Avançar para conteúdo principal

Prémios e Distinções

IES + Solidária

O trabalho de voluntariado e responsabilidade social é reconhecido e distinguido a nível nacional, sendo que a U.Porto já foi congratulada por dois anos consecutivos (2018 e 2019) como a instituição de ensino superior mais solidária de Portugal, pela Fundação Santander Universidades, tendo recebido o galardão “IES +Solidária”.

Selo de Qualidade Academia Voluntária

Prémio_Banner

Em 2022 foi-lhe atribuído pela CASES-Cooperativa António Sérgio para a Economia Social o Selo de Qualidade Academia Voluntária 2022-2023, pelas práticas, dinâmicas e instrumentos criados e desenvolvidos em prol da promoção da prática do voluntariado. Distinção que funciona como uma ferramenta de qualificação, responsabilização e dinamismo da prática do voluntariado ao dispor das instituições de ensino superior com a finalidade de promoverem as atividades do voluntariado, aumentarem o número de voluntários/as e, em última análise, promoverem o pleno exercício da solidariedade e cidadania.

Prémio “Ser+R-VES e Fundação Santander”

Ser+R-VES

O projeto de “Voluntariado Estudantil – Combater o insucesso e o abandono escolar”, dinamizado pela Universidade do Porto em parceria com o Pelouro da Educação da Câmara Municipal do Porto, conquistou o 3.º lugar – na categoria Ação de Voluntariado – do Prémio “Ser+R-VES e Fundação Santander”, que reconhece as melhores iniciativas de promoção do voluntariado, desenvolvidas no – e para além do – quadro da Rede de Voluntariado no Ensino Superior (R-VES).

Distinção “Agente de Referência – categoria Operacionalização”

Distinção “Agente de Referência – categoria Operacionalização”

O Núcleo U.Porto Solidária, recebeu a distinção “Agente de Referência – categoria Operacionalização” durante o evento “Voluntariado & Inovação” que assinalou o 15º. Aniversário da Pista Mágica, realizado no passado dia 24 de outubro, no Espaço Atmosfera M, no Porto.

Com a presença de vários municípios da Área Metropolitana do Porto e de instituições de diversas áreas, este evento teve como principal objetivo abrir espaço para o debate e a partilha de ideias sobre a capacitação, a operacionalização, a digitalização e a inclusão no voluntariado.

No plenário “Conversar e Construir - Capacitação no Voluntariado | Plenário com agentes de referência”, que decorreu no período da manhã, o Professor Manuel Nuno Alçada, docente da FMUP e membro da Comissão de Voluntariado da U.Porto, abordou as práticas, desafios e soluções inerentes à Capacitação no Voluntariado adotadas pela Universidade.