9. Adriano Bordalo e Sá e Joana Bordalo e Sá

Temos connosco neste episódio do U.Porto Generation Gap Adriano A. Bordalo e Sá e Joana Savva Bordalo e Sá, pai e filha, ambos alumni do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS). Adriano Bordalo e Sá doutorou-se no ICBAS em 1992 (Ciências Biomédicas), fez a agregação em 2003 e ascendeu a professor catedrático em 2023 (Biologia e Ambiente). Publicou mais de 130 artigos científicos, livros e capítulos de livros, e desenvolve investigação nas áreas de ecologia microbiana, ecologia aquática e saúde tropical. Parte importante da sua investigação é realizada na África Ocidental e Oriental com o objetivo de encontrar soluções para problemas no âmbito da saúde humana e recursos hídricos.

Joana Bordalo e Sá licenciou-se em Medicina no ICBAS em 2004. É oncologista médica no Instituto Português de Oncologia do Porto, onde coordena o internato médico. Fez o mestrado em Medicina e Oncologia Molecular na Faculdade de Medicina da U.Porto e é docente externa do ICBAS. Tem experiência em investigação clínica, ensaios clínicos e estudos da vida real. Conta com várias publicações de artigos científicos, capítulos de livros e trabalhos em congressos internacionais e nacionais. Pertence ainda ao Colégio de Oncologia Médica da Ordem dos Médicos. Adicionalmente, tem experiência de voluntariado médico, tendo integrado equipas de trabalho no Líbano com refugiados, mas também na Índia e Guiné-Bissau. Atualmente é a presidente do Sindicato dos Médicos do Norte e da Federação Nacional dos Médicos.