Outubro, 2022

27Out21:30Teoria das 6 Cordas | Festival de guitarra em espaços universitários – Duo Vanucci-Torrigiani21:30 Casa Comum - Reitoria da U.Porto, Praça Gomes TeixeiraEvent Type :FESTIVAL,Música

Detalhes do Evento

Lapo Vannucci, guitarra; Luca Torrigiani, piano – “Memórias de Temas Italianos e Espanhóis a 88 Teclas e 6 Cordas”

O Duo Vanucci-Torrigiani empreende a difícil tarefa de conciliar dois dos instrumentos mais populares do mundo, mas que, do ponto de vista acústico, não podiam ser mais diferentes: o piano, com a sua sofisticada mecânica e grande volume sonoro, e a singela guitarra, com as suas cordas tangidas diretamente sobre uma caixa acústica de reduzidas dimensões. Missão impossível sem recurso à amplificação eletrónica dos nossos dias? Na realidade, foram vários os compositores que antes escreveram ou transcreveram obras para estes dois instrumentos, e disso mesmo nos lembrará o duo executando no início do seu recital obras dos italianos Matteo Carcassi e Mario Castel Nuovo-Tedesco, cobrindo um leque temático que vai do período romântico aos meados do século XX. O oitocentista Carcassi era um virtuoso da guitarra; Castel Nuovo-Tedesco não, mas produzirá imensas obras para guitarra, inspirado pelo seu encontro com Andrés Segovia, de quem se tornou amigo. Forçado a abandonar Itália com o advento do fascismo por causa da sua origem judaica, será nos EUA que a sua carreira ganhará primordialmente o perfil de compositor para cinema.

Depois, espaço para a guitarra a solo na sua expressão concertista mais corrente, visitando obras dos espanhóis Torroba e Tárrega, antes de voltarmos à síntese de teclas e cordas, desta vez através de obras de compositores italianos contemporâneos que escreveram propositadamente para o duo. As obras de Procaccini, Di Fiori, Bigazzi e Colonna que o duo executa mantêm-se resolutamente dentro de uma expressão tonal ou modal, e possuem uma beleza imediata, ora luminosa, ora dramática, casando perfeitamente com o som delicado e a expressão lírica dos dois instrumentistas. Avizinha-se, sem dúvida, um belo concerto na Casa Comum.

PROGRAMA
Matteo Carcassi (1792-1853) – Segunda ária de Mosè in Egitto, de Gioacchino Rossini
– Adagio Maestoso
– Allegretto Moderato
– Allegro Animato
Mario Castelnuovo-Tedesco (1895-1968) – Fantasia op. 145
– Andantino
– Un poco più mosso, danzante
– Sempre mosso e festoso
– Tempo I – Vivacissimo
Federico Moreno Torroba (1891-1982) – “Torija (Elegía)”, de Castillos de España (guitarra solo)
Francisco Tárrega (1852-1909) – Recuerdos de la Alhambra (guitarra solo)
Teresa Procaccini (1934) – Recuerdos, Op. 181
– Canzone
– Canto della Tambora
– Danza
“Empire State Building”, de Sogno Americano, Op. 220 (piano solo)
Francesco Di Fiore (1966) – Strati 1, 2, 3, 5
Lucianna Bigazzi e Maurizio Colonna (1959)
Cézanne (Moderato)
Formentera (Brillante)

Duo Vanucci-Torrigiani
Lapo Vanucci e Luca Torrigiani são grandes amigos, e formaram este duo em 2010 com a intenção de explorar novas formas de apresentar música para guitarra e piano. Os dois formaram-se com distinção no Conservatório “Luigi Cherubini” de Florença e continuaram os seus estudos em prestigiadas instituições de ensino da música, como a Academia “Incontri col Maestro” de Imola, a Scuola di Musica de Fiesole, e a École Normale de Musique de Paris “Alfred-Cortot”. Em simultâneo com o intenso programa de recitais a solo dos dois músicos, o duo apresenta-se regularmente em concertos em Itália e no estrangeiro, sendo apreciado de forma unânime. Os críticos aplaudem a sua grande capacidade de comunicação e a constante atenção que prestam à beleza do som que produzem.
Estão especialmente ativos na cena musical contemporânea, e fizeram a primeira apresentação de peças que lhes foram dedicadas pelos compositores Luigi Giachino, Giuseppe Crapisi e Teresa Procaccini. Tocaram como solistas com importantes orquestras de todo o mundo: na Roménia, com a Filarmonic Botosani, a Râmnicu Vâlcea Philarmonic “Ion Dumitrescu”e a Bacău Philharmonic “Mihail Jora”; no México, com a Orquesta Sinfónica del Estado de México; em Itália, com a EurOrchestra de Bari e a Orchestra Sinfonica di San Remo.
Fizeram a primeira apresentação do Projeto Trilogia: um concerto para guitarra e orquestra, um concerto para piano e orquestra e um duplo concerto para guitarra, piano e orquestra de cordas compostos por Francesco Di Fiori para o duo.
O Duo Vanucci-Torrigiani editou o CD Italian Music for Guitar and Piano, que contém a primeira gravação mundial de quatro obras.

Entrada livre, sujeita à lotação dos espaços

+ INFO: https://noticias.up.pt/universidade-do-porto-retoma-festival-de-guitarra-classica/

PROGRAMA DO CICLO:

• 21 OUT’22 | 21h30 – Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto
    Seis cordas dos Séculos XX e XXI // Abertura e Recital de Francisco Berény Domingues
  • 22 OUT’22 | 18h00 – Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva
    Jogo de Espelhos – 3 Séculos e 2 Continentes // MP Guitar Duo
  • 27 OUT’22 | 21h30 – Casa Comum, Reitoria da Universidade do Porto
    Memórias de Temas Italianos e Espanhóis a 88 Teclas e 6 Cordas // Duo Vannuci-Torrigiani
  • 28 OUT’22 | 21h30 – Planetário do Porto – Centro Ciência Viva
    Finding a Place to Land: Guitarra, Eletrónica e Vídeo // Hugo Simões e Nádia Carvalho

Direção Artística: Francisco Berény Domingues