É Diplomado em piano pelo Conservatório de Música do Porto, Licenciado em piano pela Universidade de Música e Artes Performativas de Viena (Áustria), Mestre em Ciências Musicais pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Doutorado em Música Contemporânea pela Universidade de Sheffield (Reino Unido). É investigador integrado do Inet-md da FCSH da UNL.
Foi professor de piano nos Conservatórios de Braga e Porto. Foi docente na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e no Instituto Piaget de Viseu. É Professor Coordenador da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.
Pianista dedicado especialmente à música contemporânea, tocou com diferentes grupos nacionais, em múltiplos duetos e trios, e gravou múltiplos CDs com obras de compositores portugueses do séc. XX. Investigador nas áreas da música portuguesa e da criação musical, especialmente dedicado à obra de Jorge Peixinho, tem textos publicados em diferentes livros e revistas da especialidade. Compositor com obras para diferentes grupos instrumentais e vocais, lançou em 2019 o CD Histórias com um ciclo de obras suas.