5. Carlos Carreiro e Rita Carreiro

Neste “U.Porto Generation GAP”, conhecemos Carlos Carreiro e a filha Rita Carreiro, ambos  alumni da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP).

Carlos Carreiro nasceu em Ponta Delgada, nos Açores, em 1946. Veio para Lisboa estudar Direito, mas a paixão pelas artes trouxe-o para a Invicta, para fazer o curso de Pintura da Escola Superior de Belas Artes do Porto. Atualmente professor associado aposentado da FBAUP, formou em 1976 o Grupo Puzzle com Graça Morais, Jaime Silva, Dario Alves, Albuquerque Mendes, Fernando Pinto Coelho, Pedro Rocha, João Dixo e Armando Azevedo.
Ao longo da sua carreira recebeu 16 prémios e menções honrosas em pintura. Comissariou várias exposições, de que são exemplo Pintura Moderna Soviética, na Galeria da Praça, no Porto (1990), Artistas Açorianos, na Casa das Artes, no Porto (1991) e ESBAP / FBAUP – 215 anos de Belas Artes do Porto, na Alfândega do Porto (1995). Comemora este ano 50 anos de carreira, começada em abril de 1973 com uma exposição individual no Porto na Galeria ZEN / 111, a que se seguiram mais 74 exposições individuais e antológicas em inúmeras galerias e outras instituições. Participou em mais de 300 exposições coletivas em Portugal e no estrangeiro. Nas comemorações do 10 de Junho de 2006, foi-lhe atribuída a condecoração de Grande Oficial da Ordem do Mérito.

A sua filha Rita nasceu no Porto em 1973. Vive e trabalha atualmente em Bruxelas. Licenciou-se em Pintura na FBAUP, fez o Mestrado em Belas Artes (M.A. in Fine Arts) no Wimbledon College of the Arts da University of London e fez Erasmus na Sheffield Hallam University, Sheffield, em 1995.
Em 2001 recebeu o prémio de pintura da terceira edição do Prémio Amadeo de Souza-Cardoso, atribuído pelo Museu Amadeo de Souza-Cardoso, em Amarante.
Expõe regularmente desde 1995, coletiva e individualmente.
Ao longo dos anos tem colaborado em diferentes áreas, como instalação, representação e performance.