Setembro, 2022

16Set18:30Porto Femme na Casa Comum | A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NO CINEMA18:30 Casa Comum - Reitoria da U.Porto, Praça Gomes TeixeiraEvent Type :Cinema,Conversa

Detalhes do Evento

O Porto Femme – International Film Festival regressa às telas do Porto e, um vez mais, todo o protagonismo é o trabalho realizado por mulheres na sétima arte.

A 5ª edição do festival realiza-se entre os dias 12 e 17 de setembro, em vários espaços da cidade do Porto, durante os quais serão projetados 133 filmes, oriundos de mais de 33 países.

Novamente, o programa do festival apresenta sessões fílmicas, conversas, workshops, uma exposição, homenagens, performances e festas sempre com as mulheres no centro da ação.

O festival continua através do cinema a relevar a consciência para as lutas das mulheres, sendo um espaço aberto e inclusivo para todxs.

O programa do Porto Femme – International Film Festival, uma organização da XX Element Project – Associação Cultural, decorre em vários espaços da cidade Invicta. A saber: Cinema Trindade, Casa Comum da Reitoria da UP, Maus Hábitos – Espaço de Intervenção Cultural, Selina, Zero Lodge Box Porto, Casa das Associações e Fontainhas.

A Casa Comum da Universidade do Porto irá acolher de 13 a 16 de setembro várias sessões do festival Porto Femme.

_______________________

16 de Setembro

5ª Sessão – 18h30
“A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NO CINEMA”
“In the silence of an abyssal sea” de Juliette Klinke | 19’ | Doc | Bélgica
“She’s the Protagonist” de Sarah Carlot Jabe | 14’ | Fic | Bélgica

Conversa com Paula Miranda e Fernanda Polacow e com a moderação de Ana Sofia Pereira

In the silence of an abyssal sea | Dans le silence d’une mer abyssale

Bélgica | Belgium | 19’23” | 2021

Realizadora | Director: Juliette Klinke

Produção | Production: Flim! asbl

Sinopse

O que vale a pena lembrar? Quem decide o que é digno de lembrança?

Por meio de imagens filmadas no início do século 20 por cineastas mulheres, a diretora questiona as suas referências, o que lhe foi ensinado e transmitido. Entre passado e presente, memórias e omissões, o público (re)descobre as mulheres que fizeram do cinema o que é hoje.

Synopsis

What’s worth remembering? Who decides what is worthy of remembrance?

Through images shot at the beginning of the 20th century by women filmmakers, the director questions her references, what she has been taught and passed on. Between past and present, memories and omissions, the audience (re)discovers women who have made cinema what it is today.

Biografia

Roteirista e diretora, Juliette Klinke trabalha entre a Suíça e a Bélgica. Ela também participa de diferentes projetos como assistente de direção ou treinadora de crianças. Está envolvida desde a sua criação no coletivo “Elles font des movies” que luta pela visibilidade das mulheres na indústria cinematográfica, visando a redução das desigualdades estruturais.

Biography

Scriptwriter and director, Juliette Klinke works between Switzerland and Belgium. She also takes part in different projects as assistant director or children coach. She has been involved since its creation in the collective “Elles font des films” which fights for the visibility of women in the cinema industry, and aims at reducing structural inequalities.

She’s The Protagonist | La Protagoniste

Bélgica |Belgium| 14’01’’ | 2021

Realizadora|Director: Sarah Carlot Jaber

Elenco | Cast: Salomé Richard, Bwanga Pilipili, Magali Pinglaut, Ji Su Jeong, Mélodie Valemberg, Douglas Grauwels, Gaël Maleux

Produção | Production: Sarah Carlot Jaber, Molly Poussart

Sinopse

A Protagonista  é-nos apresentada no seu ambiente natural: uma selva, infelizmente, muitas vezes desprovida de densidade. Ser a mãe, a secretária, a amante, a ama, a mamadeira, o coadjuvante do protagonista masculino já não é suficiente para a nossa querida Protagonista.

Synopsis

The Protagonist is presented to us in her natural environment: a jungle, sadly, often lacking in density. Being the mother, the secretary, the lover, the nanny, the baby bottle, the side piece of the main male character is no longer enough for our dear Protagonist.

Biografia

A autora/realizadora Sarah Carlot Jaber cresceu no Oriente Médio e hoje trabalha em Bruxelas. Licenciada pelo Institut des Arts de Diffusion e mestra em Estudos de Género, interessa-se particularmente por temas que vão ao encontro destas duas disciplinas. Sarah está atualmente a trabalhar na sua  próxima curta-metragem Olga’s Eyes, enquanto continua a escrever a sua primeira longa-metragem de ficção, selecionada no Atelier Grand Nord em 2019 em Quebec.

Biography

Author/Director Sarah Carlot Jaber grew up in the Middle East and works nowadays in Brussels. An Institut des Arts de Diffusion graduate and holder of a master’s in Gender Studies, she is particularly interested in themes that meet those two disciplines. Sarah is currently working on her next short fiction film Olga’s Eyes while continuing to write her first feature-length fiction film, selected at the Atelier Grand Nord in 2019 in Québec.

Saber mais