Avançar para conteúdo principal

Ciclo de Formação de Voluntariado

Voluntariado: Capacitação para uma Participação Responsável

No âmbito do Ciclo de Sessões de formação/sensibilização para o voluntariado, promovidas pelo Núcleo U.Porto Solidária em parceria com a CASES-Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, que decorrem entre março e maio de 2024, estão abertas as inscrições para a formação “Capacitação para uma Participação Responsável”, dirigida a quem faz ou pretenda vir a fazer voluntariado.

Nesta sessão, que irá decorrer em várias datas e nos três polos da Universidade, iremos procurar aprofundar e disseminar a prática informada do voluntariado, reconhecendo o papel que este tem no desenvolvimento de competências enquanto expressão do exercício da solidariedade e de uma cidadania ativa.

Qualquer pessoa da comunidade U.Porto que se interesse por voluntariado.

CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social

1. Enquadramento jurídico nacional
  2. Atribuições da CASES
  3. Conceitos de voluntariado e de voluntário/a
  4. Princípios enquadradores do voluntariado
  5. Direitos e responsabilidades de um/a voluntário/a
  6. Orientações internacionais
  7. voluntariado inclusivo – incapacidade / deficiência, idade e limitações linguísticas. Refletir formas de ultrapassar estes obstáculos.
  8. Desmistificar o voluntariado (falta de tempo/voluntariado é fácil/não tenho idade para…/é caridade/…)
Promoção do Voluntariado Responsável e Seguro

No âmbito do Ciclo de Sessões de formação/sensibilização para o voluntariado, promovidas pelo Núcleo U.Porto Solidária em parceria com a CASES-Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, que decorrem entre março e maio de 2024, estão abertas as inscrições para a formação “Promoção do Voluntariado Responsável e Seguro”, dirigida a gestores/coordenadores de voluntariado; dirigentes associativos; técnicos; bem como aqueles que tenham interesse na área.

Gestores/coordenadores de voluntariado; Dirigentes associativos; técnicos; bem como aqueles que tenham interesse na área.

CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social

1. Enquadramento jurídico nacional
  2. Atribuições da CASES
  3. Parcerias e trabalho em rede