A NEVE QUENTE DOS TRÓPICOS. O BRASIL SEM A FAMÍLIA REAL

A Neve Quente dos Trópicos. O Brasil sem a Família Real é a mais recente novidade editorial da U.Porto Press.

Todos sabemos que a Família Real portuguesa embarcou para o Brasil, em novembro de 1807, horas antes de entrarem em Lisboa as tropas francesas. Mas, se não conseguisse embarcar?

É a partir desta premissa que se desenvolve o primeiro romance de Renato Janine Ribeiro, filósofo e antigo Ministro da Educação do Brasil, que assim constrói uma alternativa à História, tal como a conhecemos.

Para o próximo domingo, 24 de abril, pelas 15h00, está marcada uma conferência de apresentação deste título, promovida pelo autor, a decorrer no auditório da Casa Comum, na Reitoria da Universidade do Porto.

SOBRE A OBRA

Em A Neve Quente dos Trópicos. O Brasil sem a Família Real, Renato Janine Ribeiro acrescenta à narrativa outras possibilidades: Napoleão Bonaparte, preso pelos ingleses em Santa Helena, poderia ter sido General de um Nordeste independente do Brasil, voltando às suas origens republicanas; José de Alencar, o romancista de Iracema, poderia ter sido embaixador brasileiro numa Paris sofrendo da repressão à Comuna, em 1871. Portugal teria tido o seu Rei Pedro V, mas este seria o filho de Pedro IV, que jamais teria sido Imperador do Brasil.

Como defende o autor, a maior parte das mudanças na história é fruto de longos processos, mas em alguns casos, como este, um simples atraso nos ventos poderia ter alterado por completo a história do Brasil e mesmo a de Portugal.

SOBRE O AUTOR

Renato Janine Ribeiro, professor de Ética e Filosofia Política na Universidade de São Paulo, foi ministro da Educação do Brasil no governo de Dilma Rousseff. É um autor prolífico, tendo assinado títulos importantes de filosofia política, especialmente sobre Maquiavel, Hobbes e o tema da democracia. Preside atualmente à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que reúne diferentes sociedades científicas brasileiras.

Este título estará brevemente disponível para venda na loja online da U.Porto Press.