Outubro, 2021

25Out16:00Apresentação do livro QUE COISA É O MUNDO (O ESTADO DOGMÁTICO)16:00 Casa Comum - Reitoria da U.Porto, Praça Gomes TeixeiraEvent Type :Literatura

Detalhes do Evento

QUE COISA É O MUNDO (O ESTADO DOGMÁTICO)

No dia 25 de outubro será apresentado o livro Que Coisa é o Mundo (O Estado Dogmático). A sessão terá início pelas 16h00 e decorrerá no Auditório da Casa Comum, na Reitoria da Universidade do Porto.

Alexandre Quintanilha – físico, cientista, professor catedrático jubilado do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, fundador e ex-diretor do Instituto de Biologia Molecular e Celular da Universidade do Porto e Deputado à Assembleia da República – foi escolhido para apresentar este título, a mais recente peça de teatro de Manuel João Monte, desta vez em coautoria com Sofia Miguens.

Em Que Coisa é o Mundo (O Estado Dogmático) questiona-se o ser humano, a vida, Deus, a arte, os números e até os vírus…procurando-se respostas definitivas e políticas dogmáticas, em nome do progresso de um país. Mas nem todos estão de acordo. O resultado é uma peça divertida, marcada por bem-humoradas abordagens científico-filosóficas.

Para Manuel João Monte e Sofia Miguens “A peça (…) é uma experimentação sobre a verdade e a dúvida. Para aqueles que trabalham com conhecimento e verdades – como cientistas e filósofos – o relativismo atual, a possibilidade de se defender não importa quais crenças sobranceiramente ignorando provas, é especialmente penoso, pondo a nu, de forma perversa, dificuldades reais do processo de se ir conhecendo o mundo. É verdade que não há verdades absolutas nesse processo. É verdade que vamos sempre conhecendo mais e deixando cair ou aperfeiçoando crenças passadas. Mas significará isso que se pode proclamar não importa o quê em qualquer momento, considerando-se que a verdade está ultrapassada? Será que a verdade perdeu definitivamente o valor e deixou de ser uma virtude intelectual maior?”, questionam os autores na introdução.

Como defende Teresa Lago no prefácio desta obra, “é nas fronteiras entre disciplinas que surgem as questões mais interessantes e os maiores desafios. O mesmo acontece em Que coisa é o Mundo, o resultado de um curioso confronto de ideias entre um químico e uma filósofa, mais interessante ainda, em formato de peça de teatro.”

OS AUTORES

Manuel João Monte  é professor associado do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, onde leciona desde 1980. Jubilado em agosto de 2019, é atualmente professor convidado e coordena o grupo de investigação em Termodinâmica Molecular e Supramolecular do Centro de Investigação em Química da Universidade do Porto, tendo publicado mais de 100 artigos científicos com avaliação por pares. Traduziu as peças de “Ciência-no-Teatro” Oxigénio (2005), de Carl Djerassi e Roald Hoffmann, e Falácia (2011), de Carl Djerassi, publicadas pela Editora da Universidade do Porto. É autor da peça de teatro O Bairro da Tabela Periódica (U.Porto Press, 2019) tendo sido galardoado, em 2021, com o prémio José Mariano Gago da SPA. Em 2020 escreveu a peça Arsenicum, também publicada pela U.Porto Press.

Sofia Miguens
é professora catedrática do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e diretora do Instituto de Filosofia da mesma universidade. É autora de sete livros, o último dos quais Uma leitura da filosofia contemporânea – figuras e movimentos (2019). Coordenou mais de duas dezenas de volumes coletivos em português e inglês, o último dos quais The Logical Alien (Harvard University Press, 2020). É autora de mais de uma centena artigos em inglês, francês e português.

A entrada nesta sessão é livre, mas sujeita a inscrição prévia para o endereço [email protected].

Saber mais