Avançar para conteúdo principal

Leia a Revista Campus U.Porto

A Campus U.Porto é uma revista dirigida não só aos antigos estudantes, mas a toda a comunidade académica (estudantes, alumni, colaboradores, docentes e investigadores) e a públicos externos.

Além desta maior abrangência de públicos, a Campus U.Porto melhorou a qualidade dos conteúdos e do design da antiga revista U.Porto ALUMNI, procurando também aproveitar mais proficuamente as potencialidades do on-line. A Campus U.Porto apresenta um design atrativo, tem novas rubricas e mais páginas do que a anterior revista. Tudo isto resgatando o que de melhor teve a U.Porto Alumni e, naturalmente, sem deixar de dar uma grande atenção aos nossos antigos estudantes e de procurar reforçar a sua ligação à Universidade.

campus

A Campus U.Porto é enviada para os endereços de correio eletrónico dos membros da nossa comunidade académica, sendo o on-line a sua forma de distribuição principal. Contudo, a edição impressa está disponível na Reitoria, nas faculdades, nos centros de I&D e em outros espaços da Universidade. A revista em papel pode também ser pedida ao Serviço de Comunicação e Imagem da Reitoria, através do e-mail [email protected].

A antiga Revista U.Porto ALUMNI

Uma das formas mais estreitas de relacionamento da Universidade do Porto (U.Porto) com os antigos estudantes foi a sua Revista U.Porto ALUMNI. A Revista dos Antigos Estudantes da U.Porto U.Porto ALUMNI começou a ser publicada em junho de 2007, com uma tiragem de 60.000 exemplares e distribuída a todos os Antigos Estudantes registados no Gabinete do Antigo Estudante.

A evolução das tecnologias de informação e comunicação teve forte impacto quer nas formas de produção e edição dos media tradicionais, quer nos próprios hábitos de consumo informativo. Hoje, são já muitos os que preferem consumir os conteúdos noticiosos nos computadores pessoais, smartphones, tablets e demais dispositivos móveis. Consciente desta realidade, a sucessora da Revista U.Porto Alumni disponibiliza uma versão digital muito atrativa e ergonómica, com os mesmos conteúdos publicados em papel aos quais se juntam conteúdos com aplicações multimédia (vídeos, fotos, áudio, animações, etc).

Conheça a última edição: Nº 22 - agosto de 2015

Nesta edição, dá-se conta de uma “revolução” em marcha na Universidade, traduzida  num conjunto de transformações profundas nas metodologias de ensino da U.Porto (rubrica Em Foco) . Trata-se, pois, de uma revolução ao nível pedagógico, decorrente da introdução de um conjunto de inovações, muitas delas tecnológicas, nas salas de aula.

Inovador é também Eduardo Aires, o designer que concebeu a nova identidade visual da cidade. Nesta edição, traça-se o perfil do autor da marca “Porto.” e inventaria-se os seus principais projetos (Percurso). A U.Porto Alumni esteva também à conversa com outro primus inter pares da comunidade académica da U.Porto, o arquiteto Nuno Portas, que falou do SAAL, das cidades contemporâneas e de urbanismo em geral (Face-a-Face).

Destaque também para a nova estratégia para a empregabilidade da U.Porto (Porto, Cidade, Região), para os novos avanços científicos na área da regeneração celular (Investigar) e para a reabertura do renovado Planetário do Porto (Cultura).

Nesta edição, recordam-se ainda as peripécias do edifício que acolheu a Reitoria na Rua D. Manuel II (Vidas e Voltas) e entra-se no estranho mundo dos LIKEarchitects (Empreender).

Esta edição volta também a apostar o progressivo enriquecimento da “U.Porto Alumni com conteúdos multimédia. Fruto de uma parceria com a TVU, este trabalho pode ser comprovado nas entrevistas a Eduardo Aires e Nuno Portas ou numa visita ao renovado Planetário do Porto (ver vídeos).