Janeiro, 2022

22Jan(Jan 22)0:0031Mar(Mar 31)0:00UMA HOMENAGEM A MARIA ARCHER NO 40.º ANIVERSÁRIO DA SUA MORTE | Exposição(Janeiro 22) 0:00 - (Março 31) 0:00 Galeria da Biodiversidade, Rua do Campo Alegre 1191Event Type :Exposição

Detalhes do Evento

De 22 de janeiro a 31 de março de 2022, o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, em colaboração com o Círculo Maria Archer, acolhe a exposição Uma homenagem a Maria Archer no 40.º aniversário da sua morte.

Maria Archer foi uma escritora, jornalista e feminista portuguesa do século XX. Tendo passado a sua infância entre Portugal e África, os países lusófonos foram influências ativas nas suas obras. Uma mulher à frente do seu tempo, casou e divorciou-se, e partiu para Luanda, para iniciar a sua carreira literária. Publicou as suas obras sob o apelido da sua mãe e regressou a Portugal, onde se dedicou com afinco à escrita. Em 1945 aderiu a um grupo de oposição ao regime salazarista e, consequentemente, viu as suas obras censuradas pelo Estado Novo. Refugiou-se no Brasil, onde continuou a escrever obras de oposição à ditadura, bem como obras de temática africana, e onde se dedicou também à colaboração com diversas revistas. Regressou do exílio em 1979 e faleceu em janeiro de 1982, em Lisboa, aos 83 anos de idade.

Maria Archer foi uma figura marcante na nossa história, como tantas outras, votada ao esquecimento. Por ocasião do 40.º aniversário da sua morte, queremos lembrar e reconhecer a sua vida, percurso literário e causas com a exposição Uma homenagem a Maria Archer no 40.º aniversário da sua morte.

Uma homenagem a Maria Archer no 40.º aniversário da sua morte será inaugurada no Porto, na Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva no dia 22 de janeiro de 2022, e terá entrada livre ao público até 31 de março de 2022.

Convidamo-lo(a) a participar na sessão de inauguração da exposição, que terá lugar no dia 22 de janeiro, pelas 16h00 e cujo programa incluirá a palestra Sussurros de vozes no silêncio – o caso de Maria Archer, pela Professora Deolinda Adão, da Universidade de Berkeley.

A participação nesta sessão é gratuita, mediante inscrição prévia, através de [email protected].

O acesso ao evento estará reservado a participantes inscritos portadores de certificado de vacinação válido ou teste negativo nas últimas 48 horas

Galeria da Biodiversidade

Rua do Campo Alegre 1191