Setembro, 2022

15Set17:30Porto Femme na Casa Comum | UKRAINE [NE]POKIRNA. TRILOGY17:30 Casa Comum - Reitoria da U.Porto, Praça Gomes TeixeiraEvent Type :Cinema,Conversa

Detalhes do Evento

O Porto Femme – International Film Festival regressa às telas do Porto e, um vez mais, todo o protagonismo é o trabalho realizado por mulheres na sétima arte.

A 5ª edição do festival realiza-se entre os dias 12 e 17 de setembro, em vários espaços da cidade do Porto, durante os quais serão projetados 133 filmes, oriundos de mais de 33 países.

Novamente, o programa do festival apresenta sessões fílmicas, conversas, workshops, uma exposição, homenagens, performances e festas sempre com as mulheres no centro da ação.

O festival continua através do cinema a relevar a consciência para as lutas das mulheres, sendo um espaço aberto e inclusivo para todxs.

O programa do Porto Femme – International Film Festival, uma organização da XX Element Project – Associação Cultural, decorre em vários espaços da cidade Invicta. A saber: Cinema Trindade, Casa Comum da Reitoria da UP, Maus Hábitos – Espaço de Intervenção Cultural, Selina, Zero Lodge Box Porto, Casa das Associações e Fontainhas.

A Casa Comum da Universidade do Porto irá acolher de 13 a 16 de setembro várias sessões do festival Porto Femme.

_______________________

15 de Setembro

3ª Sessão – 17h30

“UKRAINE [NE]POKIRNA. TRILOGY”
Instalação de vídeo | 18’ | Ucrânia
Conversa com a realizadora Valeriya Golovina e com a moderação de Ana Sofia Pereira

Dia 15 de setembro recebemos na Casa Comum a realizadora Valeriya Golovina que viu o seu filme “Our love” na seleção oficial do Porto Femme em 2021 (Estudantes Documentário). Traz-nos agora o projeto “UKRAINE [NE]POKIRNA. TRILOGY”, uma vídeo-instalação que apresenta seguido de um momento de conversa com a artista.

Conversa com a realizadora:  Valeriya Golovina

Moderação: Ana Sofia Pereira, FEMglocal, Universidade Lusófona – CICANT

EN_

On September 15 we receive in Casa Comum the director Valeriya Golovina whose film “Our love” was in the official selection of Porto Femme in 2021 (Documentary Students). Now she brings us the project “UKRAINE [NE]POKIRNA. TRILOGY”, a video-installation that she presents followed by a moment of conversation with the artist.

Conversation with the filmmaker:  Valeriya Golovina

Moderation: Ana Sofia Pereira, FEMglocal, Universidade Lusófona – CICANT

Nepokirna (непокірна) – adj., the one who does not obey, refusing to submit to anyone. Independent, invincible, rebellious.

Nepokirna (“непокірна”) adj. aquele que não obedece, recusando-se a submeter-se a alguém. Independente, invencível, rebelde.

Saber mais