Novembro, 2021

16Nov18:3019:29OUVIR, 59 MINUTOS DE IMERSÃO POÉTICA com Jorge Melícias18:30 - 19:29 Casa Comum - Reitoria da U.Porto, Praça Gomes TeixeiraEvent Type :Poesia

Detalhes do Evento

Casa Comum (Reitoria da U.Porto)

No dia 16 de novembro, a Casa Comum (Reitoria da Universidade do Porto) volta a abrir-se para a poesia, e recebe a nona sessão de “Ouvir, 59 minutos de imersão poética”. Jorge Melícias é o protagonista desta iniciativa.

Numa iniciativa com programação e curadoria da Porto Editora, oferece-se à cidade uma experiência imersiva. Das paredes da Reitoria propõe-se que os participantes assumam a condição de viajantes num rio sonoro, privilegiando a audição como sentido crítico.

Uma narrativa sonora dá início a cada uma destas sessões. Após estes minutos introdutórios, a voz do poeta que protagoniza a sessão ocupa a Casa Comum, preenchendo os espaços deixados vagos pela dormência de sentidos que normalmente governam o dia a dia.

Ainda a Ouvir é partilhada uma conversa entre o convidado e Fátima Vieira, Vice-Reitora e professora da Faculdade de Letras da U.Porto.

A entrada é livre limitada à lotação da sala.

______________

Sobre Jorge Melícias:

Jorge Melícias nasceu em 1970.Autor de vários livros de poesia de que destacamos as recolhas disrupção (2009), alvídrio (2013) e hybris (2015). Como tradutor, verteu para português, entre outros, Saint-John Perse, Leopoldo María Panero, Antonio Gamoneda, Miriam Reyes, Hugo Mujica, María Negroni, Saint-Pol-Roux, Rosario Castellanos, José Antonio Ramos Sucre, Martín López-Veja, Julio Llamazares, José Sbarra, uma Antologia da poesia cubana contemporânea e uma Antologia de poetas suicidas de língua espanhola, mortos entre o princípio do séc. XX e o princípio do séc. XXI.
Poemas do autor encontram-se traduzidos para línguas como o espanhol, o inglês, o francês, o finlandês, o servo-croata, o letão ou o lituano e publicados em várias antologias e revistas, nacionais e estrangeiras, como a Inimigo Rumor, a Confraria do Vento, a Zunái ou a Coyote (no Brasil), a Literatura ir Menas ou a Naujoji Romuva, de Vilnius, a 26, studies of poetry and poetics, ou a 2nd Mind, de São Francisco.
Encontra-se representado em algumas das mais importantes recolhas nacionais, como o volume lançado em 2010, pela Porto Editora, Poemas Portugueses – Antologia da poesia portuguesa do Séc. XIII ao Séc. XXI –, e em algumas recolhas internacionais como a Antologia Photomaton – nueva lírica portuguesa (2012, Casa Editorial HUM, Montevideo) e a Antologia Aquí, en esta Babilonia (2018, Amargord Ediciones, Madrid).
Um livro de ensaios sobre a sua poesia, intitulado A poesia do excesso – rumo às vísceras de Jorge Melícias, foi editado em 2011, no Brasil, pela TodaPalavra Editora.
Uma recolha de três dos seus livros, sob o título Disruption, saiu nos E.U.A, pela editora Durationpress, de Los Angeles.

Saber mais

X