Trabalho, educação e cultura nas fronteiras entre o urbano e o campo
DOI:
https://doi.org/10.24840/esc.vi64.482Palavras-chave:
relação campo-cidade, permanência e êxito, educação/ensino profissional, educação do campo, ensino agrícolaResumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre as estratégias voltadas à permanência e êxito de alunos/as empreendidas por uma escola técnica estadual dedicada à formação profissional do campo, mas fisicamente localizada em território urbano, frente aos desafios apresentados por suas fronteiras socioespaciais e culturais. A pesquisa realizada teve caráter exploratório e descritivo. Utilizou-se a metodologia qualitativa para a coleta e análise dos dados, tendo sido analisados documentos, realizadas observações in loco e entrevistas semiestruturadas e em profundidade. Foram ouvidos o diretor, a supervisora pedagógica, dois professores e dois alunos dessa escola técnica agrícola. Os resultados obtidos contribuem para o alargamento do conhecimento sobre o tema, subsidiar novos estudos a respeito e fundamentar as ações de gestão de permanência e êxito escolares, ancoradas em dimensões culturais.
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