Abril, 2022

20Abr21:30Two for Tango | Obras de Astor Piazzolla21:30 Casa Comum - Reitoria da U.Porto, Praça Gomes TeixeiraEvent Type :Música

Detalhes do Evento

Baseando-se na estrutura do tango, o compositor e instrumentista argentino Astor Piazzolla desenvolveu uma nova música através da incorporação de elementos do jazz e da música clássica, sendo reconhecido como um dos mais importantes e influentes compositores latino-americanos do século XX.

Muito apreciadas na Europa e nos Estados Unidos, as suas inovações musicais, aplicando técnicas contrapontísticas e novos ritmos e harmonias ao tango, venceram gradualmente as reservas dos tradicionalistas e influenciaram as novas gerações de compositores de tango.

Muitas das composições de Piazzolla foram escritas para o Quinteto Nuevo Tango, cuja instrumentação incluía, além do bandoneão – o seu instrumento predileto –, violino, piano, contrabaixo e guitarra elétrica, mas também compôs para orquestra, big band e instrumentos solistas, como o violoncelo e o seu amado bandoneão.

O grupo Two for Tango, formado pelo clarinetista Manuel Lemos e a pianista Sofia Sarmento, constituiu-se em 2021, ano de comemoração do centenário do nascimento de Astor Piazzolla, dedicando-se a interpretar as obras do mestre argentino.

ENTRADA LIVRE

PROGRAMA:

Dansée

Duo I

Milonga

Milonga Picaresca

Milonga for Three

Ausencias

Street Tango

Oblivion

Sensuel

Los Sueños

Fracanapa

Sentimental

Psicossis

Libertango

__________________________

Sobre Two For Tango:

Manuel Lemos, clarinete

Manuel Lemos (Guimarães, 1984) é clarinetista e professor de clarinete. Realizou a sua formação na Escola Profissional e Artística do Vale do Ave (ARTAVE) e na Universidade de Aveiro, com os professores Adam Wierzba, José Freitas e Luís Silva. Frequentou masterclasses de clarinete com Luís Silva, António Saiote, Carlos Alves, Nuno Pinto, António Rosa, Vítor Matos, Etienne Lamaison, Michael Arrignon, Walter Seifarth e Alan Damiens. Participou em várias orquestras, nomeadamente a Orquestra de Sopros e Sinfónica Artave, a Orquestra Bracara Augusta, a Banda Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira, Orquestra de Sopros e Sinfónica da Universidade de Aveiro, Orquestra Sin Nomine, Orquestra Filarmonia das Beiras. Trabalhou com maestros como António Soares, Fernando Ribeiro, Luís Carvalho, Paulo Martins, Emílio de César, Roberto Tibiricá, Ernst Schell, Vasco Pierce de Azevedo, António Vassalo Lourenço, Vasco Negreiros e Rui Pinheiro. Apresentou-se a solo com a Orquestra de Sopros do Orfeão de Leiria, Filarmónica da Guia, Orquestra de Sopros do XI Estágio da Guia, Orquestra Artave e com a Orquestra das Beiras. Orientou masterclasses de Clarinete em Leiria, Aveiro, Barcelos, Guia – Pombal e Póvoa de Varzim. Integra os grupos de câmara Ósmavati Klezmer Band e o duo Two for Tango com a pianista Sofia Sarmento. Leciona a disciplina de clarinete no Conservatório de Música de Felgueiras e na Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga. Desde 2021 é Diretor Artístico do EnIMus – Encontros Internacionais de Música de Felgueiras.

Sofia Sarmento, piano

Sofia Sarmento (Braga, 1988) é pianista e professora de piano. Realizou a Licenciatura e o Mestrado em Ensino de Música na Universidade de Aveiro, e concretizou estudos de pós-gradução em Inglaterra no Trinity College of Music e no Royal Birmingham Conservatoire com Margaret Fingerhut e Julian Jacobson. Durante o seu percurso participou como aluna bolseira nos festivais internacionais British Isles Music Festival, Música em Compostela, Chetham´s Summer School for Pianists e Porto PianoFest, tendo a possibilidade de trabalhar com mestres como Paul Badura-Skoda, Boris Berman, Josep Colom, Martino Tirimo, entre outros. Sofia obteve vários prémios nacionais e internacionais de piano, tais como o John Campbell Prize ou o1.º prémio no Concurso Peter Donohoe, e apresentou-se em salas de renome em Portugal, Espanha, Inglaterra, Malta e China. Como performer especializou-se em música contemporânea, tendo gravado em direto para a BBC Radio 3 num pré-concerto dos BBC Proms (Londres), interpretando obras de Michael Finnissy. Como pianista participou em vários projetos colaborativos: cinema (Espelho Mágico, de Manoel de Oliveira), dança (com Arte Total e Trinity Laban), composição e interpretação em curtas metragens. Nos últimos dois anos venceu o prémio ACTUM – Braga, estreando os projetos: Cenas Portuguesas – Retrato de uma Pandemia e Piano de (Filo)Sofia. Atualmente exerce funções docentes na Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga e no Conservatório Bomfim.

Saber mais