1. Begoña Perez-Cabezas

Iniciando a rubrica “U.Porto IN”, temos connosco Begoña Perez-Cabezas, nascida em Espanha, em Terrassa, Barcelona, orgulhosamente catalã, mas filha de pais andaluzes. Begoña é licenciada em Biologia e mestre em Imunologia pela Universitat Autònoma de Barcelona, doutorando-se, também em Imunologia, no Institut d’Investigació Germans Trias i Pujol (uma unidade da Universitat Autònoma de Barcelona). A partir de 2012, concentrou-se no estudo da modulação do sistema imunológico do hospedeiro através de agentes patogénicos, principalmente parasitas protozoários, com especial foco em Leishmania infantum, o agente etiológico da leishmaniose canina na Europa. O seu trabalho inclui estudos básicos e translacionais (ensaios pré-clínicos para testes de medicamentos e vacinas) e foi desenvolvido em diferentes instituições de investigação portuguesas. Realizou um pós-doc na área de Imunologia e Infeção (bactérias) no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da U. Porto e um pós-doc na área de Imunologia e Infeção (parasitas) no Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC)/Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da U. Porto. Fez ainda o mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico na Faculdade de Engenharia da U. Porto.  Atualmente, é responsável pela implementação do conceito One Health no ICBAS, e está interessada em continuar a desenvolver investigação nesta mesma área. Vive em Portugal há alguns anos, já pensa em português, gosta da qualidade de vida que o país lhe proporciona, mas sente saudades do calor e do mar da vizinha Espanha. Para saber como é que Begoña veio parar a Portugal tem de ouvir o podcast, mas podemos adiantar-lhe que Portugal foi a escolha do amor!