Mentores da Mentoria U.Porto juntaram-se para partilhar experiências

O II Encontro das Comissões de Mentores/as da Mentoria U.Porto decorreu no dia 14 de março, no Salão Nobre da Reitoria.

Depois do enorme sucesso do I Encontro das Comissões de Mentores realizado em 2023, a Mentoria U.Porto apostou no regresso da iniciativa para a sua segunda edição, que superou todas as expectativas, registando-se uma forte presença e participação de estudantes das 13 unidades orgânicas e de 3 residências universitárias que a integram. O evento teve lugar no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto, no passado dia 14 de março, pelas 17 horas.

O Encontro juntou mais de 70 participantes (Mentores, Mentorados e Docentes) que, durante aproximadamente três horas, refletiram e discutiram sobre as dinâmicas da Mentoria a nível transversal e de cada UO/Residência num momento marcado pela participação ativa de todos os envolvidos, que em muito contribuíram para o crescimento e melhoria da Mentoria U.Porto.

O evento iniciou-se com uma Sessão de Boas-vindas, na voz de Teresa Medina, Presidente da Comissão Científico Pedagógica da Mentoria U.Porto que, de forma muito entusiasta, agradeceu a todos os presentes pela sua participação e frisou o papel cada vez mais ativo e crescente que a Mentoria tem vindo a assumir na Universidade do Porto e nas vivências sociais e académicas dos estudantes que nela participam ativamente.

De seguida, num 1º painel, foi o momento de ouvir os Mentores, sobre as suas perceções face ao papel e lugar que o Programa tem vindo a assumir na sua UO/Residência. Na globalidade, reforçaram o contributo dos Mentores para a integração social e académica dos novos estudantes e o lugar que a Mentoria tem tido na promoção de vivências académicas democráticas e solidárias na comunidade estudantil, potenciando momentos de interculturalidade e transversalidade para os estudantes. Neste quadro,  foi ainda destacada a importância das atividades desenvolvidas pelo Programa, a nível de cada UO/Residência e a nível transversal, para a melhoria da relação que os estudantes estabelecem não só com o curso e respetiva faculdade, mas também com a Universidade do Porto.

Num s 2º painel,  discutiram-se as questões da participação e da comunicação no Programa. Numa era profundamente digital, os mentores frisaram o excesso de informação que encontram diariamente e ressaltaram a importância de uma comunicação presencial e do “marketing boca-a-boca”, como uma das soluções mais eficazes para melhorar níveis de participação nas atividades. De um modo geral,  foi assinalada a diluição do papel que as redes sociais têm vindo a assumir  numa comunicação eficaz, reforçando a importância de manter um plano ativo de comunicação, mas sem esquecer a aposta numa comunicação  mais próxima e do diálogo com as pessoas.

No Encontro houve ainda tempo para apresentar as próximas atividades que a Mentoria U.Porto vai realizar ao longo do presente semestre, entre as quais: a presença  na Mostra da Universidade do Porto, o V Encontro da Mentoria U.Porto, a realizar na Faculdade de Letras,  no dia 16 de abrilum ciclo de Workshops, entre abril e maio,  a 2ª  Cãominhada,  em junho, as III Jornadas da Mentoria U.Porto, na Faculdade de Engenharia, também em junho e os seminários de formação dos mentores.

Importa realçar a postura de análise e reflexão crítica sobre  a Mentoria U.Porto de todos os presentes, envolvidos numa discussão coletiva que identifica aspetos a melhorar na atividade desenvolvida e procura soluções, contribuindo de modo muito significativo  para a melhoria do Programa, tornando-o ainda mais cativante para todos os estudantes da Universidade do Porto.

O Encontro, revelou, igualmente, o papel  crescente que a  Mentoria U.Porto tem assumido na “internacionalização em casa” e na promoção da interculturalidade, assinalando-se a presença na iniciativa e, de um modo  cada vez mais notório, na Mentoria U.Porto, de estudantes internacionais, provenientes de origens distintas como Brasil, Guiné, Moçambique, Angola ou Macau, entre outras, participando ativamente nas iniciativas da Mentoria (como mentores e mentorados).

Uma das mensagens mais salientes do Encontro centrou-se na importância que a Mentoria tem para os estudantes que a integram, constituindo-se também numa oportunidade para estabelecerem contactos mais amplos e próximos com estudantes e docentes da sua faculdade, mas também de outras UO e áreas científicas, valorizando a transversalidade que o Programa proporciona e estabelece diariamente.

Foi com um momento de coffee break e convívio que terminou mais uma atividade marcante do Programa, numa tarde de reflexão, discussão e partilha de perceções, experiências e soluções em prol da melhoria e do crescimento cada vez mais contínuo e significativo da Mentoria U.Porto.

Confere abaixo o vídeo e as fotografias