Revista ESPAÇO PÚBLICO |The PUBLIC SPACE Journal: decorrem os convites para submissão de artigos para o Número 1 inaugural, com o tema “The search for a better common space” e que contará com textos/artigos de reconhecidos especialistas, nacionais e estrangeiros, alguns dos quais membros do Conselho Científico da revista.

O espaço público é um espaço de encontro e partilha, cuja perceção e significado variam consoante o seu desenho, contexto e práticas, adquirindo valores diversos para cada um. Já não é visto como uma simples dicotomia entre espaço público e privado, mas antes como o resultado, provisório, e uma construção que resulta de um processo moldado por políticas públicas, gestão e interações sociais, ecológicas (ou ambientais). O espaço público, mais ou menos natural ou artificial, modesto ou monumental, de fruição ou de contemplação, verdadeiramente público ou concessionado (ou privatizado?) e com forma e dimensão a mais diversa é vital para a vida coletiva, a ação política, a interação social e o desenvolvimento pessoal. 

Para o primeiro número desta revista que lhe é dedicado, a chamada de artigos pede contributos para encontrar caminhos capazes de o pensar e projetar no futuro, na sua diversidade, face aos desafios contemporâneos, designadamente os de inclusão e sustentabilidade.

 

SUBMISSÃO DE ARTIGOS

A Revista ESPAÇO PÚBLICO |The PUBLIC SPACE Journal cruza as áreas da arquitetura, planeamento urbano, geografia e arquitetura paisagista, permitindo uma compreensão abrangente do ambiente construído e da sua relação com o mundo natural. Pretende-se que os seus artigos explorem as interações complexas entre as atividades humanas, a conceção do espaço e o ambiente, a vida pública, a prática cultural, o projeto urbano, a ação política, a interação social e o desenvolvimento pessoal, a tecnologia, a sustentabilidade social e ambiental e a resiliência climática.

A revista constitui uma oportunidade para a publicação de material interdisciplinar, original, de base escrita e gráfica, que interessará a um elevado número de investigadores seniores e juniores.

 

Periodicidade: publicação semestral (último dia de maio / último dia de novembro).

Processo de submissão: 1) Submissões via OJS; 2) Processo revisão cega por pares (single-blind peer-review).

Procedimento para submissão:   os autores devem proceder ao registo na plataforma OJS e submeter através da plataforma o artigo teórico ou de revisão (entre 3000 a 6000 palavras) ou o ensaio visual/gráfico (entre 6 a 8 páginas, acrescidas de texto entre 1000 a 2000 palavras).

 

DATAS IMPORTANTES

Submissão de artigos ou ensaios

Até ao último dia de maio | Decisão dos revisores sobre as propostas até final de julho | Publicação do volume em novembro.

Até ao último dia de novembro | Decisão dos revisores sobre as propostas até final de janeiro | Publicação do volume em maio.

 

EQUIPA EDITORIAL 

Fernando Brandão Alves – FEUP | CITTA

José Rio Fernandes – FLUP | CEGOT

Paulo Farinha Marques – FCUP | CIBIO

Teresa Cálix – FAUP | CEAU