O que acontece na Mentoria U.Porto?

I Encontro das Comissões de Mentores/as do Programa de Mentoria U.Porto

O I Encontro das Comissões de Mentores/as, do Programa Transversal de Mentoria Interpares da U.Porto, realizou-se no dia 2 de março, na Casa Comum da Reitoria.
O Encontro juntou mais de 50 mentores/as, alguns/umas mentorados/as e docentes, constituindo-se como mais um momento imperdível da Mentoria U.Porto, com um ambiente afável e de boa disposição, de partilha de experiências e vivências.
No momento de boas-vindas, a presidente da Comissão Científico Pedagógica da Mentoria U.Porto, a professora Teresa Medina apresentou muitas novidades sobre a inserção do Programa de Mentoria no Projeto +Sucesso – Promoção do sucesso académico e redução do abandono escolar na U.Porto e as diversas atividades que se irão realizar neste 2º semestre,  abertas a todos os estudantes da U.Porto.
No momento seguinte, os presentes ficaram a conhecer um pouco mais sobre a atividade cultural da U.Porto, através da apresentação da Casa Comum e do Corredor Cultural.
Numa breve síntese do Encontro, damos conta de algumas perceções e salientamos alguns aspetos mais evidenciados pelos Mentores/as durante o momento de partilha.
A propósito dos diferentes modos e dinâmicas de organização, entre Mentores/as das UO e das Residências, que integram a Mentoria U.Porto, percebem-se várias regularidades nas experiências partilhadas, mas também surgem um conjunto de singularidades que reforçam o sentido de autonomia de cada UO na implementação do Programa. De facto,  foi possível identificar uma “nuvem de palavras” muito presente nas vozes dos mentores, como: partilha, formação, conhecer pessoas, ajuda e apoio, interação, coordenações e comissões, relação interpares, relação com os docentes, apoio institucional, relação com os serviços.
Há nos/as Mentores/as, e nas suas comissões, um sentimento generalizado de pertença, bem patente no recurso  a expressões e imagens em que se nomeiam enquanto “o coração, ou a alma da Mentoria”, ou ainda, como uma família ou um tesouro na Mentoria.
Observou-se uma predisposição para a análise e reflexão crítica do Programa, proveniente do envolvimento e do debate contínuo entre todos/as, com  constantes “chuvas de ideias” que, ora favorecem novas estratégias e ou soluções para os problemas identificados, ora apresentam ideias para  promoção de mais atividades.
Por fim, há histórias, muitas histórias que permeiam os dias da Mentoria, e que, naturalmente, animaram o Encontro. São histórias sobre festas, episódios engraçados, convívios vários, em muita, muita roda de conversa onde nunca falta a comida e que dão o mote para vários epítetos: “Saltar de avião? Só na Mentoria!” ; “Comida, comida é na Mentoria”; “Treinar línguas é na Mentoria”; “Festa? Comida? Tudo na Mentoria!”; “Há astros na Mentoria”; … tudo razões e mais razões para o “toca de seguir a Mentoria”.

Finalmente, fica o registo de algumas fotografias e um pequeno vídeo que também demonstram, em imagens, os bons momentos partilhados neste fim de tarde: