11. Viver com uma doença autoimune: quando o corpo combate contra si mesmo

Por que razão combate o corpo contra si mesmo? Que impacto tem uma doença autoimune na vida dos doentes? De que modo é que a medicina tem respondido a estas doenças? Que avanços científicos tem havido nesta área? O que podemos esperar no futuro?

Já são mais de 100 as doenças autoimunes e a sua prevalência tem crescido nos países desenvolvidos. Em Portugal estima-se que haja cerca de meio milhão de doentes, cinco por cento da população nacional.

Em “Viver com uma doença autoimune: quando o corpo combate contra si mesmo”, promovemos um olhar interdisciplinar sobre as doenças autoimunes, abrindo espaço à partilha de conhecimentos sobre os desafios e as necessidades de quem vive com este tipo de doenças, de quem cuida e de quem investiga.

Os nossos convidados são: António Marinho, assistente hospitalar graduado de Medicina Interna do Centro Hospitalar Universitário do Porto e coordenador do Núcleo de Estudos de Doenças Autoimunes da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna; Salomé Pinho, group leader do Grupo de Investigação “Imunologia, Cancro e GlicoMedicina” (IPATIMUP/i3S) e professora afiliada da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto; e Leonor Kendall, cujo testemunho sobre a sua experiência de doença constitui parte essencial deste diálogo interdisciplinar. (26.10.2021)

Com Susana Magalhães e Manuela Vidigal Bertão, GERMEN