Tendências da interculturalidade

Contribuições para formação de professores

Autores

  • Priscila Dalpiaz Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Andreza Cipriani Universidade Regional de Blumenau - FURB https://orcid.org/0000-0001-6462-1509
  • Marcia Selpa Heinzle Universidade Regional de Blumenau - FURB

DOI:

https://doi.org/10.24840/esc.vi63.430

Palavras-chave:

educação intercultural, educação Superior, diversidade cultural, multiculturalismo, currículo

Resumo

Trata-se de uma pesquisa sistemática da literatura, tendo como temática a interculturalidade sob a perspectiva de formação de professores da educação básica, no contexto nacional brasileiro. Os artigos foram identificados pelos mecanismos de busca do repositório digital LUME, no portal de periódicos CAPES e na plataforma SCIELO, sem escala temporal, local ou linguística. Pretende-se analisar criticamente as tendências das pesquisas acerca da interculturalidade, trazendo contribuições para o campo da formação de professores. Na sistematização, identificou-se 213 artigos publicados entre os anos 2007-2020, sendo selecionados 10 artigos, por tratarem especificamente do tema. A análise crítica dos artigos nos permitiu identificar lacunas nos currículos de formação dos professores no que diz respeito ao interesse e a incorporação da interculturalidade. Acerca das tendências, evidenciam-se aquelas centradas na práxis pedagógica voltadas para um pensamento crítico com reflexão da ação docente. Como contribuições, ressaltamos que este estudo contribui para uma cultura educativa mais democrática.

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Biografias Autor

Andreza Cipriani, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutoranda em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau -FURB, possui Graduação e Mestrado em Química pela mesma instituição. Atua na área de Educação em Química e Educação Superior.

Marcia Selpa Heinzle, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau – FURB, Especialização em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde – ENSP FIOCRUZ, Especialização em Dificuldades de Aprendizagem – UNIPLAC. Graduação em Pedagogia pela Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC. Professora e Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Regional de Blumenau – FURB.

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Publicado

2022-12-13

Como Citar

Dalpiaz, P., Cipriani, A., & Selpa Heinzle, M. R. (2022). Tendências da interculturalidade: Contribuições para formação de professores . Educação, Sociedade & Culturas, (63), 1–21. https://doi.org/10.24840/esc.vi63.430

Edição

Secção

ARTIGOS