Setembro, 2022

13Set17:30Porto Femme na Casa Comum | Competição Temática “BODIES”17:30 Casa Comum - Reitoria da U.Porto, Praça Gomes TeixeiraEvent Type :Cinema,Conversa

Detalhes do Evento

O Porto Femme – International Film Festival regressa às telas do Porto e, um vez mais, todo o protagonismo é o trabalho realizado por mulheres na sétima arte.

A 5ª edição do festival realiza-se entre os dias 12 e 17 de setembro, em vários espaços da cidade do Porto, durante os quais serão projetados 133 filmes, oriundos de mais de 33 países.

Novamente, o programa do festival apresenta sessões fílmicas, conversas, workshops, uma exposição, homenagens, performances e festas sempre com as mulheres no centro da ação.

O festival continua através do cinema a relevar a consciência para as lutas das mulheres, sendo um espaço aberto e inclusivo para todxs.

O programa do Porto Femme – International Film Festival, uma organização da XX Element Project – Associação Cultural, decorre em vários espaços da cidade Invicta. A saber: Cinema Trindade, Casa Comum da Reitoria da UP, Maus Hábitos – Espaço de Intervenção Cultural, Selina, Zero Lodge Box Porto, Casa das Associações e Fontainhas.

A Casa Comum da Universidade do Porto irá acolher de 13 a 16 de setembro várias sessões do festival Porto Femme.

13 de Setembro
1ª Sessão – 17h30

Competição Temática BODIES

Prism | Prisme

Bélgica | Belgium | 80’00” | 2021

Realizadoras| Directors: Rosine Mbakam, Eléonore Yameogo, An van. Dienderen

Produção | Production: An van. Dienderen, Rosine Mbakam, Natalie Gielen

Sinopse

Entre as muitas maneiras pelas quais o racismo está profundamente enraizado na nossa cultura cinematográfica está uma técnica: a iluminação das câmeras de cinema sempre foi calibrada para a pele branca. Três cineastas exploram coletivamente as dimensões literal, teórica e filosófica dessa realidade nesta obra discursiva, lúdica e profunda de não-ficção.

Synopsis

Among the many ways that racism is deeply entrenched in our film culture is a technical one: the lighting for movie cameras has always been calibrated for white skin. Three filmmakers collectively explore the literal, theoretical, and philosophical dimensions of that reality in this discursive, playful, and profound work of nonfiction.

Biografias

Cineasta de ficção e documentário, Rosine Mbakam cresceu nos Camarões. Ela lançou o Caravane Cinéma, que organiza exibições ao ar livre para garantir a exibição de filmes africanos em bairros pobres.

An van. Dienderen trabalha na intersecção entre documentário, antropologia e artes visuais. Realizou vários documentários exibidos em todo o mundo, galardoados com prémios (inter)nacionais.

Nascida em Burkina Faso em 1978, Eléonore Yaméogo voltou-se com determinação para uma paixão que é difícil para uma mulher ter acesso na África: o cinema. Dirigiu em 2019 Le Cimetière des éléphants.

Biographies

A fiction and documentary filmmaker, Rosine Mbakam grew up in Cameroon. She launched Caravane Cinéma, which organizes open-air screenings to ensure the exhibition of African films in poor neighborhoods.

An van. Dienderen works at the intersection between documentary, anthropology and visual arts. She made several documentaries screened worldwide, awarded with (inter)national prizes.

Born in Burkina Faso in 1978, Eléonore Yaméogo turned with determination to a passion that is difficult for a woman to access in Africa: filmmaking. She directed in 2019 Le Cimetière des éléphants.