Outubro, 2022

21Out21:30Teoria das 6 Cordas | Festival de guitarra em espaços universitários - Abertura21:30 Reitoria da U. Porto, Praça Gomes TeixeiraEvent Type :FESTIVAL,Música

Detalhes do Evento

Francisco Berény Domingues – “Seis Cordas dos Séculos XX e XXI”

Teoria das Seis Cordas, ciclo de concertos de guitarra que constitui a 2.ª edição do festival de música com curadoria jovem, inicia-se com a apresentação do programa pelo seu diretor artístico, Francisco Berény Domingues, que terá também a responsabilidade de ser o primeiro concertista.

Este ciclo apresentará a música de guitarra sob diversas das suas expressões – do período barroco aos nossos dias, do som puramente acústico até ao tratado por meios eletrónicos –, mas da guitarra solitária de Francisco Berény sairão fundamentalmente sons da contemporaneidade através da apresentação de obras de Maurice Ohana, Leo Brouwer e Einojuhani Rautavaara. Destes, apenas Ohana não atingiu este nosso século, e só Brouwer se encontra ainda entre nós, mas todos eles refletem os múltiplos caminhos abertos aos compositores do séc. XX, seja pela sua adesão (ou repulsa) ao serialismo, ao atonalismo ou à aleatoriedade musical, seja pela utilização de elementos musicais extraeuropeus, seja pelo regresso a uma expressão com características tonais ou modais, ou seja o que mais for.

Mas, de entre estes compositores, apenas Brouwer era executante de guitarra. Também o era Fernando Sor, cuja larga obra – já com cerca de duzentos anos – se encontra indelevelmente associada ao estudo deste instrumento. Assim se justifica a sua inserção entre compositores contemporâneos, que só aparentemente nega o título que dá unidade a este recital. Mas outras razões existirão…

Maurice Ohana – Tiento
Fernando Sor – Variations sur La Folia d’ España et Menuet
Leo Brouwer – La Gran Sarabanda
E. Rautavaara – Serenades of the Unicorn (1977)
– I. A Nervous Promenade and Dance (with his own reflection)
– II. Serenading a Pair of Giggly Nymphs (Drunk of night)
– III. Serenading the Beauty Unobtainable (Too far in time)
– IV. Having a Grand Time (With some Scythian Centaurs)

Francisco Berény Domingues
Francisco Berény Domingues nasceu no Porto, iniciando os seus estudos musicais aos 11 anos. Frequentou o Curso de Música Silva Monteiro, onde hoje é professor. Participou em vários recitais e festivais em Portugal, Espanha, França, Alemanha e Áustria. Mantém um duo ativo com o pianista Álvaro Teixeira Lopes e com o violoncelista José Tiago Azevedo e Silva. Os compositores Amílcar Vasques Dias, Diogo Novo Carvalho e Pedro Rodrigues já lhe dedicaram – ou a grupos em que se integra – algumas das suas obras.
Foi distinguido com o 1.º prémio na categoria superior no XX Concurso Internacional do Fundão, com o 3.º prémio na categoria superior do Concurso Internacional de Almada, com o 3.º prémio no Concurso Internacional de Leiria e recebeu uma Menção Especial do Júri na IV Mostra Musical de Vilagarcía de Arousa.
É licenciado em Performance de Guitarra e mestre em Ensino da Música pela Universidade de Aveiro e mestre em Performance pela Universidade Mozarteum (Salzburgo). Para além do Curso de Música Silva Monteiro, mantém atividade docente em outras instituições de ensino.

Entrada livre, sujeita à lotação dos espaços

+ INFO: https://noticias.up.pt/universidade-do-porto-retoma-festival-de-guitarra-classica/

PROGRAMA DO CICLO:

• 21 OUT’22 | 21h30 – Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto
    Seis cordas dos Séculos XX e XXI // Abertura e Recital de Francisco Berény Domingues
  • 22 OUT’22 | 18h00 – Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva
    Jogo de Espelhos – 3 Séculos e 2 Continentes // MP Guitar Duo
  • 27 OUT’22 | 21h30 – Casa Comum, Reitoria da Universidade do Porto
    Memórias de Temas Italianos e Espanhóis a 88 Teclas e 6 Cordas // Duo Vannuci-Torrigiani
  • 28 OUT’22 | 21h30 – Planetário do Porto – Centro Ciência Viva
    Finding a Place to Land: Guitarra, Eletrónica e Vídeo // Hugo Simões e Nádia Carvalho

____________________________________