Os estudantes inscritos em universidades estrangeiras, com um Acordo Bilateral Erasmus+ ou um Acordo de Cooperação, podem candidatar-se a um período de mobilidade na FADEUP para realizar um período de estudos ou estágio. Todos os processos de mobilidade são geridos pela Unidade de Cooperação e Relações Externas, à qual os candidatos podem recorrer para qualquer apoio ou esclarecimento necessário.
Vem conhecer-nos e fazer parte desta comunidade académica!
Os estudantes que pretendam candidatar-se a um período de mobilidade na FADEUP deverão ler as informações gerais disponíveis.
Todo o processo de candidatura é realizado online, não sendo aceites processos noutro formato. Estão disponíveis o Formulário de Candidatura, assim como as regras para o seu preenchimento.
Após a submissão da candidatura com todos os documentos requeridos, o processo será analisado e, caso seja aceite, o/a estudante receberá a Carta de Aceitação.
Durante esta fase, caso o/a estudante tenha alguma questão, deverá enviar um e-mail para [email protected].
Antes do início das atividades letivas, os nossos serviços enviarão um formulário a cada estudante selecionado, para que possa efetuar a marcação do dia de apresentação na FADEUP.
À chegada à cidade do Porto, o estudante deverá dirigir-se aos serviços no dia e hora agendados previamente. Caso não tenha recebido o formulário deverá contactar-nos.
Na Sessão de Apresentação o estudante receberá toda a informação relativa ao funcionamento da Faculdade, assim como o respetivo horário e senha/password para acesso ao email institucional/rede wireless/SIGARRA.
Para a Sessão de Apresentação na FADEUP o/a estudante deverá trazer consigo:
- Documento de Identificação
- Seguro Escolar
Durante a estadia na FADEUP, o/a estudante deverá seguir todas as regras transmitidas na Sessão de Apresentação e, caso surja alguma dúvida, deverá contactar os serviços.
A cada estudante de mobilidade será fornecido um email institucional. A partir da entrega deste email, toda a correspondência será enviada exclusivamente para esse endereço.
As Alterações ao Contrato de Estudos inicialmente acordado apenas são possíveis em situações devidamente justificadas e pontuais.
O/A estudante não poderá alterar o seu Horário e ou Contrato de Estudos sem a autorização prévia da FADEUP e da sua Universidade de Origem.
No caso do/a estudante ser autorizado a alterar o seu Contrato de Estudos Inicial, este terá obrigatoriamente de formalizar estas alterações nos nossos serviços. Só após realizada esta formalização (que terá que ser assinada pela FADEUP, pelo/a estudante e pela Universidade de Origem) a alteração é considerada válida.
Outro aspeto fundamental, é a obrigatoriedade de frequentar as aulas.
Relativamente às datas dos exames, estas serão definidas pelo Conselho Pedagógico e publicadas oportunamente no SIGARRA. Estas datas não são alteráveis.
Antes de regressar à Universidade de Origem, o/a estudante deverá:
- Informar os serviços da data de regresso;
- Dirigir-se à Biblioteca da FADEUP para verificar se tem a sua situação regularizada (livros/multas);
- Verificar se tudo está em conformidade no seu Percurso Académico do SIGARRA;
Logo que todas as classificações das unidades curriculares que o/a estudante frequentou sejam lançadas no SIGARRA, os serviços solicitarão a emissão da Transcrição de Registos (Certificado de Notas), que enviará, por email, para a Universidade de Origem do/a estudante. Na eventualidade da Universidade de Origem necessitar do documento original, deverá solicitá-lo e indicar para isso a morada para onde deseja que o documento seja remetido.