Fevereiro, 2022

21Fev18:00Chã | Documentário+ Debate18:00 Casa Comum - Reitoria da U.Porto, Praça Gomes TeixeiraEvent Type :Cinema,Debate

Detalhes do Evento

Inserido na programação paralela à exposição Despojos. Prolongamento da memória, da autoria da artista e investigadora Sílvia Simões, a Casa Comum irá exibir o documentário CHÃ, co-dirigido pelo cineasta cabo-verdiano Leão Lopes e pelo espanhol Miguel Miralles, aborda a situação da localidade de Chã das Caldeiras e de suas gentes após a erupção vulcânica ocorrida na ilha do Fogo em 2014.

A exibição, de entrada livre, está prevista para o dia 21 de fevereiro, pelas 18h00, na Casa Comum da Reitoria da Universidade do Porto. Seguir-se-á uma conversa entre o realizador Leão Lopes e a artista Silvia Simões.

O documentário, de cerca de 50 minutos, pretende dar visibilidade ao espírito de resiliência e capacidade de renovação das vidas das pessoas da localidade de Chã, depois do ocorrido, mostrando sua alma e seu dia a dia, para além da história da sua residência e o renovar das suas vidas.

A peça audiovisual é o resultado de uma experiência educativa, batizada com o nome de Azimut 2018, que foi promovida por três professores do CIFP (Centro Integrado de Formação Profissional) César Manrique, nas Ilhas Canárias. O objetivo foi reforçar os laços de colaboração entre os estudantes das Canárias e os cabo-verdianos, para além de lhes proporcionar uma experiência real na produção cinematográfica.

Saber mais