Março, 2022

12Mar18:00Fala-m'a Cantar18:00 Casa Comum - Reitoria da U.Porto, Praça Gomes TeixeiraEvent Type :Conversa,Música,Performance

Apresentação do CD Fala-m’a cantar das Cantadeiras do NEFUP

No próximo dia 12 de março, pelas 18 horas, as Cantadeiras do NEFUP apresentam o seu primeiro CD, Fala-m’a cantar, na Casa Comum da Reitoria da Universidade do Porto.

Perdidos os contextos em que o canto a vozes de matriz rural surgia espontaneamente, as Cantadeiras do NEFUP encontram-se para praticar esta arte ancestral. Sem saudosismos, trazem para o canto polifónico as suas vivências de mulheres do século XXI, mas também as heranças individuais de um património coletivo, passado de mães para filhas, de avós para netas, do berço até ao fim da vida. Fazem do canto a vozes ponto de encontro para a comunicação: a cantar, criam laços de amizade, sentidos para a vida e formas únicas de expressar os seus sentimentos. As vozes discorrem ao ritmo de uma conversa de amigas. Falam a cantar…

No espetáculo, as Cantadeiras do NEFUP vão fiando e tecendo estórias que se interligam com os temas interpretados. Como acontece no CD Fala-m’a cantar, conversas, benzeduras, rezas, quadras populares, poemas, discussões e outras divagações criarão uma teia de sentidos, num diálogo informal, criativo e polifónico à volta da vida, da fala e do canto das mulheres.

Fala-m’a cantar foi editado no âmbito do projeto “Polifonias D’Agora e D’Outrora”, desenvolvido pelo NEFUP – Núcleo de Etnografia e Folclore da Universidade do Porto, com o apoio da Direção Geral das Artes e do Fundo de Apoio ao Associativismo Portuense. O CD ficará à venda no NEFUP, mas, em breve, chegará às plataformas digitais e a alguns espaços comerciais.

O grupo das Cantadeiras do NEFUP foi fundado em 2006, no seio do NEFUP – Núcleo de Etnografia e Folclore da Universidade do Porto, no concelho do Porto. No entanto, já antes as fundadoras cantavam em conjunto, de forma regular, nos espetáculos promovidos pela associação.

É um grupo vocal feminino formado, neste momento, por seis elementos que, de acordo com o repertório, cantam entre uma a cinco vozes. Interpretam cantares de todo o país, que retratam a vida, o sonho, os amores e a fé das mulheres de outrora e… de agora. A partir do trabalho de levantamento etnográfico, adotam as designações dos repertórios das regiões que recolhem, não se restringindo a uma região em específico.

O repertório é maioritariamente polifónico e a capella, embora pontuem alguns cantares acompanhados por percussão tradicional e outros instrumentos. Apresentam alguns temas na forma recolhida no cancioneiro tradicional português, enquanto outros são arranjados por André Ruiz e Daniela Leite Castro. A direção musical está a cargo de Cláudia Monteiro.

Playlist das Cantadeiras no YouTube: