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Mobilidade de Estudos/Estágio - Mobilidade IN

A FADEUP recebe anualmente estudantes de todo o mundo ao abrigo de diversos programas de mobilidade. Se procuras uma experiência única e um ensino de excelência, a FADEUP é a tua escolha. A FADEUP é mais do que desporto.

Os estudantes inscritos em universidades estrangeiras, com um Acordo Bilateral Erasmus+ ou um Acordo de Cooperação, podem candidatar-se a um período de mobilidade na FADEUP para realizar um período de estudos ou estágio. Todos os processos de mobilidade são geridos pela Unidade de Cooperação e Relações Externas, à qual os candidatos podem recorrer para qualquer apoio ou esclarecimento necessário.

Vem conhecer-nos e fazer parte desta comunidade académica!

Os estudantes que pretendam candidatar-se a um período de mobilidade na FADEUP deverão ler as informações gerais disponíveis.

Todo o processo de candidatura é realizado online, não sendo aceites processos noutro formato. Estão disponíveis o Formulário de Candidatura, assim como as regras para o seu preenchimento.

Após a submissão da candidatura com todos os documentos requeridos, o processo será analisado e, caso seja aceite, o/a estudante receberá a Carta de Aceitação.

Durante esta fase, caso o/a estudante tenha alguma questão, deverá enviar um e-mail para [email protected].

Antes do início das atividades letivas, os nossos serviços enviarão um formulário a cada estudante selecionado, para que possa efetuar a marcação do dia de apresentação na FADEUP.

À chegada à cidade do Porto, o estudante deverá dirigir-se aos serviços no dia e hora agendados previamente. Caso não tenha recebido o formulário deverá contactar-nos.

Na Sessão de Apresentação o estudante receberá toda a informação relativa ao funcionamento da Faculdade, assim como o respetivo horário e senha/password para acesso ao email institucional/rede wireless/SIGARRA.

Para a Sessão de Apresentação na FADEUP o/a estudante deverá trazer consigo:

  • Documento de Identificação
  • Seguro Escolar

Durante a estadia na FADEUP, o/a estudante deverá seguir todas as regras transmitidas na Sessão de Apresentação e, caso surja alguma dúvida, deverá contactar os serviços.

A cada estudante de mobilidade será fornecido um email institucional. A partir da entrega deste email, toda a correspondência será enviada exclusivamente para esse endereço.

As Alterações ao Contrato de Estudos inicialmente acordado apenas são possíveis em situações devidamente justificadas e pontuais.

O/A estudante não poderá alterar o seu Horário e ou Contrato de Estudos sem a autorização prévia da FADEUP e da sua Universidade de Origem.

No caso do/a estudante ser autorizado a alterar o seu Contrato de Estudos Inicial, este terá obrigatoriamente de formalizar estas alterações nos nossos serviços. Só após realizada esta formalização (que terá que ser assinada pela FADEUP, pelo/a estudante e pela Universidade de Origem) a alteração é considerada válida.

Outro aspeto fundamental, é a obrigatoriedade de frequentar as aulas.

Relativamente às datas dos exames, estas serão definidas pelo Conselho Pedagógico e publicadas oportunamente no SIGARRA. Estas datas não são alteráveis.

Antes de regressar à Universidade de Origem, o/a estudante deverá:

  • Informar os serviços da data de regresso;
  • Dirigir-se à Biblioteca da FADEUP para verificar se tem a sua situação regularizada (livros/multas);
  • Verificar se tudo está em conformidade no seu Percurso Académico do SIGARRA;

Logo que todas as classificações das unidades curriculares que o/a estudante frequentou sejam lançadas no SIGARRA, os serviços solicitarão a emissão da Transcrição de Registos (Certificado de Notas), que enviará, por email, para a Universidade de Origem do/a estudante. Na eventualidade da Universidade de Origem necessitar do documento original, deverá solicitá-lo e indicar para isso a morada para onde deseja que o documento seja remetido.