Avançar para conteúdo principal

Institucional - História

A Faculdade de Ciências é uma das unidades orgânicas mais antigas da Universidade do Porto como revela a sua História.

edifício histórico da Reitoria da Universidade do Porto onde já esteve sedeada a Faculdade de Ciências no passado

A Universidade do Porto, atualmente com as suas 14 Faculdades, só foi criada em 1911, e então com apenas duas Faculdades: Ciências e Medicina. No caso da Faculdade de Ciências é possível acompanhar uma evolução de 250 anos, iniciada com a Aula de Náutica (1762), a Aula de Debuxo e Desenho (1779), a Academia Real de Marinha e Comércio (1803), a Academia Politécnica (1837).

Toda essa evolução decorreu no local do Edifício Central da Universidade do Porto. A transferência gradual da Faculdade de Ciências para o Polo 3 (Campo Alegre) ocorreu no período 1996-2009. No edifício, agora ocupado pela Reitoria e Serviços Centrais, apenas permaneceram o Fundo Antigo, o Museu de História Natural e o Museu de Ciência.