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Escolas - Palestras

As palestras da Faculdade de Ciências têm como destinatários preferenciais alunos e professores do ensino secundário.

Experiências realizadas por docente na FCUP no âmbito de uma palestra

Ao todo são mais de 90 palestras que têm como principal objetivo despertar o interesse pelas diversas áreas das ciências.

As palestras poderão funcionar no regime presencial e/ou recorrendo a tecnologias de Ensino a Distância (EAD).

Conheça a oferta de palestras, gratuitas, de cada um dos nossos departamentos:

FCUP Palestras - DB


Biodiversidade nas zonas costeiras

Público-alvo: escolas do ensino básico - do 5º ao 8º ano
Atividade: é um conjunto de atividades apoiadas e explicadas por monitores
Material necessário: A transportar pelo Dep. Biologia: aquários, bombas de ar, lupa, extensão eléctrica, tabuleiros, bidão para transporte de água do mar, frascos para transporte de organismos, caixas de arrumação.
Docente: Sara Antunes
(disponível EAD)

FCUP Palestras - DCC


As palestras estão também disponíveis através de tecnologias EAD


O Spotify usa Inteligência Artificial para escolher as minhas músicas?

Público-alvo: alunos do ensino secundário
Docente: Alípio Jorge



Como ter uma conversa inteligente com um computador: A IA fala Português?

Público-alvo: alunos do ensino secundário
Docente: Alípio Jorge


Programa Casamenteiro / Amores e Algoritmos

Público-alvo: alunos do ensino secundário
Docente: Ana Paula Tomás


"Galerias de Arte - Corte ou Costura" - geração de polígonos

Público-alvo: alunos do ensino secundário
Docente: Ana Paula Tomás



Exercícios de Matemática à la Carte

Público-alvo: alunos do ensino secundário, com possível adaptação ao 3.º ciclo do ensino básico
Docente: Ana Paula Tomás e José Paulo Leal



Inteligência Artificial

Público-alvo: alunos do 3.º ciclo do ensino básico
Docente: Inês Dutra



A vida de uma ligação Web

Público-alvo: alunos do ensino secundário e do 3º ciclo do ensino básico
Atividade: O acesso a uma página web (sim a Internet não é só a Web) parece algo muito simples, mas por detrás estão vários protocolos que permitem que um computador com um browser em Portugal consiga aceder a uma página web na Austrália. Nesta palestra vamos dissecar (sem fazer mal a nenhum computador) alguns dos protocolos que servem para estabelecer estas ligações e transportar os nossos dados.
Docente: Pedro Brandão



Seis graus de separação: o mundo como uma rede

Público-alvo: alunos do ensino secundário, com possível adaptação ao 3.º ciclo do ensino básico
Atividade: Toda a gente neste planeta está separada por apenas seis pessoas. Seis graus de separação entre nós e todos os seres humanos. O presidente dos Estados Unidos. Um gondoleiro em Veneza. Cada novo amigo é uma nova porta, abrindo para novos mundos." John Guare, Seis Graus de Separação (1990).
Quantos amigos existem entre nós e qualquer outra pessoa no Facebook? Como é que o Google nos consegue dizer as páginas mais importantes para a nossa pesquisa? Como é que podemos tentar compreender o cérebro humano e os seus 100 biliões de neurónios? Porque se propaga tão rapidamente uma epidemia? Para responder a estas e a muitos outras questões temos de estudar os diagramas de ligações, as redes, que indicam as complexas interações entre os vários componentes.
Nesta palestra iremos precisamente explicar o que são as redes, porque estão em todo o lado e porque existe toda uma área científica dedicada ao seu estudo. Vamos ver alguns dos principais métodos, resultados e aplicações e perceber como pode qualquer um de nós extrair significado das redes que nos rodeiam. Vamos fazer uma demonstração interactiva da análise de uma rede, explorando visualmente o seu conteúdo. Vamos também falar um pouco da investigação que fazemos na área e de como os computadores podem ser explorados para acelerar a computação e providenciar novas descobertas.
Docente: Pedro Ribeiro



A Ciência dos Dados

Público-alvo: alunos do ensino secundário
Docente: Rita Ribeiro

FCUP Palestras - DFA


As palestras estão também disponíveis através de tecnologias EAD


Clima e Alterações Climáticas

Público-alvo: 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário (adaptável a outros públicos-alvo)
Regime: online
Atividade: A palestra visa proporcionar uma breve introdução científica ao funcionamento do sistema climático e à problemática associada às mudanças climáticas e os seus impactos. Inclui-se os seguintes tópicos:

  • constituição do sistema climático;
  • interações entre as diferentes componentes do sistema climático;
  • fatores de modulação climática;
  • padrões de circulação atmosférica global e a sua relação com as grandes zonas climáticas;
  • papel importante da radiação solar e da radiação infravermelha terreste no balanço radiativo terrestre;
  • o efeito estufa, as suas causas naturais e antropogénicas e consequências para o aquecimento global;
  • variabilidade versus alteração climática;
  • registo paleoclimático da Terra e as suas possíveis causas;
  • alterações climáticas em curso e seus impactos.

Duração: 50 minutos
Docente: Manuel Salgueiro da Silva



Colheita de energia para aplicações no dia a dia

Público-alvo: alunos e professores do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário
Atividade: Numa Era, denominada de Era da Internet das Coisa "IoT", em que estamos a assistir a uma verdadeira revolução no paradigma do nosso dia a dia, com a digitalização, mobilidade inteligente e monitorização constante, novos paradigmas energéticos estão a ser requeridos. Nesta palestra será abordado o futuro próximo em que a produção de energia estará ao nosso redor e no qual seremos nanoredes energéticas. Conceitos como a utilização e as vantagens dos nanomateriais para otimização de produção de energia e armazenamento de energia serão abordados. Quando possível, serão também apresentadas demonstrações desta produção de energia.
Duração: 50-60 minutos
Docente: André Pereira


O papel da Física no mundo da Internet das Coisas

Público-alvo: alunos e professores do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário
Atividade: A Física tem vindo a revelar um papel fundamental na nossa sociedade no que diz respeito ao desenvolvimento de novas tecnologias. Especialmente nas últimas décadas com o advento da nanotecnologia. Este desenvolvimento ocorreu desde processadores, memórias, sensores, etc. levando a uma nova revolução que é da Internet das coisas. Nesta palestra, serão abordados vários exemplos de descobertas científicas da Fisica que hoje em dia são usuais, e quando possível, serão também apresentadas demonstrações.
Duração: 50-60 minutos
Docente: André Pereira


A nossa galáxia e as outras: uma viagem através do Universo

Público-alvo: alunos e professores do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário (adaptável conforme o nível de escolaridade)
Atividade: A galáxia em que vivemos é aborrecidamente igual a todas as outras existentes no Universo... certo? Não, nada mais errado! Nesta apresentação, e partindo da Via Láctea, vamos viajar para conhecer outras galáxias, e ver como se formaram e como evoluem estes sistemas. Se ainda houver combustível na nave, a viagem chegará ainda para explorarmos alguns dos extraordinários fenómenos físicos que ocorrem nas galáxias.
Duração: 45-50 minutos
Docente: Catarina Lobo


Materiais quânticos - Quando a ficção se torna realidade

Público-alvo: alunos do ensino secundário
Atividade: Algumas propriedades quânticas dos materiais são tão surpreendentes como inesperadas. Nesta palestra se falará de supercondutores que funcionam a temperaturas invulgares; materiais extremamente finos, com a espessura de um único átomo; e excelentes isolantes elétricos que transportam a corrente elétrica de forma excelente.
Duração: 45 minutos
Docente: Eduardo Castro


Planolândia: o mundo do grafeno e outros materiais 2D

Público-alvo: alunos do ensino secundário
Atividade: Algumas propriedades quânticas dos materiais são tão surpreendentes como inesperadas. Nesta palestra falar-se-à de supercondutores que funcionam a temperaturas invulgares; materiais extremamente finos, com a espessura de um único átomo; e excelentes isolantes elétricos que transportam a corrente elétrica de forma excelente.
Duração: 45 minutos
Docente: Eduardo Castro


Física nos jogos olímpicos: a importância da rotação

Público-alvo: alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário
Atividade: Conceitos familiares como velocidade, força, momento linear e sua inter-relação são suficientes para entender movimentos de translação. Tais movimentos são essenciais no contexto das modalidades dos jogos Olímpicos. Mas se quisermos um bom desempenho no lançamento do martelo, disco ou dardo, o movimento de rotação é essencial. A Física explica porquê.
Duração: 45 minutos
Docente: Eduardo Castro


Rocking the spins - imagiologia por ressonância magnética

Público-alvo: alunos dos 11.º e 12.º anos de escolaridade com componente de Física e Química e estudantes universitários de Física.
Atividade: Nesta palestra apresentam-se os princípios físicos, procedimentos e equipamentos para a obtenção de imagem por ressonância magnética nuclear. Discutem-se ainda algumas sequências mais utilizadas, a codificação em fase e frequência e técnicas mais modernas como imagem funcional e técnicas de perfusão
Duração: 50 minutos
Docente: Joaquim Agostinho Moreira


O Sol lá em casa

Público-alvo: alunos do 9.º, 10.º e 11.º anos
Atividade: Pretende-se, com esta palestra, apresentar algumas propriedades da nossa "nossa estrela" bem como compreender alguns dos fenómenos físicos a ela associados, usando analogias muito simples com objetos que Podemos encontrar nas nossas casas.
Duração: 50 minutos
Docente: João Lima


Horizontes

Público-alvo: alunos do 9.º, 10.º e 11.º anos
Atividade: A natureza humana e a procura do conhecimento. O que está implícito. A perspetiva religiosa, artística e científica. O método científico e o que daí decorre. Ciência e tecnologia. Tempo e escalas temporais. A Terra e o Cosmos. O Universo e a sua incompreensível magnitude. Matéria escura e energia escura. A atual compreensão da estrutura e evolução do Universo. O Big Bang, o depois e o antes. A sintonia fina das leis da física. O hardware e o software do Universo. Informação cósmica e a vida. Muitas questões. A Terra como Casa Comum da Humanidade. O tempo atual e a bifurcação com que a Humanidade se confronta. Esperança e futuro.
Duração: 50 minutos
Docente: José Luís Santos


O Raio Verde

Público-alvo: alunos do 9º, 10º e 11º anos
Atividade: Visita a fenómenos óticos na atmosfera. O papel crucial da atmosfera como interface entre o Homem e o Cosmos. A Terra vista do Espaço. Porque é que o céu é azul? Porque é que as nuvens são brancas? Porque é que o Sol é vermelho no nascer e no ocaso? O arco-íris ou a ponte entre a poesia e a ciência. Padrões de luz em torno do Sol e da Lua. Raios crepusculares. A sombra da Terra. Auroras. Fenómenos elétricos na atmosfera. Miragens. O Raio Verde e a história bonita do romance de Júlio Verne.
Duração: 50 minutos
Docente: José Luís Santos


Energia

Público-alvo: alunos do 9.º, 10.º e 11.º anos
Atividade: O que é Energia. As duas formas básicas da Energia: a Energia do movimento (Energia Cinética) e a Energia das interações (Energia Potencial). A Energia e as leis da Física. Transformações entre estas duas formas de Energia. A importância central destas transformações na evolução do Universo. Fotossíntese: um exemplo notável de transformação energética. Energia armazenada no Planeta Terra. Qual a sua origem? A utilização destas reservas de Energia. A Energia e o problema das alterações climáticas e da evolução sustentada da Civilização. Algumas reflexões.
Duração: 50 minutos
Docente: José Luís Santos


Sustentabilidade

Público-alvo: alunos do 9.º, 10.º e 11.º anos
Atividade: O que se entende por sustentabilidade e o que envolve nas suas componentes energética, ambiental e social. Sustentabilidade social e sustentabilidade planetária. Os três elementos cruciais da sustentabilidade planetária: energia, água, alimentos. Situação atual e a necessidade de construção de um novo paradigma. O conceito de limites planetários estabelecido em 2009. O fator crucial da sustentabilidade social. O que significa e o que daí deriva de consequências para o futuro. A bifurcação com que a Humanidade se confronta. O conceito de Casa Comum da Humanidade. Reflexões.
Duração: 50 minutos
Docente: José Luís Santos


À procura de outros mundos

Público-alvo: alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário
Atividade: A descoberta nos últimos anos de centenas de planetas, de outros mundos no Universo, mostrou-nos que os sistemas planetários são comuns. A procura de outras Terras tornou-se num dos temas mais quentes da astrofísica moderna, motivando o desenvolvimento de novos instrumentos e missões espaciais. Mais ainda, a deteção de novos planetas cada vez mais parecidos com a nossa Terra abre enormes perspetivas de um dia podermos responder de forma positiva à pergunta "haverá vida noutros locais do Universo?". Nesta palestra vamos abordar o tema da procura de planetas em torno de outras estrelas, os chamados planetas extrassolares. Os princípios físicos mais usados pelos astrofísicos para detetar estes objetos serão descritos de forma simples. Vamos perceber como é que os astrofísicos "brincam" com a luz que nos chega das estrelas para detetar e caracterizar planetas distantes. Alguns exemplos dos resultados das pesquisas mais recentes serão igualmente mostrados. Finalmente, abordaremos o futuro deste excitante tema científico bem como a participação de Portugal nesta conquista, que em muito se assemelha à epopeia das descobertas nos séculos XV e XVI: será que iremos também encontrar outros habitantes numa outra "praia" da nossa Galáxia?
Duração: 45-60 minutos
Docente: Nuno Santos


Asteroides: vizinhos a conhecer antes que nos visitem

Público-alvo: alunos do 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário (adaptável a outros públicos-alvo)
Atividade: Ao estudarmos a estrutura e composição dos asteroides e dos meteoritos estamos a aprender sobre a formação não só da Terra, como de todo o Sistema Solar.
Nesta palestra abordaremos, entre outros, os seguintes tópicos: o que são asteroides e onde se situam; os “Near-Earth Objects (NEOs)” e os “Near-Earth Asteroids (NEAs)”; os “Asteroides Potencialmente Perigosos”; impactos de asteroides com a Terra; o evento de Tunguska; a perfuração da cratera Chicxulub e a extinção em massa dos dinossauros - evidências científicas; o meteoro de Chelyabinsk; a missão Dawn e os asteroides Vesta e Ceres; a missão Hayabusa2 (JAXA) e a recolha e retorno à Terra de amostras do asteroide Ryugu; a missão OSIRIS-REX (NASA) e o asteroide Bennu; o “Dia do Asteroide” em Portugal e no Mundo.
Duração: 50 minutos
Docente: Teresa Seixas


Lixo espacial/Lixo orbital

Público-alvo: alunos do 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário (adaptável a outros públicos-alvo)
Atividade: Cada vez mais a humanidade está dependente de tecnologia espacial como suporte e apoio à vida na Terra. Estamos a lançar objetos para o espaço mais do que nunca! Desde o lançamento do primeiro satélite pela União Soviética, em 1957, o Sputnik, milhares de veículos espaciais / satélites / objetos espaciais têm sido lançados para o espaço, com um aumento dramático nos últimos anos. Nesta palestra apresentaremos o desafio técnico e económico para evitar colisões com o lixo espacial, assim como as diretrizes de mitigação de lixos espaciais das Nações Unidas. Abordaremos também a questão: “Fim das missões: o que fazer de seguida?” e a gestão das reentradas de lixo orbital versus a sustentabilidade do uso do espaço.
Duração: 45-50 minutos
Docente: Teresa Seixas


Aprendizagem ativa em sala de aula

Público-alvo: professores do 3.º ciclo do ensino básico, do ensino secundário e ensino superior
Atividade: Apresentaremos uma prática pedagógica de aprendizagem ativa em ambiente cooperativo, com recurso a quadros brancos, desenvolvida em diferentes unidades curriculares de Física da FCUP. Analisaremos também o uso continuado da metodologia em diferentes unidades curriculares de Física. Em simultâneo, discutiremos a consciencialização dos procedimentos a seguir para um maior envolvimento dos estudantes nos assuntos lecionados, bem como para a melhoria da sua aprendizagem e, consequentemente, para o seu sucesso académico.
Duração: 45-50 minutos
Docente: Teresa Seixas

FCUP Palestras - Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território


As palestras estão também disponíveis através de tecnologias EAD.


A Terra vista do Espaço

Público-alvo: alunos do 9.º ao 12.º ano de escolaridade
Atividade: Planeta azul. Assim começam muitas reportagens, muitos documentários e é também desta forma que frequentemente nos referimos ao planeta onde vivemos. O facto de ter aproximadamente 2/3 da sua superfície coberta por água faz com que seja óbvia a razão pela qual assim o designamos. No entanto, quando é que nos apercebemos realmente disso? Quando é que começamos a olhar para a Terra como o “planeta azul”? Muito provavelmente quando foi possível observá-la a partir do espaço! Esta noção de cor, grandeza, vulnerabilidade e mesmo fragilidade tornou-se muito mais real a partir do momento em que foi possível ter acesso a imagens de satélite.
Docente: Ana Cláudia Teodoro


Sismos e Estações Sísmicas

Público-alvo: alunos do 9.º ao 12.º ano de escolaridade
Docentes: Helena Sant'Ovaia


Smog Fotoquímico

Público-alvo: alunos do 9.º ao 12.º ano de escolaridade
Docente: Joaquim Esteves da Silva


Chuvas Ácidas

Público-alvo: alunos do 9.º ao 12.º ano de escolaridade
Docente: Joaquim Esteves da Silva


Camada e Buraco de Ozono

Público-alvo: alunos do 9.º ao 12.º ano de escolaridade
Docente: Joaquim Esteves da Silva


Concentrações de gases estufa e mudanças climáticas

Público-alvo: alunos do 9.º ao 12.º ano de escolaridade
Docente: Joaquim Esteves da Silva


Tratamento da água para consumo

Público-alvo:alunos do 9.º ao 12.º ano de escolaridade
Docente: Joaquim Esteves da Silva


Terra digital: perspetivas em Sistemas de Informação Geográfica

Público-alvo: alunos do 9.º ao 12.º ano de escolaridade
Apresentação: Nos últimos anos, a utilização das tecnologias de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) tem tido uma forte evolução de uma forma cada vez mais consciente, aumentando a importância que estes têm como base sólida de conhecimento e de informação de suporte nas mais variadas áreas. A palestra “Terra Digital: perspetivas em sistemas de informação geográfica” permite dar a conhecer algumas das novas tecnologias SIG aplicadas em diferentes áreas, tais como ambiente, geologia, gestão de riscos, etc, e das mais variadas formas de implementação (SIG Desktop, SIG mobile, e webSIG), através da apresentação de alguns exemplos de trabalhos desenvolvidos na área da Engenharia Geoespacial.
Docente: Lia Duarte

FCUP Palestras - DM


Malabarismo e Matemática - algumas relações inesperadas

Público-alvo: Adaptável a todos os públicos (mas mais apropriada para o ensino secundário)
Atividade: O malabarismo é uma arte que poucas pessoas associariam à matemática. Há, no entanto, entre estas duas atividades muito mais ligações do que se possa suspeitar à primeira vista. Nesta palestra são dados exemplos (alguns bem práticos!) dessa relação simbiótica entre o malabarismo e a matemática. Fala-se ainda da "essência" da matemática, da utilidade de coisas que parecem inúteis e da importância de fazer bem as coisas mais simples.
AVISO: Esta palestra poderá provocar o desejo incontrolável de aprender alguns movimentos malabares ou, mais grave ainda, a tentação de estudar mais matemática.
Docente: António Machiavelo



Pi: um Número Envolto em Mistério (disponível através de tecnologias EAD) 

Público-alvo: Adaptável a todos os públicos
Atividade: Depois de um breve passeio pela história do “nascimento” do número pi, fala-se de irracionalidade e transcendência, da quadratura do círculo, de fórmulas surpreendentes, de algoritmos para o seu cálculo, de problemas em aberto, de mnemónicas e de poesia, assim como da importância das coisas aparentemente inúteis.
Docente: António Machiavelo


Os Números Primos e os Seus Segredos (disponível através de tecnologias EAD) 

Público-alvo: Adaptável a todos os públicos
Atividade: Grande parte da importância dos números primos advém do facto de serem os componentes “atómicos”, indivisíveis, dos números naturais. Apesar da simplicidade da noção de primo, há imensos enigmas por resolver sobre estes misteriosos números. Que padrões formam? Quantos há? Qual o maior número primo conhecido? Como foi descoberto? Estas são algumas das questões que se abordam nesta palestra, sendo mencionadas outras a que ninguém sabe ainda responder. Fala-se também de prémios monetários que existem para a descoberta de números primos grandes e da razão de ser desses prémios.
Docente: António Machiavelo


Números Primos e a Procura de Inteligência Extraterrestre (disponível através de tecnologias EAD) 

Público-alvo: Adaptável a todos os públicos
Atividade: Nesta palestra fala-se de maneiras exóticas de representar números, das suas propriedades mais secretas e de alguns dos seus mistérios mais recônditos, de números realmente grandes e de algumas possibilidades para iniciar uma conversa com eventuais seres inteligentes de outros sistemas solares.
Docente: António Machiavelo


Ultra-Secreto! A Matemática nas Comunicações Confidenciais (disponível através de tecnologias EAD) 

Público-alvo: Adaptável a todos os públicos
Atividade: A Criptografia é usada há milénos por entidades militares, governos, sociedades secretas, e mesmo amantes. Desde a invenção da internet, tornou-se essencial à sociedade civil, sendo amplamente usada pelo cidadão comum, a maior parte das vezes sem que este tenha consciência disso. Nesta palestra pretende-se dar uma ideia do que é a Criptografia, descrever alguns dos seus usos contemporâneos e mostrar de que modo a Matemática está intimamente envolvida nas comunicações secretas e no comércio eletrónico, permitindo ainda transpor muitos processos comerciais do mundo físico para o ciberespaço.
Docente: António Machiavelo


A Natureza dos Objetos Matemáticos (disponível através de tecnologias EAD) 

Público-alvo: Professores (de Matemática e de Filosofia) e alunos do ensino secundário
Atividade: A questão da natureza dos objetos matemáticos é, desde há muito, fonte de perplexidade para várias gerações de matemáticos e de filósofos. Para quem defende que não passam de meras construções mentais do Homo Sapiens, fica o problema de explicar a enorme eficácia da Matemática para lidar com questões do mundo real. Para quem defende a sua existência, fica o problema de explicar de que forma existem. Nesta palestra defende-se o segundo ponto de vista, e tenta-se dar "corpo" (ou será "alma"?...) aos objectos matemáticos.
Docente: António Machiavelo


Sobre a Utilidade da Matemática (disponível através de tecnologias EAD) 

Público-alvo: Professores e alunos do ensino secundário
Atividade: Nesta palestra são dados exemplos de aplicações concretas e contemporâneas da Matemática, do seu papel no quotidiano, bem assim como de algumas das suas aplicações mais subtis, mas não menos importantes. Fala-se de grafos, de criptografia, de números primos e algumas coisas mais, mas tudo com o objectivo de dar algumas respostas à eterna pergunta: "E para que é que isto serve?".
Docente: António Machiavelo


O que É exatamente e para que Serve mesmo a Matemática? - Uma perspetiva pessoal (disponível através de tecnologias EAD) 

Público-alvo: Professores e alunos do ensino secundário
Atividade: Nesta palestra fala-se de possíveis respostas àquela que é uma das perguntas mais frequentes dos estudantes (e não só): “Para que serve?". Argumenta-se que, antes de tentar responder a esta pergunta, convém reflectir bem sobre o que é a matemática, assunto sobre o qual é dada uma perspetiva pessoal. Dão-se exemplos de algumas das aplicações actuais da matemática, mostrando o papel que esta área do conhecimento tem no tecido tecnológico, exibindo a sua importância evolutiva e o seu potencial para construir futuros melhores. Pelo caminho, fala-se de aplicabilidades do que muitas vezes é aparentemente inútil, assim como de falsas dicotomias, em particular a que (demasiado) frequentemente opõe o abstracto ao concreto.
Docente: António Machiavelo


Matemática e Literatura: algumas interseções (disponível através de tecnologias EAD) 

Público-alvo: Professores e alunos do ensino secundário
Atividade: Há muito mais coisas em comum entre a matemática e a literatura do que é comummente imaginado. Nesta palestra são dados exemplos concretos, desde passagens matematicamente interessantes em grandes obras da literatura nacional e mundial a movimentos literários com forte apelo matemático. Pretende-se ainda evidenciar algumas relações íntimas entre a “essência" da matemática e a da poesia.
Docente: António Machiavelo


Matemática: mais que uma linguagem universal (disponível através de tecnologias EAD) 

Público-alvo: Professores e alunos do ensino secundário
Atividade: Dos códigos correctores de erros à criptografia, de vários métodos de optimização à resolução dos mais difíceis problemas de logística, a Matemática desempenha um papel sempre crescente no tecido empresarial e em diversas indústrias. Apesar disso, é uma área do conhecimento em grande parte desconhecida da maioria das pessoas, sendo as suas aplicações tecnológicas completamente invisíveis, havendo mesmo inúmeras ideias erradas sobre a natureza e os objectivos desta atividade humana. Através de alguns exemplos simples, tenta-se mostrar o que efetivamente é a Matemática - que Galileu descreveu como a linguagem em que o Universo foi escrito. Faremos uma muito breve viagem ao “coração" da Matemática, ao seu lado mais íntimo, o das ideias que permitem resolver alguns dos enigmas mais profundos do Cosmos e atacar complicados problemas com que a nossa espécie teve e tem de lidar. Espera-se que esta viagem, apesar de breve, revele o lado poético e, simultaneamente, útil (estas duas facetas não são antagónicas, como muitas vezes se pensa!) da Matemática.
Docente: António Machiavelo


O Universo das Formas e a Forma do Universo (disponível através de tecnologias EAD) 

Público-alvo: Professores e alunos do ensino secundário
Atividade: Há mais de 3800 anos que a Matemática fornece ferramentas que eventualmente permitiram descobrir a forma do "mundo" em que vivemos, que ajudaram a explorar outros “mundos" do nosso sistema solar e, mais recentemente, “mundos" noutros sistemas planetários. São ferramentas que permitem não só explorar o macrocosmos, como também o microcosmos. Porque é que a Matemática é tão eficaz nestas, e noutras, aplicações? Como pode ela ajudar-nos a descobrir o invisível (como já aconteceu), a explicar coisas que desafiam não só o senso comum, como também a própria imaginação? Mas será que conseguimos determinar a forma global do Universo? Será finito ou infinito? Se for finito terá uma orla?
Docente: António Machiavelo


Do Sopé das Montanhas à Lonjura das Estrelas (disponível através de tecnologias EAD) 

Público-alvo: Professores e alunos do ensino secundário
Atividade: Descrevem-se dois métodos da autoria do matemático persa Abū Rayḥān Bīrūnī (973–1048), um para determinar a altura de uma montanha (atenção: o método atribuído a Tales de Mileto para medir a altura de uma pirâmide não se aplica a montanhas — consegue ver porquê?), e um outro para determinar o raio da Terra, que é mais prático do que o que é atribuído a Eratóstenes. Pelo caminho falaremos também de como se usa geometria elementar para determinar a distância às estrelas, assim como de quanto tempo se demoraria de carro ou avião a chegar à Lua, ao Sol e a outras estrelas. E ainda de como se pode usar tudo isto no ensino de certos tópicos de matemática, do 1.º ciclo ao secundário.
Docente: António Machiavelo


Aplicações da Geometria (disponível através de tecnologias EAD) 

Atividade: A Geometria é apresentada como um ramo da Matemática particularmente pura e desligada de qualquer ligação a problemas concretos. Vamos ver como, de facto a Geometria pode ser empregue para resolver problemas bem reais.
Docente: José Carlos Santos


Números complexos (disponível através de tecnologias EAD) 

Atividade: Os números complexos não surgiram porque algum matemático ou engenheiro tinha demasiado tempo livre. Surgiram para resolver um problema concreto. E a história da sua origem é bastante tortuosa.
Docente: José Carlos Santos


Um Universo em Expansão: Origem e Evolução

Público-alvo: alunos do ensino secundário
Atividade: Matematicamente podemos construir o modelo cosmológico que nos apetecer. Contudo, nem todos são uma boa descrição do Universo que observamos.
Nesta conversa apresentaremos o que hoje acreditamos ser o modelo cosmológico científico que, de acordo com as observações disponíveis, melhor descreve a forma como o Universo evoluiu, desde épocas primordiais até à época atual.
Docente: Paulo Maurício


Um Universo de Informação: a “luz”

Público-alvo: Destinada preferencialmente ao 3.º ciclo do ensino básico; adaptável também para o ensino secundário
Atividade: Até à deteção recente de ondas gravitacionais, toda a informação que nos chegava, mesmo dos mais longínquos locais no Universo, era, e na sua maior parte continua a ser transportada pela radiação eletromagnética.
Será realçada por isso a importância da "luz" no contexto astronómico, a qual permite aprofundar o nosso conhecimento sobre o Universo, e serão apresentados exemplos concretos dessa importância para a evolução do conhecimento.
Depois de uma breve introdução histórica sobre o estudo das propriedades da "luz" (radiação eletromagnética), serão abordadas algumas dessas propriedades.
Docente: Paulo Maurício


Da Idade da Magia a Galileu: do Homem ao Universo

Público-alvo: Adaptável a todos os níveis de ensino
Atividade: Falaremos do nascimento da astronomia e da cosmologia, sublinhando as suas diferenças e semelhanças, e de como evoluiu o conhecimento nestas áreas. Começaremos em tempos remotos, com o Homem primitivo. Faremos uma 'visita' à civilização grega da Antiguidade, e abordaremos algum do conhecimento astronómico e cosmológico por ela criado. Falaremos da civilização árabe, e da sua importância para que fosse possível a revolução heliocêntrica iniciada com Nicolau Copérnico. Terminamos com a referência inevitável ao trabalho de Galileu que, com a utilização da luneta telescópica, projectou a astronomia para um período de evolução e desenvolvimento que de outra forma não teria sido possível.
Docente: Paulo Maurício


O Universo: Escalas e Conteúdo em Potências de 10

Público-alvo: Adaptável ao 2º e 3º ciclo do ensino básico
Atividade: Nesta apresentação falaremos das enormes diferenças de tamanhos ou escalas espaciais, e temporais, associados à enorme diversidade de partículas/objetos/estruturas que preenchem o Universo. Desde o 'infinitamente' pequeno ao 'infinitamente' grande.
Docente: Paulo Maurício


Uma Viagem pelo Universo

Público-alvo: Destinada preferencialmente ao 1.º ciclo do ensino básico
Atividade: Faremos uma viagem que começará na Terra e que nos irá afastar dela até onde a nossa imaginação conseguir… Pelo caminho faremos visitas a alguns lugares estranhos mas fascinantes. Exploraremos nebulosas, estrelas, planetas fora do sistema solar, buracos negros, outras galáxias, etc.
Docente: Paulo Maurício


Uma viagem musical pela álgebra

Atividade: Tema - Combinatória e Teoria de grupos
Docente: Samuel Lopes


Sobreviver à Lili Caneças e ao Mourinho: um desafio em que só a matemática te pode ajudar

Atividade: Tema - Probabilidades
Docente: Samuel Lopes


Simetria: velhos paradoxos, novas apologias

Público-alvo: Professores
Atividade: Tema - Geometria e Simetria
Docente: Samuel Lopes


Grafos: aplicações às ciências sociais e humanas

Atividade: tema - Grafos
Docente: Samuel Lopes


As teias da matemática

Atividade: tema - Grafos e Geometria
Docente: Samuel Lopes


Grafos ao microscópio: aplicações à genética

Atividade: tema - Grafos, Biologia, Reconstrução de DNA
Docente: Samuel Lopes


Navegar é preciso

Atividade: tema - Geometria
Docente: Samuel Lopes


Os processos experimentais no Ensino/Aprendizagem das Ciências

Público-alvo: Professores
Docente: Samuel Lopes


A Quarta Dimensão na Sala de Aula: Matemática, Cultura e Arte

Público-alvo: Professores (com versão workshop)
Atividade: tema - Matemática e Literatura
Docente: Samuel Lopes

FCUP Palestras - DQB


Experiências de Química in silico - o que são e para que servem

Público-alvo: alunos do ensino secundário
Material necessário: Videoprojetor
Atividade: A contínua evolução dos computadores e dos algoritmos de cálculo permite a modelação de sistemas moleculares cada vez maiores e realistas. Hoje em dia, a química computacional é estratégica no plano do desenvolvimento tecnológico, especialmente nas áreas da química biológica e na conceção de novos fármacos, catalisadores e materiais. Não é de estranhar, portanto, que a comunidade científica internacional tenha reconhecido a importância desta área ao atribuir dois prémios Nobel da Química, em 1998 e 2013, a trabalhos de desenvolvimento de ferramentas computacionais. Nesta palestra explica-se a relevância crescente da química computacional e das experiências in silico na investigação científica e no desenvolvimento tecnológico em contexto industrial. Apresentam-se também exemplos de modelação e visualização de estruturas moleculares usando programas específicos de acesso livre que um estudante/professor pode descarregar facilmente da internet e que permitirá dar os primeiros passos nesta nova área do conhecimento.
Docente: Alexandre L. Magalhães


Vibrações moleculares e efeito de estufa: uma perspetiva química

Público-alvo: alunos do ensino secundário
Material necessário: Projetor multimédia
Atividade: As problemáticas do efeito de estufa e do aquecimento global do nosso planeta têm despertado um crescente interesse na sociedade. Por isso, a sua abordagem foi introduzida nos programas de algumas disciplinas científicas do ensino secundário. Este assunto é normalmente analisado de uma forma qualitativa e os gases de estufa são identificados tendo em conta se absorvem ou não radiação eletromagnética na região do infravermelho (IV). Uma abordagem deste tipo é bastante limitada e não permite que o estudante aprenda a correlacionar a contribuição de um gás para o efeito de estufa com as suas propriedades físico-químicas. Para este efeito, é necessário considerar as frequências e intensidades das bandas de absorção dos gases de estufa no infravermelho (tendo em conta a sua sobreposição com o espetro de emissão da terra), o seu tempo de vida na atmosfera e as suas emissões resultantes de atividades humanas. Nesta palestra, será abordado o problema do efeito de estufa dentro de uma perspetiva química. Neste contexto, serão discutidas as caraterísticas essenciais que deve apresentar gás de estufa eficiente, designadamente: (i) absorver significativamente radiação IV nas janelas espetrais da Terra, (ii) apresentar um tempo de vida médio na atmosfera elevado e (iii) ser emitido em grandes quantidades devido a atividades humanas.
Docente: André Melo


Histórias com Química

Público-alvo: alunos do 1.º ciclo do ensino básico
Material necessário: Projetor Multimédia
Atividade: Contando histórias nas quais os valores e o conteúdo informativo podem ser apresentados, principalmente, por meio de aspetos lúdicos, distribuindo informações científicas ao longo de uma narrativa ficcional, onde há lugar para coloridas naves espaciais e viagens no interior das estrelas, ou ainda conversas com um mocho sobre a densidade e elementos químicos, poderá contribuir para despertar curiosidade e preparar o cérebro dos mais jovens para o processamento de conhecimentos mais intrincados. Nesta iniciativa, onde as informações precisas e complexas do meio científico são condensadas em linguagem acessível e histórias que se desejam que sejam atraentes, bem como em propostas práticas e experiências simples, o convite é fascinante: experienciar o território das histórias e do lúdico para nele aprender, com fascínio, o grande fascínio da química.
Docente: Carla Morais


Química, Sustentabilidade e Ambiente

Público-alvo: alunos do ensino secundário
Material necessário: Videoprojetor
Atividade: A química foi e continuará a ser uma ciência central para o desenvolvimento da Humanidade e das sociedades. A sustentabilidade dos compostos e novos materiais propostos para satisfazer as necessidades básicas e tecnológicas das gerações futuras depende do seu desempenho na interação com o ambiente e com o Homem. Nesta palestra serão abordados vários episódios da evolução do contributo da química para o desenvolvimento da Humanidade, da sustentabilidade desse contributo e o seu impacto no ambiente.
Docente: Carlos Rocha Gomes


CO2@Planet

Público-alvo: alunos do ensino secundário
Material necessário: Videoprojetor
Atividade: A molécula de dióxido de carbono servirá de ponto de partida para uma viagem pela química e o ambiente, passando pela vida e a tecnologia, suportes da atividade humana no planeta terra. Nesta palestra serão abordados alguns tópicos de química fundamental tendo como mote esta molécula e, simultaneamente, apresentada a sua importância na sustentabilidade da vida, para varias áreas da atividade industrial e implicações para o ambiente.
Docente: Carlos Rocha Gomes


Nanoquímica e Nanotecnologia: rumo aos Têxteis do Futuro (disponível através de tecnologias EAD)

Público-alvo: alunos do 9.º ao 12.º ano de escolaridade
Material necessário: Data-show e mesa para as demonstrações
Atividade: Nos últimos tempos, tem havido uma procura crescente por novos produtos têxteis e peças de vestuário com propriedades inovadoras e high-tech para um vasto leque de aplicações, desde o Desporto, Moda e Decoração até à Proteção, Transporte e Saúde. A Nanoquímica e a Nanotecnologia têm assumido um papel de destaque na Indústria Têxtil e do Vestuário para a criação e desenvolvimento desses novos produtos. Estas ciências têm permitido desenvolver novos nanomateriais cujas propriedades físico-químicas podem ser controladas minuciosamente, nomeadamente grafeno, nanotubos de carbono, nanopartículas de sílica, dióxido de titânio e nanopartículas metálicas. Através da incorporação desses nanomateriais em substratos têxteis é possível conferir novas funcionalidades de valor acrescentado às peças de vestuário, como por exemplo propriedades de auto-limpeza, repelência à água e à sujidade, termocromismo, proteção à radiação ultravioleta, retardância à chama, propriedades anti-microbianas, entre outras. Por outro lado, a redução das dimensões dos materiais incorporados nos têxteis permite proporcionar maior conforto, leveza e flexibilidade, sem comprometer o aspeto e o toque. Nesta palestra serão apresentados diversos exemplos do contributo da Nanoquímica para a produção de uma nova geração de têxteis funcionais e inteligentes que tem vindo a revolucionar a nossa Sociedade.
Docente: Clara Pereira


Catálise e Catalisadores: um trajeto verde rumo a um desenvolvimento sustentável (disponível através de tecnologias EAD)

Público-alvo: alunos do 9.º ao 12.º ano de escolaridade
Material necessário: Data-show e mesa para as demonstrações
Atividade: Catálise e Catalisadores são conceitos que fazem parte dos 12 Princípios da Química Verde e consequentemente, as suas contribuições para o desenvolvimento sustentável da sociedade é aceite atualmente como uma das grandes metas e desafios da Química atual. Dentro da área da Catálise e Catalisadores destacam-se os processos catalíticos que usam catalisadores heterogéneos (sólidos), que quando comparados com os catalisadores homogéneos (líquidos), são tipicamente mais estáveis, são facilmente separados do meio reacional e são reutilizáveis, permitindo o desenvolvimento de processos químicos mais limpos e ecossustentáveis. Nesta palestra, irão ser apresentados os princípios gerais da Catálise, os diversos tipos de reações catalíticas e catalisadores com recurso a vários exemplos onde se pode reconhecer a sua importância no desenvolvimento sustentável: i) processos catalíticos heterógeneos – catálise química - para a produção de bioprodutos e biocombustíveis a partir da valorização da biomassa, como produtos alternativos aos obtidos a partir do petróleo; ii) processos catalíticos ativados por radiação UV/visível – fotocatálise - para a degradação de poluentes em águas, permitindo melhorar a qualidade da água, e iii) processos electrocatalíticos – eletrocatálise – para a produção de energia limpa: pilhas de combustível.
Docente: Andreia Peixoto


Combustíveis verdes: as alternativas de futuro aos combustíveis fósseis (disponível através de tecnologias EAD)

Público-alvo: alunos do 9.º ao 12.º ano de escolaridade
Material necessário: Data-show e mesa para as demonstrações
Atividade: A utilização massiva dos combustíveis fósseis a que se tem assistido desde há muitos anos faz antever uma possível escassez no futuro, o que terá consequências muito importantes em termos de sociedade e economia. Paralelamente, a sua utilização em grande escala origina também a emissão de gases de efeito de estufa para o ambiente (por ex. CO2 e vapor de água), contribuindo para as alterações climáticas que se observam hoje em dia. É por isso um dos grandes desafios do século XXI encontrar combustíveis alternativos ecossustentáveis, designados combustíveis verdes. Neste contexto, a produção de biocombustíveis a partir dos diferentes tipos de biomassa existentes no planeta, apresenta-se como uma das alternativas mais promissoras. Assim, nesta palestra serão apresentados diversos exemplos da utilização de diferentes tipos de biomassa e resíduos industriais para a produção de biocombustíveis, como por exemplo a produção de biodiesel.
Docente: Andreia Peixoto


Nanomateriais moles auto-organizados: o que são e para que servem?

Público-alvo: alunos do ensino secundário
Material necessário: Data-show e mesa para as demonstrações
Atividade: Géis, lipossomas, nanoemulsões e cristais líquidos são exemplos de materiais moles que estão organizados à nano-escala. São constituídos por moléculas—como por ex., lípidos, tensioativos e polímeros—com propriedades fascinantes de auto-agregação. Como e porque se formam estes nanomateriais? Qual a sua estrutura à escala microscópica? Para que servem? Desde a formulação de medicamentos e conceção de ecrãs LCD à produção de alimentos e tintas, passando pelos materiais avançados e a nanotecnologia, veremos como a área da Química dos materiais moles tem estado na vanguarda de diversas inovações tecnológicas e tem trazido inúmeros benefícios à sociedade.
Docente: Eduardo Marques


Química e Nano(bio)tecnologia

Público-alvo: alunos do ensino secundário
Material necessário: Projetor multimédia
Atividade: Conversa com os estudantes sobre o que é a nanotecnologia e a bionanotecnologia e qual o papel da química nestas novas tecnologias. Apresentação de alguns exemplos de produtos já comercializados, bem como de produtos em desenvolvimento e discussão sobre o impacto da nanotecnologia na sociedade atual e futura.
Docente: Eulália Pereira


Máquinas moleculares: da biologia para a alta-tecnologia

Público-alvo: alunos do ensino secundário
Material necessário: Projetor Multimédia
Atividade: Máquinas moleculares são moléculas ou agregados moleculares capazes de desempenhar uma função mecânica em resposta a um estímulo físico ou químico. Tendo como inspiração os sistemas biológicos, as máquinas moleculares são consideradas o futuro da nanotecnologia, em aplicações que irão desde os computadores moleculares de alto desempenho até nanorobots para aplicações médicas.
Docente: Eulália Pereira


Química, alquimia, cultura científica, filosofia e religião (disponível apenas através de tecnologias EAD)

Atividade: A Ciência em geral e a Química, em particular, desbravam os "mistérios da natureza", com uma aproximação e uma metodologia próprias. Estas abordagens conferem às ciências uma robustez e uma relevância social e intelectual impressionante. Era quase inimaginável a vida de hoje em dia sem a ciência e os seus contributos, para a compreensão do mundo e para a base da tecnologia de que nos servimos para qualificar a nossa vida. A química, neste contexto, assume papel particular. As questões sobre 'o livro da natureza' não esgotam as perguntas do homem e os cruzamentos com outras questões de natureza filosófica, artística e religiosa estão em cima da mesa. A alquimia, nos primórdios da química, é um exemplo de uma combinação algo 'explosiva' entre a questão científica e a questão religiosa e metafísica. Da alquimia se parte para o olhar contemporâneo e uma cosmovisão onde podem coexistir e até se compatibilizar as questões científicas e as questões filosóficas e religiosas.
Docente: João Paiva
Duração: 25min palestra + 25min questões


Materiais do dia-a-dia. Onde está a Química, a Física e a Tecnologia?

Público-alvo: alunos do 9.º ao 12.º ano de escolaridade
Material necessário: Videoprojetor
Atividade: No dia-a-dia usamos materiais comuns, banais, mais ou menos sofisticados/avançados. A química, a física e a tecnologia associada à produção, desenvolvimento e conhecimento dos materiais é fascinante! Este tema é apresentado de forma simples, interativa (incluindo demonstrações prática). É feita uma abordagem direta, interrogativa e provocatória sobre o conhecimento das propriedades, funcionalidades e aplicação prática de uma série de materiais que todos pensamos conhecer.
Docente: Luís Belchior Santos


A água 

Público-alvo: alunos do ensino secundário
Material necessário: Videoprojetor
Atividade: Todos sabemos que a água desempenha um papel fundamental na vida e no equilíbrio ambiental do nosso planeta, onde existe em abundância nos estados sólido, líquido e gasoso. Esta relevância da água deriva das suas peculiares propriedades físico-químicas. Serão discutidas características e consequências dessas propriedades, com especial relevo para aquelas que decorrem das ligações de hidrogénio, quer na água líquida, quer na água sólida (gelo).
Docente: Manuel João Monte


Química em Ação

Público-alvo: alunos do 9.º ao 11.º ano de escolaridade
Material necessário: Data-show e mesa para as demonstrações
Atividade: A Química tem uma importância inquestionável e determinante em áreas tão diversas quanto as da pesquisa de recursos à aplicação de produtos, da produção de energia à indústria farmacêutica, da agricultura à arte. No âmbito desta ação de divulgação, realizam-se algumas experiências simples que evidenciam a presença da Química no nosso quotidiano.
Docente: Maria das Dores Ribeiro da Silva
Investigadora: Vera Freitas


Química e Desenvolvimento Sustentável: Desafios no Século XXI!

Público-alvo: alunos do ensino secundário
Material necessário: Data-show e mesa para as demonstrações
Atividade: Compreender a estrutura da matéria tem permitido criar novos e úteis materiais, alguns absolutamente essenciais à sociedade moderna, bem como à sua futura evolução. O método científico conduz à compreensão da formação da matéria e da produção de substâncias com as propriedades desejadas. No séc. XX, a Química desenvolveu-se sem o devido acompanhamento crítico dos efeitos laterais de muitos produtos no ambiente, na biosfera ou na saúde humana, com frequente uso abusivo de meios não indispensáveis à vida. A importância de conciliar as necessidades contínuas da humanidade com a proteção do meio ambiente e a capacidade da Terra para fornecer essas necessidades é, hoje, mais reconhecido. A Química e a Tecnologia Química desempenham um papel importante neste processo, mas a interdisciplinaridade e multidisciplinaridade surgem como conceitos extremamente importantes. No século XXI, a Química tem um enorme desafio: transmitir à sociedade a necessidade urgente de repensar o seu atual posicionamento com vista à sustentabilidade. Compete ao Homem saber usar a inteligência e o bom senso para aliar o conhecimento disponível com a aplicação que dele faz.
Docente: Maria das Dores Ribeiro da Silva
Investigadora: Ana Luísa Ribeiro da Silva


Inteligência artificial e Química: do aproveitamento de reações falhadas à otimização de processos

Público-alvo: alunos do ensino secundário
Material necessário: Videoprojetor
Atividade: Criar um futuro mais sustentável passa necessariamente por encontrar novas formas de chegar a materiais com propriedades úteis, ou então de mitigar o impacto ambiental de produtos secundários, transformando-os, preferencialmente em produtos de valor acrescentado. O uso de catalisadores desempenha um papel vital para atingir estes objetivos, mas à medida que novos catalisadores são desenvolvidos chega a altura de perguntar qual é o mais adequado para uma dada aplicação, e se podemos desenhar novos catalisadores tendo por base o conhecimento adquirido em experiências anteriores. Neste contexto, os métodos de inteligência artificial permitem processar uma grande quantidade de informação, fornecendo direções para melhorar o design e a optimização de novos processos catalíticos. Esta palestra foca-se na apresentação de métodos de inteligência artificial no contexto da análise de dados sobre catalisadores conhecidos e a sua importância no desenvolvimento de métodos sustentáveis de produção de novos produtos químicos assim como na mitigação de emissões poluentes.
Docente: Maria Natália D. S. Cordeiro
Investigador: 
Filipe Teixeira


A química no espaço virtual 
(disponível através de tecnologias EAD)

Público-alvo: alunos do ensino secundário
Material necessário: Videoprojetor
Atividade:  Esta palestra pretende mostrar o papel que um computador pode desempenhar na química, ao simular com realismo as experiências que são realizadas no laboratório e aquelas que são impossíveis/difíceis/perigosas de desempenhar. Pretende ainda apresentar aos alunos imagens de simulações de sistemas atómicos, fazendo-os ver a matéria tal como ela realmente é à escala atómica. Esta atividade promete ser uma janela para ver o mundo invisível dos átomos e moléculas.
Docente: Pedro Fernandes


Alimentação: Do período Quinhentista ao Contemporâneo

Público-alvo: alunos do ensino secundário
Material necessário: Videoprojetor
Atividade: A alimentação é uma ciência que tem evoluído muito ao longo dos tempos. Inicialmente havia uma concepção filosófica-metafísica (filosofia médica clássica) do “alimento” baseado na doutrina proposta por Cláudio Galeno (médico e filósofo romano do ano 129 d.C.) conhecida como teoria dos quatro humores. Até então as três componentes Culinária, Dietética e Medicinal eram vistas em conjunto. A partir do século XVIII com a afirmação das ciências naturais, o conhecimento científico introduziu alguma racionalidade separando estes três componentes. Desenvolveu-se, assim, um novo conceito de “Qualidade Alimentar” focado essencialmente em três aspetos: nutricional; sensorial; segurança alimentar (química e microbiológica).
Docente: Victor Freitas


A cor das plantas e dos alimentos

Público-alvo: alunos do ensino secundário
Material necessário: Videoprojetor
Atividade: A cor é um dos fenómenos da natureza mais extraordinários que acompanha o homem ao longo da sua evolução, tendo um papel importante na sociedade, quer do ponto de vista comunicacional, como na orientação da forma como nos vestimos e como comemos, podendo ainda desencadear um conjunto vasto de emoções. Por estas e outras razões, a cor tem sido intensamente estudada e, de um modo geral, resulta da interação da luz (visível) com a matéria envolvendo fenómenos físicos (p. ex. dispersão da luz), químicos (presença de composto com grupos cromogénicos ) e físico-químicos (ex. iridescência).
Docente: Victor Freitas

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