A revista Espaço Público é uma publicação de acesso aberto da Universidade do Porto, editada pela U.Porto Press, associada às unidades de investigação CEAU, CEGOT, CIBIO e CITTA, articulando as unidades orgânicas FAUP, FCUP, FEUP e FLUP.

Objetivos da revista Espaço Público

a) Promover e difundir investigação fundamental e aplicada, valorizando elementos de carácter visual associados a planos, projetos e estudos de urbanismo, ambiente urbano e design.

b) Contribuir para a compreensão da alteração da cidade e do espaço urbano em geral, associadamente à leitura do modo como planeamos, concebemos, construímos e gerimos o espaço, face aos desafios e perspetivas que se colocam à sociedade.

c) Fomentar a investigação transdisciplinar e em áreas da fronteira de diversas disciplinas científicas associadas ao estudo e intervenção no urbano.

Impacto da revista Espaço Público

É uma publicação inovadora por articular as áreas de Arquitetura, Arquitetura Paisagista, Geografia, Planeamento do Território e Urbanismo.

O domínio da perspetiva dos “futuros” e do cruzamento entre o conhecimento teórico, empírico e de projeto é de grande interesse e potencialidade. Em face da interceção disciplinar, a revista constitui ainda uma oportunidade para a publicação de material interdisciplinar, original, de base escrita e gráfica, que interessará a um elevado número de investigadores seniores e juniores.

ISSN: XXXX-XXXX

Periodicidade: publicação semestral (maio / novembro).

Processo de submissão: 1) Submissões via OJS e 2) Processo revisão cega por pares (single-blind peer-review).

ÉTICA, BOAS PRÁTICAS E RESPONSABILIDADES DOS INTERVENIENTES

A Revista Espaço Público está empenhada em assegurar os mais elevados padrões éticos em todas as fases do processo de publicação e adotam os princípios e recomendações de boas práticas na publicação do Committee on Publication Ethics (COPE, www.publicationethics.org).

É necessária a concordância de todas as partes envolvidas no ato de publicação (membros do Conselho Editorial, membros do Conselho Científico, autores/as e revisores/as), relativamente aos padrões de comportamento ético.

Não serão publicados textos que sejam identificados como plágio ou cujo conteúdo seja fraudulento. Todos os artigos serão validados com recurso a ferramentas informáticas de deteção de fraude.