Transição Energética e
Competitividade Industrial
28 Outubro 2022
Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto
Praça Gomes Teixeira, Porto, Portugal
SPERTUS é uma plataforma de debate e reflexão, formada por prestigiados cientistas e tecnólogos do setor energético, pretende ser um polo estratégico de conhecimento diante de um dos grandes desafios do mundo atual: a transição energética. Atuará como um ponto de encontro para a identificação do conhecimento e potencial tecnológico existente nos centros de investigação e o alinhamento com as reais necessidades do mundo empresarial e industrial. Procura assim, debater e potencial a criação de conhecimentos relevantes no domínio das tecnologias e infraestruturas de produção transporte e armazenamento de energia, satisfazendo as necessidades do tecido empresarial, em especial, energias renováveis, hidrogénio verde e mobilidade elétrica. Todas elas são tecnologias essenciais na nova economia verde, facilitando a sobrevivência e atualização de setores que serão afetados pelo processo de transição energética. Outros aspetos transversais relacionados com o processo de transição terão lugar neste debate tais como: economia; segurança; defesa; jurídico-administrativos; impacto na sociedade.
A terceira reunião do SPERTUS será realizada na Reitoria da Universidade do Porto, Praça dos Leões, a 28 de outubro de 2022, e organizada pela Universidade do Porto.
Conta com a participação e apoio de algumas das principais instituições e empresas na área da energia em Portugal e Espanha.
.
A transição energética, entendida como a grande transformação das atuais fontes e infraestruturas energéticas por fontes e rede energética estável que contribua para a descarbonização, baseado em energias renováveis e armazenamento eficiente de energia, é um grande desafio mundial. Ao nível da UE, significa não só descarbonização, mas também independência energética, e trará um grande reequilíbrio da atual arquitetura da UE transformando os países do Sul, especificamente a Península Ibérica, numa grande centro energético do continente. Esta transição deve ser justa, não deixando ninguém para trás e promovendo a solidariedade entre as regiões da UE e os estados membros, neutralizando o profundo estatuto regional e as diferenças de custos do processo nas diferentes fases do seu desenvolvimento.
Na atual edição do SPERTUS, o seminário será atualizado para constituir a Plataforma Ibérica sobre Transição Energética e Competitividade Industrial. Especificamente, será abordado o papel de Espanha e Portugal como grandes potenciais produtores e exportadores de energia verde, analisando os projetos atuais e futuros mais importantes a serem desenvolvidos em conjunto. Segurança energética, mobilidade e impacto social, bem como questões científicas e tecnológicas associadas à transição serão tratadas nas diferentes mesas redondas. Será dada especial atenção às iniciativas comuns lítio e matérias-primas, e aos projetos conjuntos de hidrogénio verde, e como devem servir de alavancas para a sua industrialização em setores tecnologicamente avançados, promovendo uma maior coesão europeia.
Áreas em destaque:
S1 | Impactos transversais na Economia e Sociedade
S2 | Recursos e Segurança energética
S3 | Transição energética, desafios em Ciência e tecnologia
KEYNOTE – Professora Elisa Ferreira (Comissária Europeia – Coesão e Reformas)
S4 | Visão Global sobre a transição energética
S5 | Recursos Energéticos e Projetos Singulares Ibéricos
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Programa
Inscrição
Agradecemos o seu interesse, mas as inscrições encontram-se encerradas por lotação esgotada da sala.
Apoio
Organização
Luís Belchior (FCUP | U.Porto)
Luís Varela (USC)
Alexandre Lima (FCUP | U.Porto)
Adriano Carvalho (FEUP | U.Porto)
Renata Costa (FCUP | U.Porto)
Josefa Salgado (USC)
Ana Lobo (FCUP | U.Porto)
José Costa (FCUP | U.Porto)
Créditos
CIQUP | IMS Centro de Investigação em Química U.Porto
Reitoria da Universidade do Porto
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
Universidade de Santiago de Compostela
Xunta de Galicia