6. Paula Melo e Natália Teixeira

Paula Melo e Natália Teixeira são as nossas convidadas neste episódio do “U.Porto Generation GAP”,  mãe e filha, ambas alumni da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP).

Paula Melo nasceu em Coimbra e licenciou-se em Biologia pela FCUP em 1990. Ainda no 4.º ano do curso foi monitora no Departamento de Botânica na mesma Faculdade, e um ano mais tarde, assistente. Em 2003 fez o doutoramento em Biologia, passando a professora auxiliar no Departamento de Biologia (após a fusão do Departamento de Botânica com o de Zoologia). É diretora do mestrado em Biologia Funcional e Biotecnologia de Plantas, regente de várias unidades curriculares de licenciatura na área da fisiologia vegetal e é também responsável pelo grupo de investigação Plant Productivity, do Centro de Investigação em Produção Agroalimentar Sustentável – GreenUPorto.

A filha, Natália, licenciou-se em Bioquímica em 2020 e concluiu o mestrado em Aplicações em Biotecnologia e Biologia Sintética em 2022 na mesma instituição. Entusiasta pela inovação na saúde é, atualmente, cientista convidada no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da Universidade do Porto, onde se encontra a desenvolver competências no ramo da nanomedicina. A sua curiosidade persistente e gosto por viajar faz com que tenha como objetivo adquirir cada vez mais conhecimento noutros pontos do planeta, sempre que as circunstâncias assim o permitirem, sem nunca deixar totalmente para trás o cantinho a que chama sua casa, no Porto.