Laura Afonso lê excerto O Sentido da Arte

Laura Afonso lê um excerto do primeiro volume da coleção " Arte e Pensamento".
O primeiro volume, O sentido da Arte e outros textos, inclui três títulos originariamente publicados em francês: A Sensibilidade Plástica (La Sensibilité Plastique, 1958), Os Mecanismos da Criação Artística (Les Mécanismes de la Création Artistique, 1970) e O Sentido da Arte (Le Sens de l’Art, 1983).

Dia Mundial da Língua Portuguesa, com o professor João Valente 

Neste Dia Mundial da Língua Portuguesa, damos a palavra ao Professor João Veloso, Pró-Reitor da Universidade do Porto para a Língua Portuguesa e Inovação Pedagógica e diretor da nossa coleção Uma Língua Com Vista para o Mar. Estudos de Língua Portuguesa.

Nesta entrevista, o Professor João Veloso fala-nos do primeiro volume da coleção – Línguas em Português. A Lusofonia numa Visão Crítica -, realçando a importância do português em vários domínios, não apenas a nível nacional ou nos países em que é língua oficial, mas por todo o mundo.

Excertos de Autor com Orfeu Bertolami

Orfeu B. lê um excerto da sua ficção de história alternativa A Solução Final.

Em pano de fundo, um mundo em autodestruição e um processo de desenvolvimento científico e tecnológico desenfreado.

Minutos de Autor, com Sofia Miguens

🧠 “Desde que há filósofos, os filósofos escrevem sobre a mente". Entre a Filosofia e a Ciência, os clássicos e a contemporaneidade: Sofia Miguens, co-organizadora da obra Filosofia da Mente — Uma Antologia, fala sobre uma área de estudos cada vez mais preponderante, face às respostas e cada vez mais perguntas acerca da natureza da consciência e da inteligência artificial.

Dia Mundial do Professor

👨‍🏫 👩‍🏫 A U.Porto Press agradece a todos os professores e professoras que, através da palavra escrita, educam as gerações futuras para uma sociedade mais consciente, mais instruída, mais livre.

Minutos de Autor, com António Machiavelo

📐 “Os poemas não são sobre π. O que acontece é que o π dá a métrica." António Machiavelo, um dos co-autores dos 32 πoemas Irracionais e Transcendentes, fala-nos sobre a génese desta obra e o desafio em irromper pela criatividade lírica face à exatidão deste pequeno, mas tão grande símbolo matemático.

U. Porto Press na Feira do Livro do Porto

Entre 28 de agosto e 13 de setembro, a U.Porto Press marcou presença na Feira do Livro do Porto, nos Jardins do Palácio de Cristal.

Dia Internacional da Igualdade Feminina

“A recriarem a vida como se fosse uma rosa". Às cientistas que trabalham para o avanço da ciência e produzem conhecimento. Às mulheres que lutam pela justiça e pela igualdade de género. Ouça e veja este excerto de “Cientistas", poema de Virgínia Moura, em E Contudo, Elas Movem-se! Mulheres e Ciência (com poemass).

Excertos de Autor, com Helena Couto

Parece contraditório, mas os fósseis contêm imensa vida. Helena Couto, co-autora de Do Big Bang ao Homem, fala-nos da relevância destes fósseis para a investigação sobre o nosso planeta.

πoemas Irracionais e Transcendentes nas Noites no Pátio do Museu

“Fazer poesia é usar metáforas, essencialmente, para capturar coisas que ainda não conseguimos exprimir de outra maneira". Recorde as palavras, os números e os πoemas Irracionais e Transcendentes, recitados a 14 de julho, nas Noites no Pátio do Museu com a U.Porto Press.

Dia Internacional das Populações Indígenas (com Paula Guerra)

A tribo brasileira Xucuru-Kariri vive de tradições e rituais. O Toré traz música e dança em momentos de celebração ou de tristeza, mas sempre reforçando a identidade que tanto caracteriza a comunidade indígena. Neste Dia Internacional das Populações Indígenas, 9 de agosto, Paula Guerra, co-autora do estudo For a greater enchantment: memories, imagery and rituals of the Xucuru-Kariri of Palmeira dos Índios, Brazil, fala-nos um sobre como este tipo de rituais é importante na preservação da identidade e cultura índias.

Dia Mundial do Refugiado (com Ana Mouraz)

Neste Dia Mundial do Refugiado, 20 de junho, Ana Mouraz, investigadora da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, sublinha a multiculturalidade e o respeito pela diferença do outro no percurso para se ser mais humano.

Dia de Portugal, Dia de Camões (com João Veloso)

“Camões, que viveu errantemente dividido entre vários mares, antecipou, de certa forma, esta errância que hoje constitui uma das marcas mais bonitas da Língua Portuguesa." Neste Dia de Portugal, João Veloso, Pró-Reitor da Universidade do Porto para a Promoção da Língua Portuguesa, salienta a importância da “língua de Camões" para o país e para o mundo.

O nosso cantinho, a nossa biblioteca (Dia Mundial Bibliotecas)

Todos diferentes, todos únicos. São os nossos livros que, à nossa maneira, nos unem no conhecimento, em tempos tão difíceis. Estarão sempre à nossa espera, no nosso cantinho, na nossa biblioteca de casa.

DPIC: Arquitetura, Arte e Imagem – UTOPIA 500 (com Pedro Leão Neto)

Pedro Leão Neto, um dos autores da publicação, fala sobre o livro e a sua ligação direta ao Concurso Internacional de Desenho e de Fotografia de 2016, organizado pelo Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo (CEAU), da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), e pelo “Centre for English, Translation, and Anglo-Portuguese Studies" (CETAPS), da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP).

Minutos de Autor com Pedro Leão Neto

“Espera-se que a noção de utopia permita dar voz ao desejo de criação de uma realidade melhor.” Pedro Leão Neto, arquiteto e autor da U.Porto Press, fala sobre a importância da interdisciplinaridade de arquitetura, arte e imagem na persecução da utopia como possível motor de mudança na era pós-pandemia de COVID-19.

Excertos de Autor com David Leite Viana

Em Maputo – (Auto)Organização da Forma-Dinâmica Urbana, David Leite Viana estuda a forma como as interações entre as cidades e o ser humano influenciam o planeamento urbano.

Dia do Autor Português

No Dia do Autor Português, Rui Vaz e João Teixeira Lopes, autores da U.Porto Press, frisam a importância das edições científicas para o progresso da sociedade.

Excertos de Autor com Sofia Miguens

Do livro Filosofia da Mente – Uma Antologia, Sofia Miguens conta uma “bela confusão" entre filósofos determinados quanto a “mentes, ideias e sensações".

Minutos de Autor com Jorge Mota

“Nada nos une, nos enriquece mais e de forma tão simples como um livro." Jorge Mota, psiquiatra e autor da U.Porto Press, reflete sobre o papel fulcral do livro após a pandemia de COVID-19.

Somos feitos de palavras

Os livros serão sempre parte de nós. Somos assim: feitos de palavras. Já pode encomendar os seus livros no website da U.Porto Press.