Março, 2024

16Mar19:00FeaturedDues | O Cancioneiro Transmontano Revisitado19:00 Casa Comum - Reitoria da U.Porto, Praça Gomes TeixeiraEvent Type :Música

Detalhes do Evento

Dues (dois, em mirandês) junta Ana Clément (voz, flautas de bisel) e Manuel Guimarães (piano) em explorações melódicas e harmónicas de temas do cancioneiro transmontano. Tirando partido dos percursos variados dos dois músicos, que passam tanto pela música de raiz tradicional como pela música improvisada ou pela música antiga, a proposta deste duo pretende estar em sintonia com a interpretação disponível nas gravações de recolha etnográfica, acrescentando a harmonização e linhas melódicas complementares.

Ana Clément estudou flauta de bisel na Academia de Música de Espinho, especializou-se em Música e Saúde pela Univ. de Estrasburgo e doutorou-se em Etnomusicologia pela Universidade de Aveiro. Também sabe tocar gaita de fole galega, canta em coro e toca em hospitais. Tem aprendido adufe com Rui Silva desde 2011. O seu trabalho musical reparte-se entre a música medieval e renascentista, a música tradicional europeia, a música para danças antigas e danças tradicionais, e o dark folk pós-industrial, entre outras.

Manuel Guimarães iniciou a formação musical em piano, nos anos 60, na Academia de Música de Espinho, posteriormente, nos anos 80, em composição, no Conservatório de Música do Porto, e em 2014, em Ciências Musicais na Universidade Nova de Lisboa. O seu percurso musical abrange diferentes áreas: clássica, rock, folk, jazz e improvisação transidiomática. Gravou os CDs, piano solo, Flow me, em 2016, Espinho, em 2019, e Sendin, com Carlos Zíngaro, em 2020.

O concerto será apresentado por Mário Correia, fundador e diretor do Centro de Música Tradicional Sons da Terra, instituição que é responsável pela edição discográfica de numerosas recolhas de música transmontana e que disponibiliza um importante arquivo documental de apoio a todos os que se interessam pelas tradições musicais da região.

Casa Comum, 16 de março de 2024, às 19h00
Entrada livre, sujeita à lotação da sala

Saber mais