“PÁ Poesia & Outras Artes”, a revista que nasceu para desafiar

O que é isto, ? Isto é uma revista de poesia! E é, também, o ponto de partida. São poemas da escritora Ana Luísa Amaral que vão servir de matéria prima à imaginação. A apresentação da revista PÁ Poesia & Outras Artes terá lugar no próximo dia 22 de setembro, no Pátio do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP), durante a Noite das Ideias.

Sendo um desafio, como é possível participar? Do texto às artes plásticas e à fotografia, da imagem em movimento ao teatro, da dança à música, o território a explorar é vasto. E o apelo é para todos! Seja para dançar, escrever, desenhar, pintar ou esculpir.

Como ponto de partida, os/as interessados/as terão um conjunto de poemas que se predispõe à transformação. O número zero da oferece uma seleção de poemas que a escritora Ana Luísa Amaral (1956-2022), ao longo dos anos, dedicou à filha.

O trabalho apresentado, inspirado nestes poemas, será, assim, uma forma de ajudar a celebrar a vida e obra da autora que é a Figura Eminente U.Porto 2023-2024.

Como participar?

Comece-se por escolher um dos poemas da que  sirva de inspiração. E criar. Pode ser através da palavra escrita (poesia, conto, texto dramático curto), das artes plásticas (desenho, pintura, escultura, instalação), fotografia, imagem em movimento (curta, documentário), teatro, dança, música – ou outra proposta artística alternativa. Depois, basta enviar o trabalho, (com o título REVISTA PÁ – CONTRIBUTO), até 30 de abril de 2024, por e-mail para [email protected].

O corpo do e-mail deve incluir uma sinopse do trabalho, uma minibiografia do/da autor/a, um contacto telefónico e um link do WeTransfer que permita descarregar o trabalho. Se este não for muito pesado, pode ser enviado em anexo ao e-mail. No corpo deste deverá constar igualmente a seguinte frase: “Autorizo a Universidade do Porto a publicar o meu trabalho em diferentes plataformas e suportes (online, publicação
em papel, exposição)”.

A revista é de distribuição gratuita e os trabalhos serão publicados no site da Casa Comum à medida que forem sendo enviados. No final do ano letivo, os melhores trabalhos serão expostos em espaços da U.Porto.

Fonte: Notícias U.Porto