Outubro, 2022

22Out18:00Teoria das 6 Cordas | Festival de guitarra em espaços universitários – MP Guitar Duo18:00 Galeria da Biodiversidade, Rua do Campo Alegre 1191Event Type :FESTIVAL,Música

Detalhes do Evento

MP Guitar Duo – “Jogo de Espelhos: 3 Séculos e 2 Continentes

O segundo concerto do festival de guitarra Teoria das Seis Cordas traz à Galeria da Biodiversidade o MP Guitar Duo, que apresentará temas musicais do período barroco ao contemporâneo, tendo a virtude de explorar a obra de compositores menos conhecidos, como o será António Soler, compositor espanhol do final do barroco. Precisamente, uma das suas admiráveis e vigorosas sonatas para cravo foi transposta para duo de guitarra por Pedro Rufino. O nome de Alessandro Marcello também não será familiar para muitos, mas o seu Concerto para Oboé e Cordas em Ré Menor não foi desdenhado por J. S. Bach, que o transcreveu para cravo. Desta versão saiu o arranjo para duas guitarras que o duo executará.

A guitarra do romantismo soará através de duas composições do virtuoso oitocentista austro-húngaro Johann Kaspar Mertz, que as escreveu para duo, sendo que uma das guitarras deveria ser uma guitarra alto, mais pequena e afinada um intervalo de terceira menor acima da guitarra normal. Mais tardia no século, a música de Enrique Granados poderá parecer idiomática da guitarra – e o caráter nacional das Danças Espanholas acentuar essa mesma impressão –, mas lembremo-nos de que estas peças foram originalmente escritas para piano.

Se, com Granados, já tínhamos um pé no século XX, a maioria da música deste período que o MP Guitar Duo executa é, contudo, representada por compositores da América Latina: sendo certo que a música de Astor Piazzolla tem o raro condão de agradar a muitos amantes da música clássica e do jazz, serão menos os que conhecerão as obras de Eli Camargo Jr., compositor e guitarrista brasileiro radicado em Portugal. Talvez o lirismo não seja a principal característica deste compositor, mas assim não é com a peça Lubramix III, cujas suaves texturas harmónicas envolvem singelas melodias do cancioneiro popular português e brasileiro. A interpretação do MP Guitar Duo, essa, não podia ser mais adequada.

Também adequado será o espaço para a apresentação deste duo de pai e filho: que as notas, tocadas em expressão convergente por estes guitarristas, subam no átrio colunado da Galeria da Biodiversidade e se recolham sob a baleia suspensa, deixando-nos as melhores recordações.

António Soler – Sonata em Ré Maior (arr. Pedro Rufino)
Alessandro Marcello / Johann Sebastian Bach – Concerto para Oboé e Cordas em Ré Menor (arr. Drew Henderson)
– I. Andante e Spiccato
– II. Adágio
– III. Presto
Enrique Granados – Danças Espanholas N.º 2 (Oriental) e N.º 4
Eli Camargo Jr. – Lubramix III
– I. Andando Eu a Lavrari
– II. Ferra o Pano
– III. Os Amores d’Àzetona e Pingacho
– IV. Cantiga do Gajeiro
Johann Kaspar Mertz
– Am Grabe der Geliebten
– Unrühe
Stanley Myers – Cavatina
Astor Piazzolla
– Oblivion
– Zita (arr. Sérgio Assad)

MP Guitar Duo
Formado pelos músicos Manuel Toucinho e Pedro Rufino, o MP Guitar Duo tem a particular característica de ser formado por pai e filho. Ambos, como solistas, contam com diversas apresentações em Portugal e no estrangeiro, mas também integram as mais variadas formações de câmara e orquestra, tendo conquistado vários prémios em concursos de caráter internacional ao longo dos últimos anos.
Manuel Toucinho iniciou os seus estudos musicais aos seis anos com o seu pai, prosseguindo a sua formação na Academia de Música e Dança do Fundão, depois concluindo o Curso Secundário Articulado de Guitarra em 2017 e, finalmente, licenciando-se pela Universidade de Évora em 2021. Atualmente, frequenta o Mestrado em Performance na Haute École de Musique de Genève.
Conta com cerca de 19 prémios em concursos nacionais e internacionais e apresenta-se frequentemente a solo em festivais e recitais em Portugal e Espanha, registando ainda uma apresentação como solista no Musikvrein, em Viena.
Pedro Rufino é natural de Nisa e iniciou o seu contacto com a música através da Sociedade Musical Nisense, prosseguindo os seus estudos no Conservatório Regional de Castelo Branco. Licenciou-se pela Escola Superior de Música de Lisboa e concluiu o Mestrado em Ensino de Música – Instrumento e Classe de Conjunto na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Desde 1996 que leciona a disciplina de Guitarra e Classe de Conjunto na Academia de Música e Dança do Fundão, e também é docente no Conservatório de Música e Artes do Centro.
Tem participado em vários festivais e concertos em Portugal, Espanha, França, Itália, Rússia, Polónia e Brasil. É membro do Quarteto Concordis, diretor artístico do Festival Internacional de Guitarra do Fundão e membro do júri do Concurso Internacional “Cidade do Fundão” – Variante de Guitarra.

Entrada livre, sujeita à lotação dos espaços

+ INFO: https://noticias.up.pt/universidade-do-porto-retoma-festival-de-guitarra-classica/

________________________

PROGRAMA DO CICLO:

• 21 OUT’22 | 21h30 – Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto
  • Seis cordas dos Séculos XX e XXI // Abertura e Recital de Francisco Berény Domingues
  • 22 OUT’22 | 18h00 – Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva
  • Jogo de Espelhos – 3 Séculos e 2 Continentes // MP Guitar Duo
  • 27 OUT’22 | 21h30 – Casa Comum, Reitoria da Universidade do Porto
  • Memórias de Temas Italianos e Espanhóis a 88 Teclas e 6 Cordas // Duo Vannuci-Torrigiani
  • 28 OUT’22 | 21h30 – Planetário do Porto – Centro Ciência Viva
  • Finding a Place to Land: Guitarra, Eletrónica e Vídeo // Hugo Simões e Nádia Carvalho