Março, 2022

18Mar18:30Quarteto Portus Cale | Obras de Mozart e Villa Lobos18:30 Biblioteca do Fundo Antigo, Praça Gomes TeixeiraEvent Type :Música

Detalhes do Evento

No âmbito do I Encontro Sons da História: Paisagens e Cartografias Sonoras na Ibéria Pós-Tridentina, que se realiza no dia 18 de março de 2022 na Faculdade de Letras, a Reitoria da Universidade do Porto acolhe o concerto do Quarteto Portus Cale, evento de entrada livre que encerra o encontro.

18 de março de 2022, 18h30, Biblioteca do Fundo Antigo, Reitoria da Universidade do Porto

Entrada Livre

W. A. Mozart, Divertimento em Ré Maior, K.136

I.  Allegro

II. Andante

III. Presto

Heitor Villa-Lobos, Quarteto de Cordas N.º 1

I. Cantilena. Andante

II. Brincadeira. Allegretto scherzando

III. Canto Lírico. Moderato

IV. Cançoneta. Andantino quasi allegretto

V. Melancolia. Lento

VI. Saltando como um Saci. Allegro

O Divertimento em Ré Maior é uma das obras de juventude de Mozart, escrita quando o compositor tinha apenas 16 anos, e organiza-se em três andamentos, oferecendo sequencialmente um tempo rápido, depois lento e novamente rápido. Como nos diz Rui Pereira (1), “é uma obra de forte pendor melódico”, cujos andamentos rápidos demonstram “todas as variantes de escalas, arpejos e acordes quebrados possíveis de imaginar e que desafiam a imaginação do ouvinte”.

O Quarteto de Cordas N.º 1 foi composto quando Villa Lobos tinha 28 anos, e originalmente possuía apenas três movimentos, que foram expandidos para seis quando o compositor, já a aproximar-se dos 60 anos, e julgando que o manuscrito original tinha sido perdido, reescreveu a obra. Dizendo-se tecnicamente influenciado por Haydn, Villa Lobos estruturou a sua suite com temas de inspiração popular que “alternam entre o lirismo e a dança, a nostalgia e a alegria” (2).

Sobre o Quarteto Portus Cale

O Quarteto Portus Cale foi formado recentemente por músicos de diversas nacionalidades que residem e trabalham no Porto. O seu objetivo é aproximar a música de câmara do grande público com um repertório que abrange diversas épocas e estilos musicais, desde o classicismo até ao século XX, desde autores como Mozart e Haydn até Villa Lobos ou Astor Piazzolla. Paralelamente, os seus elementos desempenham funções como intérpretes na Orquestra Nacional do Porto e como professores em diversas instituições de ensino musical do norte do país. O Quarteto Portus Cale é composto pelos seguintes instrumentistas: Andras Burai (1.º violino), Bruno Leandro Novaes (2.º violino), Theo Ellegiers ( viola d’arco) e Hrant Yeranosyan (violoncelo)

———————————

Notas:

(1) Casa da Música: Rui Pereira (2013), Divertimento para cordas em Ré maior, K.136.

(2) Earsense: Edition Silvertrust, Heitor Villa-Lobos (1887-1959), String Quartet No. 1.

Biblioteca do Fundo Antigo

Praça Gomes Teixeira