Abril, 2024

13Abr21:00FeaturedMúsica e Memórias da Revolução | Tertúlia e Concerto21:00 Casa Comum - Reitoria da U.Porto, Praça Gomes TeixeiraEvent Type :Conversa,Música

Detalhes do Evento

Com Alexandra Gesta, Augusto Santos Silva, Carlos Magno, Fernando Teixeira dos Santos e Jorge Fiel.

Uma conversa entre pessoas que testemunharam os acontecimentos de Abril e que, passados meio século, ainda cá se encontram para lembrar aqueles dias tão tumultuosos quanto marcantes. Mas não só: inevitavelmente, também se falará do presente. Se “continuamente vemos novidades, diferentes em tudo da esperança”, devemos temer que estes tempos de celebração sejam, também, os primeiros tempos de negação de Abril?

As vozes da tertúlia serão:

Alexandra Gesta (n. 1956), arquiteta. Foi responsável pelo projeto de requalificação urbana do centro histórico de Guimarães (Património Mundial da Humanidade em 2001), vereadora da C.M. de Guimarães e presidente do IHRU – Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana.

Augusto Santos Silva (n. 1956), político, sociólogo e docente universitário. Foi deputado à Assembleia da República, ministro da Educação, ministro dos Assuntos Parlamentares, ministro da Cultura, ministro da Defesa Nacional, ministro dos Negócios Estrangeiros e presidente da Assembleia da República.

Carlos Magno (n. 1955), jornalista e docente do ensino superior. Exerceu em diversos órgãos de comunicação social (Expresso, Diário de Notícias, TSF, Antena 1, RTP e SIC) e foi presidente da Entidade Reguladora para a Comunicação Social.

Fernando Teixeira dos Santos (n. 1951), economista e docente universitário. Exerceu funções de direção em diversos organismos nacionais e europeus do mercado de valores mobiliários, e foi secretário de estado do Tesouro e Finanças, ministro das Finanças e ministro da Economia.

Jorge Fiel (n. 1956), jornalista. Exerceu a sua atividade, entre vários outros órgãos de comunicação social, no Comércio do Porto, no Expresso e no Jornal de Notícias, de que foi subdiretor.

O sexteto de jazz de alumni da U.Porto 6 às 7 ocupará o início da sessão com uma breve revisitação de algumas músicas portuguesas desse tempo, sejam elas “revolucionárias” ou, simplesmente, memoráveis.

Casa Comum, 13 de abril de 2024, às 21h00
(nota: a sessão estava inicialmente marcada para as 21h30, mas foi antecipada 30 min)
Entrada livre, sujeita à lotação da sala.

Este evento está inserido nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril da U.Porto.