Abril, 2022

21Abr21:3050 anos | Missão Tripulada Apollo 1621:30 Reitoria da U. Porto, Praça Gomes TeixeiraEvent Type :Ciência,Conversa

Detalhes do Evento

Numa sessão a decorrer no Auditório Ruy Luís Gomes, no 4º piso da Reitoria da U. Porto, a 21 de Abril, às 21:30, 50 anos após a quinta visita ao nosso satélite natural, teremos uma conversa com os nossos “astronautas”: Onofre Varela (ilustrador e autor) e Orlando Frazão (FCUP e INESC-TEC), devidamente assistidos, em “órbita”, por Emílio Remelhe (FBAUP e ESAD).

«Esta é a família do Astronauta Duke do Planeta Terra. Pousou na Lua, abril de 1972»
      — Charles Duke

50 anos depois de a Humanidade ter saído do seu berço, ainda faltarão alguns para que volte a aventurar-se pela mesma e por outras paragens. A celebração do cinquentenário da chegada da Humanidade ao mais próximo astro do nosso Sistema Solar, levanta-nos ainda muitas questões sobre as nossas aspirações, sonhos e o modo como olhamos para nós e para o nosso planeta, simultaneamente, berço e casa.

50 anos após a missão tripulada à Lua, Apollo 16 – missão que venceu os desafios de duração da permanência e da distância percorrida na superfície da Lua (com a utilização pela segunda vez do Veículo Explorador Lunar) –, contaremos com os nossos “astronautas” na sua missão muito mais curta, em duração, mas não em constância. Com o pretexto de uma fotografia da família, deixada em solo lunar, pelo astronauta Charles Duke, os nossos convidados para esta missão, conversarão informalmente, sobre como o nosso imaginário é influenciado por este desejo da exploração do que fica para lá do nosso berço e pelas missões tripuladas à Lua.

Apollo 16 – 21 de Abril, 1972
Alunagem 02h23m35s UTC (+1h Lisboa) | Terras Altas de Descartes
John Young e Charles Duke (com Ken Mattingly em órbita lunar)
3 atividades extraveiculares com veículo lunar: 7h11m02s + 7h23m09s + 5h40m03s de duração (26,7 km), recolhendo 95,71 kg de amostras
Missão: 16 Abr. 1972, 17h54m00s UTC (+1h Lisboa) a 27 Abr. 1972, 19h45m05s UTC (+1h Lisboa); Duração total: 11dias, 1h e 51m

Onofre Varela nasceu no Porto em 1944, estudou pintura e exerceu a atividade de desenhador gráfico em litografia e agências de publicidade, antes de abraçar a carreira de jornalista (na área do cartune), em 1970, no jornal O Primeiro de Janeiro. Colaborou com a RTP, desenhando em direto a informação meteorológica no programa Às Dez e animando espaços infantis. Foi caricaturista e ilustrador principal no Jornal de Notícias, onde também escreveu artigos de opinião, crónicas e entrevistas. Premiado em Portugal e no estrangeiro nas áreas da caricatura e da criação de logótipos, expôs os seus trabalhos satíricos em Portugal, Espanha, França, Turquia, Macau e Brasil. Publicou O Peter Pan não existe, Caminho, 2007; é coautor de Cinco Enterros do João, Arca das Letras, 2006 e o autor e ilustrador da novela gráfica “Homem na Lua”.

Orlando Frazão graduated in Physical Engineering from the University of Aveiro, Portugal. He received his Ph. D. in Physics from University of Porto, Portugal. From 1997 to 1998, he was with the Institute of Telecommunications, Aveiro. Presently, he is an invited Assistant Professor at Dept. Physics and Astronomy of Faculty of Science at University of Porto and he is also a Senior Researcher at Optoelectronics and Electronic Systems Unit, INESC Porto. His present research interests included optical fiber sensors and optical communications. He has more than 300 papers in international journals and conferences. He participated as organized committee of several International conferences.  He has three scientific awards. He is senior member of the SPIE and OSA.

Emílio Remelhe Assistente Convidado na FBAUP. Leciona Escrita Criativa e Ilustração na ESAD – Matosinhos. Possui licenciatura em Artes Plásticas – Pintura pela ESBAP, Mestrado em Prática e Teoria do Desenho, Doutoramento em Educação Artística pela FBAUP. Desenvolve atividade no âmbito das artes plásticas, da ilustração e da literatura. Está representado em coleções particulares e públicas. Desenvolve escrita para a infância, para teatro e para publicidade. Trabalho de escrita e ilustração editado na Caminho, Campo das Letras, Civilização, Eterogémeas, Edições Gémeo, Deriva, Bags of Books, Abysmo, Livros do Oriente, Porto Editora e em revistas como Malasartes, DP Photographer, Margens e Confluências, Revista Macau, Revista UP, Search, Pli. O seu pseudónimo Eugénio Roda foi nomeado pela Sociedade Portuguesa de Autores para o Prémio Autores 2010 na categoria de literatura para a infância. Realiza workshops e ações de formação para estudantes e professores no domínio da criatividade, desenho e ilustração.

Reitoria da U. Porto

Praça Gomes Teixeira