Acesso ou Registar-se para submeter um artigo.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação junto de outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Quando disponíveis, foram fornecidos URLs para as referências.
  • O texto está em espaço simples; usa fonte de 12 pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores, na secção Sobre a Revista.

Submissão de manuscritos

A contribuição deve ser original e inédita e não se encontrar sob revisão ou para publicação junto de outra revista.

Os artigos devem constituir pesquisas originais que se coadunem com a missão e escopo da EsP /PsP. Devem ser sustentados pelas teorias e métodos relevantes a nível internacional para a área disciplinar em que se inserem.

O texto deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nesta secção "Para autores/as".


NORMAS DE SUBMISSÃO
São aceites e publicados artigos em português e inglês. Cada artigo deve incluir o título, resumo e palavras-chave em português e em inglês.


Todos os/as autores/as devem incluir as afiliações institucionais, endereços de e-mail e identificador ORCID. Um/a dos/as autores/as deve ser indicado/a como autor/a para correspondência, bem como fornecer todos os elementos para contacto, incluindo e-mail e morada institucional.


Os artigos devem evitar linguagem discriminatória.

Os/as autores/as devem assegurar-se de que os artigos obedecem rigorosamente às instruções aqui apresentadas. Caso não se verifique esse cuidado, os artigos serão devolvidos para retificação antes de ser encetado o processo de arbitragem científica.


Preparação do documento

  • Os textos para submissão devem ser submetidos através da Plataforma OJS / Open Journal Systems.
  • Cada artigo deverá conter entre 6000 e 8000 palavras, incluindo resumos, palavras-chave, tabelas, notas de rodapé, referências bibliográficas e apêndices.
  • O artigo deve incluir um resumo (e respetiva tradução) que não poderá exceder as 200 palavras.
  • Após cada resumo devem ser indicadas até 5 palavras-chave, separadas por vírgulas e em minúsculas.
  • O texto deve ser processado em espaçamento 1,5 entre linhas, a fonte deve ser Arial Narrow, tamanho 11 e as margens devem ser: margem superior – 3 cm; restantes margens – 2,5 cm.
  • Deve empregar-se itálico e nunca o sublinhado (exceto em endereços URL).
  • As imagens devem estar inseridas no texto e ser também submetidas separadamente em ficheiro JPG (ou compatível) com o mínimo de 300dpi.
  • Os gráficos devem estar inseridos no texto e ser também submetidos separadamente no ficheiro original (Excel).
  • As tabelas devem estar inseridas no texto em formato editável.
    Títulos, subtítulos e outras secções do texto devem ser inequivocamente diferenciados.
    • Devem ser evitadas notas de rodapé. Caso sejam imprescindíveis, devem ser numeradas.

CITAÇÕES E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Para a redação de citações no texto e da lista de referências bibliográficas deve ser seguido o manual de estilo da American Psychological Association (APA), 7.ª edição, excetuando as regras para o primeiro nome, que a ESC apresenta por extenso.

Citações
As citações no texto devem ser indicadas no formato (Autor, ano) e, se forem diretas, deve incluir-se o(s) número(s) de página(s). Ex: (Silva, 2021, p. 21); (Silva, 2021, pp. 22-23).

As citações com mais de dois/duas autores/as devem incluir apenas o apelido do/a primeiro/a autor/a, seguido de et al. (sem itálico). Ex: (Silva et al., 2021).

No caso de serem citadas várias referências, elas devem ser ordenadas por ordem alfabética do apelido do/a primeiro/a autor/a e separadas por ponto e vírgula. Ex: (Alves, 2021; Fontes, 2015; Sousa, 2017).

As citações com mais de 40 palavras devem aparecer em bloco indentado à esquerda (0,5 cm), sem aspas e em letra tamanho 10.

Referências
As referências devem ser organizadas alfabeticamente numa secção autónoma intitulada “Referências bibliográficas”. Todas as referências devem ser apresentadas de forma completa e rigorosa.

Todas as referências desta lista final devem ter sido utilizadas no texto, assim como todas as referências citadas no texto devem constar da lista.

Quando disponíveis, devem ser fornecidos os DOI e URL para as referências.

Formato das Referências Bibliográficas
Artigo com “digital object identifier” (DOI)

Autor, Nome (Ano). Título do artigo. Título da Revista com Iniciais Maiúsculas, volume(número), pp-pp. https://doi.org/xxxxx/xxxxx.xxxx

Lopes, Amélia, & Pereira, Fátima (2012). Everyday life and everyday learning: The ways in which pre-service teacher education curriculum can encourage personal dimensions of teacher identity. European Journal of Teacher Education, 35(1), 17-38. https://doi.org/10.1080/02619768.2011.633995

Artigo sem DOI disponível
Autor, Nome A., & Autor, Nome B. (Ano). Título do artigo. Título da Revista Com Iniciais Maiúsculas, volume(número), pp-pp. http://www.xxxxxxx


Clandinin, D. Jean, Lessard, Sean, & Caine, Vera (2012). Reverberations of narrative inquiry: How resonant echoes of an inquiry with early school leavers shaped further inquiries. Educação, Sociedade & Culturas, 36, 7-24. http://www.fpce.up.pt/ciie/revistaesc/ESC36/ESC36_D.Jean_Sean&Vera.pdf

Livro (versão impressa)
Autor, Nome (Ano). Título do livro em itálico: Inicial maiúscula também para o subtítulo. Editora.


Bianchetti, Lucídio, & Correia, José A. (2011). In/exclusão no trabalho e na educação: Aspectos mitológicos, históricos e conceituais. Papirus Editora.


Livro – organização ou coordenação (versão impressa)
Organizador, Nome (Ano). Título do livro em itálico: Inicial maiúscula também para o subtítulo. Editora.


Hedtke, Reinhold, & Zimenkova, Tatjana (Eds.). (2013). Education for civic and political participation: A critical approach. Routledge.


Livro eletrónico
Autor, Nome (Ano). Título do livro em itálico: Inicial maiúscula também para o subtítulo. http://www.xxxxxxx


Silva, Sofia M., & Landri, Paolo (Eds.). (2012). Rethinking education ethnography: Researching on-line communities and interactions. http://www.fpce.up.pt/ciie/?q=publication/e-books/edition/rethinking-education-ethhnography


Capítulo de livro
Autor, Nome A., & Autor, Nome B. (Ano). Título do capítulo. In Nome A. Organizador, Nome B. Organizador, & Nome C. Organizador (Eds.), Título do livro em itálico: Inicial maiúscula também para o subtítulo (pp. xxx-xxx). Editora.


Stoer, Stephen R., & Cortesão, Luiza (2008). Multiculturalism and educational policy in a global context (European perspectives). In Nicolas Burbules & Carlos Alberto Torres (Eds.), Globalizations and education critical perspectives (2nd ed., pp. 253-274). Routledge.


Dissertação ou tese não publicada
Autor, Nome (Ano). Título da tese em itálico [Tese de doutoramento ou dissertação de mestrado não publicada]. Nome da Instituição.


Macedo, Eunice (2012). School rankings, on the other hand…: Possibilities of young adult citizenship in the tension of educational and social change [Tese de doutoramento não publicada]. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.


Dissertação ou tese presente em repositório
Autor, Nome (Ano). Título da tese em itálico [Tese de doutoramento ou dissertação de mestrado]. Nome do Repositório. https://www.xxxxxxx
Loja, Ema (2012). The impact of dis/abl(e)ism on disabled people in Portugal: Fado, citizenship and the embodied self. Repositório Aberto da Universidade do Porto. http://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/64846


Comunicação ou poster não publicado
Orador, Nome (Ano, mês dia). Título da comunicação em itálico [Comunicação ou apresentação de poster]. Designação do congresso, Localização, País.


Young, Michael (2010, September 23-25). Education as a vocation: Lessons from Continental Europe [Keynote speech]. Annual Conference of the European Educational Research Association – ECER 2009, Vienna, Austria.


Comunicações publicadas
Orador, Nome (Ano). Título da comunicação. Título do livro de atas, volume, pp-pp. Editora.


Nogueira, Paulo, & Fonseca, Laura (2010). Sexual education and the school: Perspectives and sexual protocols of young men and women. ICERI2010 Proceedings, 3, 2060-2070. FPCEUP.

Para mais informações, por favor consulte o Publication Manual of the American Psychological Association (7ª edição).