10. João Veloso e Tiago Veloso

Esta semana no U.Porto Generation GAP temos connosco João Veloso, alumnus da licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses e Franceses, que frequentou entre 1986 e 1990 na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), e o seu filho Tiago Veloso, ainda estudante do terceiro ano da licenciatura em Filosofia na FLUP, onde ingressou em 2020.

Tiago Veloso sente-se principalmente cativado pelas áreas de epistemologia e de estética e pretende prosseguir o seu estudo trabalhando nesses domínios. Ocupa um cargo na direção do núcleo de alunos do seu curso desde 2021 e gosta de passar os seus tempos livres com música, literatura e, sobretudo, com cinema.

João Veloso é professor catedrático de Linguística da FLUP, estando atualmente na Universidade de Macau a dirigir o Departamento de Português. Enquanto estudante de licenciatura, foi presidente da Associação de Estudantes. Também na FLUP, doutorou-se em Linguística em 2004. Publicou mais de uma centena de trabalhos, sobretudo na área da fonologia do português. É membro integrado do Centro de Linguística da Universidade do Porto, de que foi coordenador científico durante 14 anos.
O seu trabalho levou-o a colaborar com diversas instituições da Europa, Brasil, Estados Unidos, África, China e Timor-Leste; aliás, parte da sua formação inicial em fonética experimental foi realizada na Universidade de Estocolmo e, anos depois, foi professor visitante de Linguística Portuguesa na Universidade de Porto Rico.  Entre 2018 e 2022, foi pró-reitor da Universidade do Porto, com a tutela da Inovação Pedagógica, Promoção da Língua Portuguesa e Instituto Confúcio. João Veloso gosta de ensinar, de ler, de música, de caminhar, de praia e de viagens, de livros, de árvores e de gatos.

Nota: João Veloso foi entrevistado via Zoom.