Avançar para conteúdo principal

Coordenador
Membros
Assessoria

Um número crescente de estudantes da Universidade do Porto (U.Porto) aderem e participam em iniciativas de voluntariado, a partir de organizações sediadas nas diferentes Unidades Orgânicas da Universidade e em ligação com a comunidade envolvente.

A U.Porto procura, por intermédio da sua Comissão de Voluntariado, fomentar e apoiar iniciativas neste domínio e assumir ela própria um papel mais vincado de forma a favorecer a convergência, a partilha de objetivos, a mobilização de pessoas e a ativação de recursos, criando-se parcerias que permitam dinamizar atividades consequentes e que favoreçam a formação de cidadãos conscientes, participativos e responsáveis, tanto no plano individual como coletivo. Cientes de que o voluntariado é um fator que favorece mudanças positivas no mundo em que vivemos, tem como desígnio incentivar a comunidade U.Porto a envolver-se nas intervenções que realiza e suscitar o interesse por novas áreas de atuação onde o voluntariado pode fazer sentido. É o caso da organização do Dia do Voluntário da Universidade do Porto e da distinção dos Voluntários/Associações de Voluntariado da Universidade, através da atribuição do Prémio Dia do Voluntariado na Universidade do Porto. Iniciativas que pretendem sensibilizar, envolver e incentivar a participação de toda a comunidade académica e civil, para a importância do voluntariado da U. Porto.

É isso que pretendemos futuramente, expandindo o âmbito de ação e atraindo outras entidades, com base na corresponsabilidade, partilha e conjugação de esforços, tendo em vista contribuir para o encontro de mais e melhores soluções em relação aos problemas e desafios de hoje que a todos dizem respeito.

Se atentarmos à relevância da educação não formal na formação e desenvolvimento dos jovens universitários, na qual as atividades circum-escolares adquiriram um peso significativo, e, às exigências que se colocam às instituições do ensino superior ao nível da responsabilidade social, temos certamente os fundamentos necessários, fazendo apelo à atenção e atuação de pessoas e instituições, condizente com os valores, princípios e finalidades implícitas.

As organizações de voluntariado, as ações implementadas e experiências acumuladas, são expressão do seu envolvimento e empenho que importa valorizar e incrementar. Enquanto membros da U.Porto, podemos ambicionar o aprofundamento de uma rede solidária, ampla e enraizada na comunidade académica, comprometida com o que a rodeia, na qual cada um assume uma participação ativa em prol do bem comum. Este é aliás o sentido humanista do “homo social” que se (re)constrói, completa e realiza na sua relação com os outros, com a sociedade e o mundo.”

A Comissão de Voluntariado da Universidade do Porto.