7. Diogo Simão Lemos

No presente episódio do podcast “Alumni Mundus – Carreiras Imprevistas” vamos conhecer Diogo Simão Lemos, alumnus de Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) do Porto, e hoje um médico cidadão do mundo. A sua carreira tem vindo a ser construída de forma pouco convencional. Após ter concluído um mestrado em Saúde Global pela Universidade de Maastricht, trabalhou em diferentes áreas como a investigação, desenvolvimento sustentável, gestão pandémica e resposta humanitária, passando pela Organização Mundial de Saúde e pela ONG Action Aid, entre outras. Atualmente trabalha em “análise antecipatória”, tenta antever o progresso de crises humanitárias para a organização ACAPS*, em Genebra. É também um viajante apaixonado pelo mundo e pelas pessoas. Nos últimos anos viveu em países como a Índia, Brasil, Hungria, Dinamarca, Canadá, Holanda, Quénia e Suíça, para além de Portugal. É apaixonado por música, tendo pertencido a vários grupos musicais, e é escritor e vídeo-documentarista, tendo um romance e documentários em vias de publicação.

* ACAPS é o acrónimo de “Assessment Capacities Project”. A organização evoluiu para o fornecimento e análise de dados humanitários, mas manteve a anterior designação.