A U.Porto está em Festa, Pá!
Fotografia, cinema, escrita, música, conversa e até… crochet… O programa dos “50 anos do 25 de Abril” é variado, mas está incompleto. Só o contributo de todos poderá “fazer cumprir Abril”. A proposta é para que, em conjunto, possamos converter em ação a memória do que todos vivemos.
Entra na Festa, pá!
PROGRAMA CASA COMUM:
Segunda-feira | 22 ABR | 14h30
Terça-feira | Inauguração a 23 ABR | 18h30
Quarta-feira | 24 ABR | 14h30
Terça-feira | 30 ABR | 15h-17h
ENTREVISTAS | O Meu 25 de Abril
O Meu 25 de Abril… com Carlos Magno
“Lembro-me de uma colega nossa de Medicina chegar à porta do Piolho, bater palmas a pedir silêncio, e dizer: ´Hoje é um grande dia! O fascismo vai cair´.”
O Meu 25 de Abril… com Elvira Leite
“E foi assim que fiquei a saber que tudo ia mudar.”
O Meu 25 de Abril… com Artur Santos Silva
“Naturalmente foi o grande dia da minha vida…”
O Meu 25 de Abril… com Ilda Figueiredo
“…manifestar esta vontade enorme que o povo tinha da Liberdade.”
O Meu 25 de Abril… com José Emídio
“Lembro-me perfeitamente… está tudo muito agitado e as pessoas estão a dizer que houve uma Revolução, houve um golpe de Estado. E eu não acreditei…”.
O Meu 25 de Abril… com Alexandre Alves Costa
“O que se esperava era que aquele movimento popular espantoso que houve, a propósito da necessidade de ter uma habitação, não parasse.”
O Meu 25 de Abril… com Rosa Alice Branco
“No fundo, o 25 de abril permitiu que os dias fossem muito mais felizes. Não é possível ser completamente feliz numa ditadura.”
O Meu 25 de Abril… com Gaspar Pereira
“Foi sem dúvida um dos grandes dias da minha vida e, quase diria, como a Sofia, o ‘dia inicial’. É como se tivesse começado tudo a partir dali.”
O Meu 25 de Abril… com Isabel Cabral
“O primeiro 1.º de maio foi inesquecível. Foi na Praça, como não podia deixar de ser… foi um mar de gente. Foi maravilhoso.”
O Meu 25 de Abril… com Ana Fernandes
“Foi uma lufada de ar fresco, uma alegria, uma coisa fora do normal. Porque foi uma coisa fora do normal… mas de muita alegria.”
O Meu 25 de Abril… com João Barata Feyo
“O 25 de abril é, de facto, importante. Como meta. Como criação de um novo sistema. Seja ele político, seja ele social, seja ele de todas as razões.”
O Meu 25 de Abril… com José Ferreira Gomes
“Naturalmente que a expectativa, eu diria universal […], era de imensa satisfação com a transformação. De uma transformação serena, na expectativa de que as coisas evoluíssem parar aquilo que todos nós aspirávamos. Uma democracia…”
O Meu 25 de Abril… com Alexandra Gesta
“Ainda hoje sou convidada para ir ao almoço da Comemoração do Centro Revolucionário Mineiro. Eu ainda não sou esquecida lá. Isso significa, para mim, que eu estaria na linha certa.”
O Meu 25 de Abril… com Sérgio Fernandez
“Eu acordava de manhã e dizia ‘hoje ainda não me vieram buscar, esta noite ainda não me vieram buscar’. E era verdade, tinha esta sensação [de] ’mais um dia que se passou sem ir preso’. Isto tem graça contar-se, mas não tinha graça nenhuma viver-se. ”
O Meu 25 de Abril… com Isabel Pires de Lima
“Uma vontade enormíssima que provavelmente não é tão percetível, hoje, por quem não viveu um processo deste género… uma espécie de necessidade de gritar. De gritar alto, de dizer alto… o que não se podia dizer alto.”
Imagem em Revolução
Nos passado mês de fevereiro a Casa Comum lançou um apelo a toda comunidade para reunir registos fotográficos dos momentos marcantes da Revolução de Abril.
Imagem em Revolução foi um pedido de partilha de fotografias, que resultou numa mostra integrada nas comemorações dos 50 anos do 25 de abril da U.Porto. Agradecemos a todos os que disponibilizaram estes testemunhos tão valiosos.
Poderá visualizar o resultado desta partilha aqui, mas também nos paineis digitais que se encontram no exterior do Edifício Histórico da U.Porto (Praça Gomes Teixeira).