É Professora Catedrática da Universidade do Minho e Ph.D. pela University of Sussex, (U.K). É Coordenadora do Programa Doutoral “Modernidades Comparadas. Literaturas, Artes e Culturas” e Coordenadora do grupo de pesquisa em “Género, Artes e Estudos Pós-Coloniais” (GAPS) do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho.
As suas publicações (livros) incluem: Estudos Compara-
tistas e Cosmopolitismo. Pós-colonialidade, Tradução, Arte e Género, org. A.G. Macedo, Braga: Húmus, 2017; Prémios Literários. O Poder das Narrativas/ as Narrativas do Poder, org. A.G. Macedo, E. Brugioni, J. Passos, Porto: Afrontamento, 2016; Género, Cultura Visual e Performance, org. A.G. Macedo & Francesca Rayner, Braga: Húmus, 2011; A.G. Macedo, Paula
Rego e o Poder da Visão, “a minha pintura é como uma história interior”, Lisboa: Cotovia, 2010; A.G. Macedo, Narrando o Pós-moderno: Reescritas, Re-visões, Adaptações, Centro de Estudos Humanísticos, Universidade do Minho, Braga, 2008; Dicionário da Crítica Feminista, org. Ana Gabriela Macedo & Ana Luísa Amaral, Porto: Afrontamento, 2005; Identity and Cultural Translation, eds. Ana Gabriela Macedo e Margarida Pereira, Oxford and Bern: Peter Lang, 2005; Género, Identidade e Desejo, org. Ana Gabriela Macedo, Lisboa: Cotovia, 2002. Projectos em curso: Framing/Unframing, Resisting. Ways of “seeing differently”; Mulheres, artes e ditadura — os casos de Portugal, Brasil e países africanos de língua portuguesa (FCT. PTDC/ART-OUT/28051/2017).