Avançar para conteúdo principal

Institucional - História

Com quase meio século de história, a FADEUP apresenta alguns marcos históricos no seu passado, de que são exemplo as três diferentes designações adotadas e a mudança para as modernas instalações onde hoje desenvolve a sua atividade.

A Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) tem a sua génese noutras instituições de formação em Educação Física e Desporto que a precederam. Em 1964 iniciou-se o funcionamento de um curso de Instrutores de Educação Física que constituiu o núcleo da Escola de Instrutores de Educação Física do Porto, criada em 1969. Estas primeiras iniciativas na formação situaram-se ao nível do ensino médio.

Em 1975, a formação em Educação Física em Portugal conhece uma nova e importante fase, com a passagem para o ensino universitário. É nesta conjuntura que nasce, a 3 de dezembro de 1975 e integrado na Universidade do Porto, o Instituto Superior de Educação Física (ISEF-UP), passando esta data a ser considerada oficialmente como a da fundação da instituição.

Uma significativa evolução acontece em 1989, com a publicação da Lei da Autonomia, que permite às universidades portuguesas o seu reordenamento, e no âmbito do qual as unidades orgânicas redefinem as suas finalidades e organização. É neste contexto que o Instituto passa a designar-se Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto (FCDEF-UP). O último passo nesta evolução regista-se em 2005, com a revisão dos Estatutos da Universidade do Porto, após a qual a faculdade adota a atual designação.

Instalada desde 1997 no Polo II da U.Porto (Asprela), num complexo pensado à imagem das melhores escolas de Educação Física e Desporto a nível mundial, a FADEUP reúne hoje uma oferta abrangente de cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento (1º, 2º e 3º ciclos). O ensino na faculdade está ainda fortemente interligado com a investigação em temas fundamentais da sociedade, como a relação da atividade física com a saúde e a promoção da qualidade de vida da população.