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Mobilidade de Estudos/Estágio - Mobilidade OUT

Todos os estudantes da FADEUP têm oportunidade de viver experiências de mobilidade académica/científica durante o seu percurso. É uma oportunidade para contactar com outras culturas, ao mesmo tempo que o estudante complementa a sua formação académica e expande as suas competências.

Os estudantes interessados em realizar um período de mobilidade no estrangeiro, terão de ter em consideração que existem algumas normas para poderem realizar mobilidade em contexto de estudos ou estágio. Anualmente, são divulgados os Editais para a participação nos vários Programas de Mobilidade.

Todos os processos de mobilidade são geridos pela Unidade de Cooperação e Relações Externas, ao qual podem recorrer para qualquer apoio ou esclarecimento necessários.

Venha conhecer-nos e faça parte desta comunidade académica!

Todos os anos académicos, em dezembro (Estudos) e fevereiro (Estágios), serão divulgados os editais das pré-candidaturas aos Programas de Mobilidade (Estudos/Estágios) para o ano subsequente.

Nestes editais constarão todas as informações sobre a elegibilidade e procedimentos/prazos de pré-candidatura. A divulgação será efetuada através da página online, redes sociais e email institucional da Faculdade.

Qualquer pré-candidatura apresentada fora do estipulado nos editais, terá que ser autorizada pela Coordenação da Mobilidade na FADEUP e perderá sempre prioridade no que respeita atribuição de financiamento (quando tal esteja previsto pelo programa a que pretende pré-candidatar-se).

Após saber que foi selecionado/a o/a estudante terá de formalizar a candidatura. Para tal, deverá seguir os passos indicados.

1º Passo - Preenchimento do Formulário de Candidatura
Para poder preencher todos os campos do Formulário de Candidatura o/a estudante deverá reunir os seguintes documentos/informações:

  • Nº de Identificação Bancária (IBAN). Obtido no balcão do banco e onde deverão constar os seguintes dados: nome completo do titular, morada completa do banco, bem como o nome da sucursal e BIC/SWIFT. (Não serão aceites talões de multibanco);
  • Cartão de Cidadão (CC) e/ou Passaporte;
  • Nº de Identificação Fiscal (NIF);
  • Cartão Europeu de Saúde de Doença (CESD);
  • Nome e Contacto do Procurador (pessoa que o representa para assuntos relativos ao processo de mobilidade, em Portugal, durante a estadia no estrangeiro);
  • Login e Password de acesso ao SIGARRA;

Só com TODOS estes elementos é que o/a estudante poderá proceder ao agendamento da reunião nos serviços da FADEUP para preenchimento do Formulário de Candidatura On-Line.

O bilhete de avião é, na realidade, uma das partes mais onerosas de toda a mobilidade. Para minimizar esse custo, o/a estudante deverá realizar uma pesquisa online e em agências de viagens, por forma a encontrar a melhor opção e o melhor preço para a viagem.

  • Viagem;
  • Alojamento provisório (caso, à partida para a Universidade Parceira, o alojamento definitivo não esteja garantido);

Cartão Europeu de Saúde / Seguro Privado

O Cartão Europeu de Saúde é o documento que assegura a assistência médica em estadias temporárias em todos os Estados da União Europeia, Espaço Económico Europeu e Suíça. Assim, o estudante deverá assegurar que possui este documento e que o mesmo se encontra válido durante todo o período de mobilidade. O/A estudante deve solicitá-lo nos serviços da Segurança Social/ADSE.
Em países em que o CESD não seja válido, ou o caso o estudante pretenda garantir, em caso de necessidade, assistência médica privada, deverá contratar um seguro de saúde privado. Salientamos que para alguns destinos/países fora da União Europeia este seguro é obrigatório.


Viagem

O bilhete de avião é, na realidade, uma das partes mais onerosas de toda a mobilidade. Para minimizar esse custo, o/a estudante deverá realizar uma pesquisa on-line e em Agencias de Viagens, por forma a encontrar a melhor opção e o melhor preço para a viagem.


Alojamento

Caso a Universidade de Acolhimento não assegure/disponibilize o alojamento para o/a estudante durante o período de estudos, terá que ser o/a estudante, à chegada, a procurar um local para residir. Neste caso, recomendamos que, à partida, o/a estudante garanta um alojamento em Hotel/Pousada/Hostel para os primeiros dias e até encontrar um alojamento definitivo.
Esta é a informação geral dos procedimentos que o/a estudante deverá realizar na preparação da sua mobilidade.
Contudo, antes da partida, os serviços, realizarão uma sessão de esclarecimento, onde os/as estudantes poderão colocar todas as questões que ainda possam persistir.


Inscrição na FADEUP /Pagamento das Propinas na FADEUP

É da inteira responsabilidade do/a estudante inscrever-se na FADEUP bem como pagar as respetivas propinas/seguro. Para tal deverá contactar, antes da partida, os Serviços Académicos da FADEUP para se certificar que tudo esta regularizado.

1º Registo na Instituição de Acolhimento
Deverá dirigir-se ao Gabinete responsável pela mobilidade na Instituição de Acolhimento ou à pessoa responsável pela mobilidade, a fim de se registar e conhecer todos procedimentos os necessários;


2º Preenchimento / Envio do Statement Period of Studies

O “Statement Period of Studies” é um documento, que certifica a data de chegada / partida à Instituição de Acolhimento. Este documento devidamente preenchido e assinado deverá ser enviado por email para [email protected]

O documento original deverá ser guardado para que possa ser assinado aquando do regresso à FADEUP, a fim de ser entregue no Serviço de Relações Internacionais da Reitoria da Universidade do Porto (SRI-REIT).

Sem a entrega deste documento original, não será finalizada a mobilidade e não será efetuado o reconhecimento académico. Este documento deverá ser impresso através da plataforma informática de cada estudante:

  • Entrar no SIGARRA;
  • No canto superior direito deverá autenticar-se com o Login e Password, que já possui;
  • Clicar no vosso nome que irá aparecer ao cimo do lado direito;
  • Clicar em “ Mobilidade”, que aparecerá na barra à direita;
  • Clicar no símbolo que aparecerá no centro do ecrã, à frente da indicação “ Statement Period of Studies”;
  • Visualizar este documento na “versão de Impressão”;
  • Imprimir este documento;
  • Preencher com os dados solicitados;
  • Autenticar, com a Assinatura e Carimbo do Responsável pela Mobilidade na Universidade Parceira;
  • Enviar por e-mail, para [email protected];
  • Guardar o Original;
  • Aquando do regresso à FADEUP, deverá preencher o mesmo documento no campo relativo ao término do período de mobilidade e recolher novamente a Assinatura e Carimbo do Responsável pela Mobilidade na Universidade Parceira;
  • Trazer em mão este Documento e entregar junto da Unidade de Cooperação e Relações Externas;

3º Verificação do Plano de Estudos Original
Juntamente com a pessoa responsável pela Mobilidade na Universidade Parceira, o/a estudante terá de verificar a compatibilidade das unidades curriculares previamente acordadas no seu Plano de Estudos Original.

Para procederam às alterações (se necessárias) terão de enviar um email para [email protected], informando a incompatibilidade e fornecendo os seguintes dados:

  • Motivo da incompatibilidade;
  • Código, nome e créditos da disciplina proposta para anular;
  • Código, nome e créditos da disciplina proposta a acrescentar;

Terá 15 dias (este prazo será contabilizado através da data que constar no Statement Period of Studies) para proceder às alterações (se necessárias).
Não serão aceites Alterações ao Plano de Estudos Original depois do prazo anteriormente referido.


4º Formalização das Alterações ao Contrato de Estudos Inicial (se necessárias)

Depois de aceites as alterações, pelos responsáveis pelo Programa de Mobilidade na FADEUP, o/a estudante receberá via email, os documentos para a formalização destas alterações.

Deverá assina-los e recolher a assinatura e carimbo da Universidade de Acolhimento. Posteriormente deverá devolvê-los também via email para o endereço [email protected].

Só serão aceites alterações quando devidamente autorizadas pela FADEUP. Não serão aceites alterações de que os serviços não tenham tido conhecimento ou que não tenham aprovado.

Antes do regresso à FADEUP, o/a estudante deverá ter em conta os seguintes aspetos:

  1. Comunicar a data de regresso.
    O/A estudante deverá comunicar na Instituição de Acolhimento (ao responsável pela mobilidade) a data de regresso a Portugal.
  2. Certificado de Notas/Transcript of Records.
    O/A estudante deverá trazer o “Certificado de Notas/Transcript of Records” devidamente carimbado e assinado pelo responsável na Universidade de Acolhimento. Nesse Certificado terá que constar: nome das disciplinas a que se inscreveu, créditos associados a cada uma delas e a respetiva classificação local.
    Sem este documento, original, não poderá proceder-se à transposição das classificações ( Regulamento - Mobilidade de Estudantes OUT (U.PORTO) Transcrição de Registos: Conversão das Classificações da Universidade Anfitriã para a Escala Numérica 10-20);
    É da inteira responsabilidade do/a estudante assegurar que este documento, original, chega aos serviços em tempo útil.
  3. Preencher o Statment Period of Studies.
    O/ estudante deverá trazer o “Statment Period of Studies” (original) devidamente preenchido, assinado e carimbado pela Universidade de Acolhimento;
    Finalmente, o/a estudante deverá igualmente cumprir com todos os procedimentos solicitados pelo SRI-REIT e devidamente transmitidos por esse Serviço, com vista ao termino da Mobilidade. O não cumprimento de um qualquer destes procedimentos impedirá o estudante de finalizar a Mobilidade com todas as consequências que isso implicará.