que resulta de uma parceria entre a U.Porto Press e a scopio Editions, direcionada para a identidade dos espaços das universidades e da experiência e trabalho docente. O Concurso encontra-se aberto abertos a todas as comunidades académicas, tanto em Portugal como no estrangeiro.

O Concurso tem coordenação conjunta do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo, da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (CEAU/FAUP), do Centro de Estudos Ingleses, de Tradução e Anglo-Portugueses, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (CETAPS/FLUP), do Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade, da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (i2ADS/FBAUP), do Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura [ID+] e do Instituto Arquitetura e Desenvolvimento (Arq.ID), sediado na Universidade Lusófona do Porto. Conta, também, com o apoio institucional da Unidade de Cultura da Reitoria da Universidade do Porto e com uma parceria com a Associação de Estudantes da FAUP.

O Concurso propõe-se criar novos canais de comunicação e divulgação entre as universidades (e respetivas comunidades académicas) e a sociedade civil, promovendo diferentes interações, socializações, estudos e projetos de investigação, e uma troca interdisciplinar de conhecimentos e experiências entre diferentes campos do conhecimento e comunidades.

Visa, ainda, sensibilizar as novas gerações para o potencial transformador da Arquitetura e sua relação com o conceito de cidade, incentivando-as a explorar as ideias de Utopia e Espaços Visuais de Mudança, utilizando-as nos seus processos artísticos; sensibilizar os estudantes e os cidadãos para a necessidade de equacionarem alternativas para os espaços educativos que frequentam; promover uma melhor compreensão da imagem e das suas utilizações como método e meio de representação que abra novas vias de transformação e interação com a arquitetura e os espaços urbanos e realçar o potencial da imagem como meio para atravessar e deslocar fronteiras entre diferentes problemas e aplicações de arquitetura e arte, com foco nos espaços universitários.

SUBMISSÃO DE PROPOSTAS

Os temas centrais do Concurso são as ideias de Utopia e Espaços Visuais de Mudança. O desafio é apresentar um díptico visual (duas imagens) que poderá, ou não, combinar fotografia e desenho. A primeira imagem, em formato A3, deverá representar um espaço da Universidade (uma sala de aula, um auditório, uma área comum externa ou interna), tal como se encontra hoje. A segunda imagem, também em formato A3, deverá oferecer uma visão utópica, voltada para o futuro, que represente o potencial de mudança do mesmo espaço e as formas através das quais ele poderá ser experimentado.

Primeiro prémio (2023) para “Espaço e Identidade”, de Ana de Sousa, Carla Almeida, José Pedro Mendonça, Sofia Gameiro, Tatiana Monteiro e Tatiana Mota. / Foto: DR

Pretende-se também encorajar dípticos que correspondam a uma apropriação estética onde a fotografia arquitetónica e o desenho estejam presentes de forma significativa e sejam capazes de constituir pontos de partida para uma nova compreensão e perceção desses lugares de ensino. Procura-se, pois, visões capazes de documentar e registar arquiteturas, experiências e lugares em permanente mudança e que constituam uma forma de conhecimento do real, em confronto com visões prospetivas e utópicas desses espaços.

Ambas as imagens deverão ser acompanhadas por um texto explicativo das ideias expressas pelo díptico visual, com um mínimo de 200 e um máximo de 500 palavras.

Serão aceites candidaturas individuais e coletivas, sendo incentivada a formação de equipas multidisciplinares. As equipas poderão ser constituídas por membros com diferentes perfis académicos, desde que pelo menos um dos membros esteja ligado à Arquitetura, Artes Plásticas ou Imagem, esteja inscrito no ensino superior ou faça parte de um centro de investigação. Cada indivíduo ou equipa poderá enviar apenas um trabalho.

Esta iniciativa é dirigida especificamente a estudantes universitários nacionais e internacionais de qualquer área de estudo.

Os trabalhos deverão ser enviados por email para [email protected], até ao dia 31 de Julho.

Os que forem selecionados serão expostos e publicados no catálogo da U. Porto Press e da scopio Editions. Serão, ainda, apresentados nos sites da U.Porto Press e da scopio Network, bem como na plataforma Sigarra da U.Porto.

Informações adicionais através do endereço [email protected].