Fevereiro, 2022

18Fev18:30Há 100 anos, a Seara Nova | Exibição de documentário (Parte I)18:30 Casa Comum - Reitoria da U.Porto, Praça Gomes TeixeiraEvent Type :Cinema

Detalhes do Evento

No âmbito das comemorações dos Cem Anos da Seara Nova, a Casa Comum da U.Porto vai acolher a exibição do documentário Há 100 anos, a Seara Nova, realizado por Diana Andringa,  Esta sessão, dividida em 2 partes, vai decorrer respetivamente nos dias 18 e 19 de Fevereiro, às 18h30 e terá entrada livre.

Os dois episódios do documentário “Há 100 anos, a Seara Nova” traçam o percurso desta “revista de doutrina e crítica”, em que participaram muitos dos mais conhecidos intelectuais portugueses do Século XX, permitindo-nos também revisitar anos decisivos da nossa História, das crises da I República à instauração da democracia, com destaque para a longa ditadura do Estado Novo, anos em que a “Seara Nova” enfrentou não apenas exílios e prisões dos seus diretores, redatores e colaboradores e a ação da Censura, mas também as grandes polémicas que atravessaram a intelectualidade portuguesa, reflexo, muitas vezes, das divisões entre as conceções de Liberdade e Democracia de que todos se reclamavam.

______________

Também inseridas nas comemorações dos Os cem anos da Seara Nova, está a decorrer país de norte a sul numa exposição itinerante que dá a conhecer a revista fundada em 15 de Outubro de 1921 por Aquilino Ribeiro, Augusto Casimiro, Azeredo Perdigão, Câmara Reys, Faria de Vasconcelos, Ferreira de Macedo, Francisco António Correia, Jaime Cortesão, Raul Brandão e Raul Proença com o desígnio de elevar o país, ética e culturalmente, criando um espaço de reflexão que mobilizasse à acção.

O longo e por vezes conturbado percurso de resistência, pensamento crítico e acção que completa este ano o seu centenário é assinalado e dado a conhecer na exposição itinerante que foi inaugurada na cidade do Porto no dia 29 de Janeiro, na Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

A história da fundação e das motivações que levaram à sua criação, os fundadores, o espírito seareiro, os directores e colaboradores ao longo destes cem anos, a intervenção política, as polémicas que se travaram nas páginas da revista, a censura e o seu impacto, a memória gráfica, o passado, presente e futuro são os grandes temas da exposição Seara Nova: 100 anos de acção e pensamento crítico, que ficará patente ao público na Faculdade de Economia da Universidade do Porto até 19 de Fevereiro de 2022, e em seguida continuará a sua digressão pelo país, passando por Vila Real, Braga, Faro, Setúbal, Évora e Santarém.

Será ainda realizado no dia 19 de Fevereiro um Colóquio intitulado «Elites e Utopias: nos 100 anos da Seara Nova», na Faculdade de Economia do Porto, organizado pelo Instituto de Filosofia da Universidade do Porto e que contará com os seguintes oradores: Guilherme d’Oliveira Martins, Luís Manuel Bernardo, Joaquim Pinto, Renato Epifânio, Celeste Natário, Luísa Borges, Luísa Malato, Samuel Dimas, André Barata, Luís Garcia Soto, Luís Lóia e Paulo Borges.

Para mais informações sobre o centenário poderá ser consultado o site da revista em: http://searanova.publ.pt/centenario/